Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balverdu, Andressa Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112194
Resumo: O trabalho analisa a comunidade booktube e sua influência na promoção da leitura e no compartilhamento de informações entre leitores. Contextualiza o estudo, apresentando uma revisão de literatura acerca do advento da internet e das características e ferramentas da web 2.0, chegando às comunidades virtuais. Situa a pesquisa a partir dos conceitos do ato de ler identificando os tipos de leitor existentes e as estratégias de incentivo a leitura. Por meio de pesquisa exploratória, aplicaram-se dois questionários mistos, com questões abertas e fechadas, elaborados na plataforma para criação de documentos online e direcionados aos booktubers e os inscritos em seus canais literários. Os dados foram coletados e analisados, sugerindo que a comunidade pode ser considerada influente na promoção da leitura e espaço de compartilhamento de informações.
id UFRGS-2_b7e703204689a8cac1814a5c23efc78b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112194
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Balverdu, Andressa MachadoSousa, Rodrigo Silva Caxias de2015-03-19T01:57:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/112194000953230O trabalho analisa a comunidade booktube e sua influência na promoção da leitura e no compartilhamento de informações entre leitores. Contextualiza o estudo, apresentando uma revisão de literatura acerca do advento da internet e das características e ferramentas da web 2.0, chegando às comunidades virtuais. Situa a pesquisa a partir dos conceitos do ato de ler identificando os tipos de leitor existentes e as estratégias de incentivo a leitura. Por meio de pesquisa exploratória, aplicaram-se dois questionários mistos, com questões abertas e fechadas, elaborados na plataforma para criação de documentos online e direcionados aos booktubers e os inscritos em seus canais literários. Os dados foram coletados e analisados, sugerindo que a comunidade pode ser considerada influente na promoção da leitura e espaço de compartilhamento de informações.The paper analyzes the Booktube Community and its influence in promoting reading and sharing of information with readers of literature. It contextualizes the study by presenting a literature review on the advent of the Internet and Web 2.0, coming to virtual communities. The research takes place from the concepts of act of reading identifying the types of reader and reading incentive strategies. Through exploratory research, applied to two mixed questionnaires with open and closed questions, developed the platform for creating online documents and directed to booktubers and their subscribers. The responses were analyzed and exposed, suggesting that the community can be considered influential in reading promotion and on sharing of information.application/pdfporIncentivo à leituraComunidade virtualBooktube communityLiterary channelsPromoting readingSharing of informationComunidade booktube como alternativa de incentivo à leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953230.pdf000953230.pdfTexto completoapplication/pdf759948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/1/000953230.pdf17a4f4abf5db333a07d6802d5c0bc17fMD51TEXT000953230.pdf.txt000953230.pdf.txtExtracted Texttext/plain82686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/2/000953230.pdf.txte038e07983cc422ad6fea0712c4e063bMD52THUMBNAIL000953230.pdf.jpg000953230.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/3/000953230.pdf.jpg8c0997e3eaf92ed87dc72df7a5bb06aaMD5310183/1121942023-03-25 03:31:11.167638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112194Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-25T06:31:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
title Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
spellingShingle Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
Balverdu, Andressa Machado
Incentivo à leitura
Comunidade virtual
Booktube community
Literary channels
Promoting reading
Sharing of information
title_short Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
title_full Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
title_fullStr Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
title_full_unstemmed Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
title_sort Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
author Balverdu, Andressa Machado
author_facet Balverdu, Andressa Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balverdu, Andressa Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
contributor_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
dc.subject.por.fl_str_mv Incentivo à leitura
Comunidade virtual
topic Incentivo à leitura
Comunidade virtual
Booktube community
Literary channels
Promoting reading
Sharing of information
dc.subject.eng.fl_str_mv Booktube community
Literary channels
Promoting reading
Sharing of information
description O trabalho analisa a comunidade booktube e sua influência na promoção da leitura e no compartilhamento de informações entre leitores. Contextualiza o estudo, apresentando uma revisão de literatura acerca do advento da internet e das características e ferramentas da web 2.0, chegando às comunidades virtuais. Situa a pesquisa a partir dos conceitos do ato de ler identificando os tipos de leitor existentes e as estratégias de incentivo a leitura. Por meio de pesquisa exploratória, aplicaram-se dois questionários mistos, com questões abertas e fechadas, elaborados na plataforma para criação de documentos online e direcionados aos booktubers e os inscritos em seus canais literários. Os dados foram coletados e analisados, sugerindo que a comunidade pode ser considerada influente na promoção da leitura e espaço de compartilhamento de informações.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-19T01:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/112194
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953230
url http://hdl.handle.net/10183/112194
identifier_str_mv 000953230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/1/000953230.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/2/000953230.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/3/000953230.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 17a4f4abf5db333a07d6802d5c0bc17f
e038e07983cc422ad6fea0712c4e063b
8c0997e3eaf92ed87dc72df7a5bb06aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224481782366208