"Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222256 |
Resumo: | Objetivou-se avaliar a associação entre indicadores de problemas emocionais e de comportamento percebidos por mães sobre si e seus filhos/as, e a sua inter-relação com o desempenho escolar infantil. Desenvolveu-se uma pesquisa correlacional, da qual participaram 45 crianças, matriculadas no Ensino Fundamental I, e suas mães, acessadas por conveniência em duas escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam ao Questionário sobre os Dados Sociodemográficos da Família, Inventário de Autoavaliação para Adultos de 18 a 59 anos, Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre seis e 18 anos e Teste de Desempenho Escolar. Os resultados evidenciaram associações positivas entre problemas internalizantes e externalizantes infantis e maternos. Os sintomas de isolamento/depressão e os problemas de pensamento se associariam negativamente ao desempenho escolar, enquanto os problemas sociais relacionaram-se ao baixo desempenho em leitura. Tais achados indicam que aspectos emocionais e de comportamento adulto afetam a saúde mental e a aprendizagem infantil. |
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Marin, Angela HelenaTeixeira, Thaís PintoGhedin, Dienifer Aline Mattos2021-06-16T04:36:47Z20201679-494Xhttp://hdl.handle.net/10183/222256001124987Objetivou-se avaliar a associação entre indicadores de problemas emocionais e de comportamento percebidos por mães sobre si e seus filhos/as, e a sua inter-relação com o desempenho escolar infantil. Desenvolveu-se uma pesquisa correlacional, da qual participaram 45 crianças, matriculadas no Ensino Fundamental I, e suas mães, acessadas por conveniência em duas escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam ao Questionário sobre os Dados Sociodemográficos da Família, Inventário de Autoavaliação para Adultos de 18 a 59 anos, Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre seis e 18 anos e Teste de Desempenho Escolar. Os resultados evidenciaram associações positivas entre problemas internalizantes e externalizantes infantis e maternos. Os sintomas de isolamento/depressão e os problemas de pensamento se associariam negativamente ao desempenho escolar, enquanto os problemas sociais relacionaram-se ao baixo desempenho em leitura. Tais achados indicam que aspectos emocionais e de comportamento adulto afetam a saúde mental e a aprendizagem infantil.The objective of the present study was assessing the association between indicators of emotional and behavioral problems perceived by mothers about themselves and their children, and their interrelationship with children's school performance. A correlational research was carried out, in which 45 children, enrolled in Elementary School, and their mothers participated, accessed by convenience in two municipal schools in São Leopoldo/RS, who answered the Family Sociodemographic Data Questionnaire, Adult Self-Report (ASR), Child Behavior Checklist (CBCL) and School Performance Test. The results showed positive associations between internalizing and externalizing problems for children and mothers. Isolation/depression symptoms and thinking problems would be negatively associated with school performance, while social problems were related to poor reading performance. Such findings indicate that emotional and adult behavioral aspects affect mental health and child learning.application/pdfporPensando famílias. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 113-127Desempenho escolarTranstornos do comportamento infantilMãesSaúde mentalEmotional problemsBehavior problemsSchool performanceProfesores"Tal como nossas mães?" : problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil"Like our mothers?" : mother-child's emotional and behavior problems and child school performanceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124987.pdf.txt001124987.pdf.txtExtracted Texttext/plain44496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222256/2/001124987.pdf.txt4456d8d286a413346eaf988f6c776bf9MD52ORIGINAL001124987.pdfTexto completoapplication/pdf856041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222256/1/001124987.pdfeb1f3f88edbbd74b6eae93e959165adfMD5110183/2222562021-06-26 04:41:56.941043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222256Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:41:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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