Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201839 |
Resumo: | Nosso artigo, fundamentado na Pesquisa Apreciativa, apresenta e discute as melhores práticas de um grupo de preceptores de um programa de residência multiprofissional em Saúde. As melhores práticas identificadas são: a consulta multiprofissional, o acolhimento dos residentes e as ações integradas entre as diferentes ênfases da residência. Além dessas, identificaram-se as estratégias para desenvolver as práticas nos cenários de saúde que seguem os pressupostos da educação interprofissional, já que promovem a reflexão de diferentes atores do processo na construção de práticas que buscam maior atenção à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). |
id |
UFRGS-2_b5b8b771c03ad15824643f4faa8ade73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201839 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Arnemann, Cristiane TrivisiolKruse, Maria Henriqueta LuceGastaldo, Denise MariaJorge, Alan Cristian RodriguesSilva, André Luis daMargarites, Ane Glauce FreitasPires, Cássio LamasKuplich, Nádia MoraSantos, Maitê Telles dosCondessa, Robledo Leal2019-11-15T03:52:06Z20181414-3283http://hdl.handle.net/10183/201839001105784Nosso artigo, fundamentado na Pesquisa Apreciativa, apresenta e discute as melhores práticas de um grupo de preceptores de um programa de residência multiprofissional em Saúde. As melhores práticas identificadas são: a consulta multiprofissional, o acolhimento dos residentes e as ações integradas entre as diferentes ênfases da residência. Além dessas, identificaram-se as estratégias para desenvolver as práticas nos cenários de saúde que seguem os pressupostos da educação interprofissional, já que promovem a reflexão de diferentes atores do processo na construção de práticas que buscam maior atenção à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).In this article, based on Appreciative Inquiry, we present and discuss the best practices of a group of preceptors from a multiprofessional health residency program in Brazil. The best practices we identified are the multiprofessional consultation, the reception given to residents, and the integrated actions among different majors of the residency. In addition, we identified their strategies to develop the practices in health settings. The practices follow the presuppositions of interprofessional education, as they promote the reflection of different actors on the construction of practices that aim at the provision of better healthcare for users of the Brazilian National Health System (SUS).Nuestro artículo, fundamentado en la investigación apreciativa, presenta y discute las mejores prácticas de un grupo de preceptores de un Programa de Residencia Multiprofesional en Salud. las mejores prácticas identificadas son: la consulta multiprofesional, la acogida de los residentes y las acciones integradas entre los diferentes énfasis de la residencia. Además de esas, se identificaron las estrategias para desarrollar las prácticas en los escenarios de Salud que siguen los supuestos de la educación interprofesional, puesto que promueven la reflexión de diferentes actores del proceso en la construcción de prácticas que buscan una mejor atención de la salud de los usuarios del Sistema Brasileño de Salud (SUS).application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. vol. 22, supl. 2 (2018), p. 1635-1646.Educação interprofissionalEducação continuadaPrática profissionalAssistência integral à saúdeResidencias multiprofesionales en saludInterprofessional educationPermanent health educationMultiprofessional health residenciesAppreaciative inquiryProfessional practiceEducación interprofesionalEducación permanente en saludInvestigación apreciativaPractica profesionalPráticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidadePreceptor’s best practices in a multiprofessional residency : interface with interprofessionalityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105784.pdf.txt001105784.pdf.txtExtracted Texttext/plain44871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/3/001105784.pdf.txt80c3c17c5fc07034926fb9696ec65872MD53001105784-02.pdf.txt001105784-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain41316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/4/001105784-02.pdf.txtc4703865decdc71da494e243ada82153MD54ORIGINAL001105784.pdfTexto completoapplication/pdf159022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/1/001105784.pdf16ade21bf9e1be48db32ef78ab306f99MD51001105784-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf149957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/2/001105784-02.pdf693bec6f56f55891572c568e85890ad7MD5210183/2018392019-11-16 04:52:04.783551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-16T06:52:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Preceptor’s best practices in a multiprofessional residency : interface with interprofessionality |
title |
Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade |
spellingShingle |
Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade Arnemann, Cristiane Trivisiol Educação interprofissional Educação continuada Prática profissional Assistência integral à saúde Residencias multiprofesionales en salud Interprofessional education Permanent health education Multiprofessional health residencies Appreaciative inquiry Professional practice Educación interprofesional Educación permanente en salud Investigación apreciativa Practica profesional |
title_short |
Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade |
title_full |
Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade |
title_fullStr |
Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade |
title_full_unstemmed |
Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade |
title_sort |
Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade |
author |
Arnemann, Cristiane Trivisiol |
author_facet |
Arnemann, Cristiane Trivisiol Kruse, Maria Henriqueta Luce Gastaldo, Denise Maria Jorge, Alan Cristian Rodrigues Silva, André Luis da Margarites, Ane Glauce Freitas Pires, Cássio Lamas Kuplich, Nádia Mora Santos, Maitê Telles dos Condessa, Robledo Leal |
author_role |
author |
author2 |
Kruse, Maria Henriqueta Luce Gastaldo, Denise Maria Jorge, Alan Cristian Rodrigues Silva, André Luis da Margarites, Ane Glauce Freitas Pires, Cássio Lamas Kuplich, Nádia Mora Santos, Maitê Telles dos Condessa, Robledo Leal |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arnemann, Cristiane Trivisiol Kruse, Maria Henriqueta Luce Gastaldo, Denise Maria Jorge, Alan Cristian Rodrigues Silva, André Luis da Margarites, Ane Glauce Freitas Pires, Cássio Lamas Kuplich, Nádia Mora Santos, Maitê Telles dos Condessa, Robledo Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação interprofissional Educação continuada Prática profissional Assistência integral à saúde |
topic |
Educação interprofissional Educação continuada Prática profissional Assistência integral à saúde Residencias multiprofesionales en salud Interprofessional education Permanent health education Multiprofessional health residencies Appreaciative inquiry Professional practice Educación interprofesional Educación permanente en salud Investigación apreciativa Practica profesional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Residencias multiprofesionales en salud Interprofessional education Permanent health education Multiprofessional health residencies Appreaciative inquiry Professional practice |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación interprofesional Educación permanente en salud Investigación apreciativa Practica profesional |
description |
Nosso artigo, fundamentado na Pesquisa Apreciativa, apresenta e discute as melhores práticas de um grupo de preceptores de um programa de residência multiprofissional em Saúde. As melhores práticas identificadas são: a consulta multiprofissional, o acolhimento dos residentes e as ações integradas entre as diferentes ênfases da residência. Além dessas, identificaram-se as estratégias para desenvolver as práticas nos cenários de saúde que seguem os pressupostos da educação interprofissional, já que promovem a reflexão de diferentes atores do processo na construção de práticas que buscam maior atenção à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-15T03:52:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201839 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001105784 |
identifier_str_mv |
1414-3283 001105784 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. vol. 22, supl. 2 (2018), p. 1635-1646. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/3/001105784.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/4/001105784-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/1/001105784.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/2/001105784-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80c3c17c5fc07034926fb9696ec65872 c4703865decdc71da494e243ada82153 16ade21bf9e1be48db32ef78ab306f99 693bec6f56f55891572c568e85890ad7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224979625279488 |