"Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Angela Helena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Thaís Pinto, Ghedin, Dienifer Aline Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222256
Resumo: Objetivou-se avaliar a associação entre indicadores de problemas emocionais e de comportamento percebidos por mães sobre si e seus filhos/as, e a sua inter-relação com o desempenho escolar infantil. Desenvolveu-se uma pesquisa correlacional, da qual participaram 45 crianças, matriculadas no Ensino Fundamental I, e suas mães, acessadas por conveniência em duas escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam ao Questionário sobre os Dados Sociodemográficos da Família, Inventário de Autoavaliação para Adultos de 18 a 59 anos, Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre seis e 18 anos e Teste de Desempenho Escolar. Os resultados evidenciaram associações positivas entre problemas internalizantes e externalizantes infantis e maternos. Os sintomas de isolamento/depressão e os problemas de pensamento se associariam negativamente ao desempenho escolar, enquanto os problemas sociais relacionaram-se ao baixo desempenho em leitura. Tais achados indicam que aspectos emocionais e de comportamento adulto afetam a saúde mental e a aprendizagem infantil.
id UFRGS-2_b75e7aaee4821aeda4af78b777878878
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222256
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marin, Angela HelenaTeixeira, Thaís PintoGhedin, Dienifer Aline Mattos2021-06-16T04:36:47Z20201679-494Xhttp://hdl.handle.net/10183/222256001124987Objetivou-se avaliar a associação entre indicadores de problemas emocionais e de comportamento percebidos por mães sobre si e seus filhos/as, e a sua inter-relação com o desempenho escolar infantil. Desenvolveu-se uma pesquisa correlacional, da qual participaram 45 crianças, matriculadas no Ensino Fundamental I, e suas mães, acessadas por conveniência em duas escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam ao Questionário sobre os Dados Sociodemográficos da Família, Inventário de Autoavaliação para Adultos de 18 a 59 anos, Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre seis e 18 anos e Teste de Desempenho Escolar. Os resultados evidenciaram associações positivas entre problemas internalizantes e externalizantes infantis e maternos. Os sintomas de isolamento/depressão e os problemas de pensamento se associariam negativamente ao desempenho escolar, enquanto os problemas sociais relacionaram-se ao baixo desempenho em leitura. Tais achados indicam que aspectos emocionais e de comportamento adulto afetam a saúde mental e a aprendizagem infantil.The objective of the present study was assessing the association between indicators of emotional and behavioral problems perceived by mothers about themselves and their children, and their interrelationship with children's school performance. A correlational research was carried out, in which 45 children, enrolled in Elementary School, and their mothers participated, accessed by convenience in two municipal schools in São Leopoldo/RS, who answered the Family Sociodemographic Data Questionnaire, Adult Self-Report (ASR), Child Behavior Checklist (CBCL) and School Performance Test. The results showed positive associations between internalizing and externalizing problems for children and mothers. Isolation/depression symptoms and thinking problems would be negatively associated with school performance, while social problems were related to poor reading performance. Such findings indicate that emotional and adult behavioral aspects affect mental health and child learning.application/pdfporPensando famílias. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 113-127Desempenho escolarTranstornos do comportamento infantilMãesSaúde mentalEmotional problemsBehavior problemsSchool performanceProfesores"Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil"Like our mothers?" : mother-child's emotional and behavior problems and child school performanceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124987.pdf.txt001124987.pdf.txtExtracted Texttext/plain44496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222256/2/001124987.pdf.txt4456d8d286a413346eaf988f6c776bf9MD52ORIGINAL001124987.pdfTexto completoapplication/pdf856041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222256/1/001124987.pdfeb1f3f88edbbd74b6eae93e959165adfMD5110183/2222562021-06-26 04:41:56.941043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222256Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:41:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv "Like our mothers?" : mother-child's emotional and behavior problems and child school performance
title "Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil
spellingShingle "Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil
Marin, Angela Helena
Desempenho escolar
Transtornos do comportamento infantil
Mães
Saúde mental
Emotional problems
Behavior problems
School performance
Profesores
title_short "Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil
title_full "Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil
title_fullStr "Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil
title_full_unstemmed "Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil
title_sort "Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil
author Marin, Angela Helena
author_facet Marin, Angela Helena
Teixeira, Thaís Pinto
Ghedin, Dienifer Aline Mattos
author_role author
author2 Teixeira, Thaís Pinto
Ghedin, Dienifer Aline Mattos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Angela Helena
Teixeira, Thaís Pinto
Ghedin, Dienifer Aline Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Transtornos do comportamento infantil
Mães
Saúde mental
topic Desempenho escolar
Transtornos do comportamento infantil
Mães
Saúde mental
Emotional problems
Behavior problems
School performance
Profesores
dc.subject.eng.fl_str_mv Emotional problems
Behavior problems
School performance
dc.subject.spa.fl_str_mv Profesores
description Objetivou-se avaliar a associação entre indicadores de problemas emocionais e de comportamento percebidos por mães sobre si e seus filhos/as, e a sua inter-relação com o desempenho escolar infantil. Desenvolveu-se uma pesquisa correlacional, da qual participaram 45 crianças, matriculadas no Ensino Fundamental I, e suas mães, acessadas por conveniência em duas escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam ao Questionário sobre os Dados Sociodemográficos da Família, Inventário de Autoavaliação para Adultos de 18 a 59 anos, Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre seis e 18 anos e Teste de Desempenho Escolar. Os resultados evidenciaram associações positivas entre problemas internalizantes e externalizantes infantis e maternos. Os sintomas de isolamento/depressão e os problemas de pensamento se associariam negativamente ao desempenho escolar, enquanto os problemas sociais relacionaram-se ao baixo desempenho em leitura. Tais achados indicam que aspectos emocionais e de comportamento adulto afetam a saúde mental e a aprendizagem infantil.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T04:36:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222256
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-494X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124987
identifier_str_mv 1679-494X
001124987
url http://hdl.handle.net/10183/222256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensando famílias. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 113-127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222256/2/001124987.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222256/1/001124987.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4456d8d286a413346eaf988f6c776bf9
eb1f3f88edbbd74b6eae93e959165adf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020750430208