Regionalidade nos cardápios escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233277 |
Resumo: | A verba federal destinada à compra da alimentação das escolas de nível municipal e estadual, deve atender a legislação vigente para a confecção dos cardápios de forma a não só contemplar o conceito de alimentação saudável e adequada, mas também respeitando os hábitos alimentares da cultura local. Tendo isso em vista o presente trabalho visa avaliar a regionalidade apresentada nos cardápios escolares fornecidos pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC) considerando a influência cultural alemã, italiana, indígena e quilombola em relação ao que é preconizado pelo PNAE. Utilizando uma abordagem exploratória busca-se-a evidenciar a regionalidade nos cardápios escolares através da ferramenta de análise qualitativa IQ COSAN, referências bibliográficas sobre regionalidade como ferramenta norteadora, o caderno de receitas regionais (elaborado pela SEDUC) e o demonstrativo de compras do estado. |
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Bringhenti, Andressa ManganSilva, Vanuska Lima daSperb, Amanda Souza Silva2021-12-22T04:28:16Z2021http://hdl.handle.net/10183/233277001135029A verba federal destinada à compra da alimentação das escolas de nível municipal e estadual, deve atender a legislação vigente para a confecção dos cardápios de forma a não só contemplar o conceito de alimentação saudável e adequada, mas também respeitando os hábitos alimentares da cultura local. Tendo isso em vista o presente trabalho visa avaliar a regionalidade apresentada nos cardápios escolares fornecidos pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC) considerando a influência cultural alemã, italiana, indígena e quilombola em relação ao que é preconizado pelo PNAE. Utilizando uma abordagem exploratória busca-se-a evidenciar a regionalidade nos cardápios escolares através da ferramenta de análise qualitativa IQ COSAN, referências bibliográficas sobre regionalidade como ferramenta norteadora, o caderno de receitas regionais (elaborado pela SEDUC) e o demonstrativo de compras do estado.The federal budget for the purchase of food for schools at the municipal and state level must comply with current legislation for the preparation of menus in order not only to contemplate the concept of healthy and adequate food, but also respecting the eating habits of the local culture. With this in mind, this study aims to evaluate the regionality presented in school menus provided by the Rio Grande do Sul State Education Department (SEDUC) considering the German, Italian, indigenous and quilombola cultural influence in relation to what is recommended by the PNAE. Using an exploratory approach, we seek to evidence regionality in school menus through the qualitative analysis tool IQ COSAN, bibliographical references on regionality as a guiding tool, the regional recipe book (prepared by SEDUC) and the state purchase statement.application/pdfporAlimentação escolarAssistência alimentarProgramas e políticas de nutrição e alimentaçãoSchool feedingNutrition assistance programsNutrition and food programs and policiesRegionalidade nos cardápios escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2021Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135029.pdf.txt001135029.pdf.txtExtracted Texttext/plain88149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233277/2/001135029.pdf.txt6e0cc74dff8313287895a536e4719f0dMD52ORIGINAL001135029.pdfTexto completoapplication/pdf586310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233277/1/001135029.pdf49929642d69bf96c3e1cf5bcc2cf10e1MD5110183/2332772023-12-23 04:28:54.073096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233277Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-23T06:28:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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