Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/112194 |
Resumo: | O trabalho analisa a comunidade booktube e sua influência na promoção da leitura e no compartilhamento de informações entre leitores. Contextualiza o estudo, apresentando uma revisão de literatura acerca do advento da internet e das características e ferramentas da web 2.0, chegando às comunidades virtuais. Situa a pesquisa a partir dos conceitos do ato de ler identificando os tipos de leitor existentes e as estratégias de incentivo a leitura. Por meio de pesquisa exploratória, aplicaram-se dois questionários mistos, com questões abertas e fechadas, elaborados na plataforma para criação de documentos online e direcionados aos booktubers e os inscritos em seus canais literários. Os dados foram coletados e analisados, sugerindo que a comunidade pode ser considerada influente na promoção da leitura e espaço de compartilhamento de informações. |
id |
UFRGS-2_b7e703204689a8cac1814a5c23efc78b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112194 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Balverdu, Andressa MachadoSousa, Rodrigo Silva Caxias de2015-03-19T01:57:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/112194000953230O trabalho analisa a comunidade booktube e sua influência na promoção da leitura e no compartilhamento de informações entre leitores. Contextualiza o estudo, apresentando uma revisão de literatura acerca do advento da internet e das características e ferramentas da web 2.0, chegando às comunidades virtuais. Situa a pesquisa a partir dos conceitos do ato de ler identificando os tipos de leitor existentes e as estratégias de incentivo a leitura. Por meio de pesquisa exploratória, aplicaram-se dois questionários mistos, com questões abertas e fechadas, elaborados na plataforma para criação de documentos online e direcionados aos booktubers e os inscritos em seus canais literários. Os dados foram coletados e analisados, sugerindo que a comunidade pode ser considerada influente na promoção da leitura e espaço de compartilhamento de informações.The paper analyzes the Booktube Community and its influence in promoting reading and sharing of information with readers of literature. It contextualizes the study by presenting a literature review on the advent of the Internet and Web 2.0, coming to virtual communities. The research takes place from the concepts of act of reading identifying the types of reader and reading incentive strategies. Through exploratory research, applied to two mixed questionnaires with open and closed questions, developed the platform for creating online documents and directed to booktubers and their subscribers. The responses were analyzed and exposed, suggesting that the community can be considered influential in reading promotion and on sharing of information.application/pdfporIncentivo à leituraComunidade virtualBooktube communityLiterary channelsPromoting readingSharing of informationComunidade booktube como alternativa de incentivo à leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953230.pdf000953230.pdfTexto completoapplication/pdf759948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/1/000953230.pdf17a4f4abf5db333a07d6802d5c0bc17fMD51TEXT000953230.pdf.txt000953230.pdf.txtExtracted Texttext/plain82686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/2/000953230.pdf.txte038e07983cc422ad6fea0712c4e063bMD52THUMBNAIL000953230.pdf.jpg000953230.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/3/000953230.pdf.jpg8c0997e3eaf92ed87dc72df7a5bb06aaMD5310183/1121942023-03-25 03:31:11.167638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112194Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-25T06:31:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura |
title |
Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura |
spellingShingle |
Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura Balverdu, Andressa Machado Incentivo à leitura Comunidade virtual Booktube community Literary channels Promoting reading Sharing of information |
title_short |
Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura |
title_full |
Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura |
title_fullStr |
Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura |
title_full_unstemmed |
Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura |
title_sort |
Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura |
author |
Balverdu, Andressa Machado |
author_facet |
Balverdu, Andressa Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balverdu, Andressa Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de |
contributor_str_mv |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incentivo à leitura Comunidade virtual |
topic |
Incentivo à leitura Comunidade virtual Booktube community Literary channels Promoting reading Sharing of information |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Booktube community Literary channels Promoting reading Sharing of information |
description |
O trabalho analisa a comunidade booktube e sua influência na promoção da leitura e no compartilhamento de informações entre leitores. Contextualiza o estudo, apresentando uma revisão de literatura acerca do advento da internet e das características e ferramentas da web 2.0, chegando às comunidades virtuais. Situa a pesquisa a partir dos conceitos do ato de ler identificando os tipos de leitor existentes e as estratégias de incentivo a leitura. Por meio de pesquisa exploratória, aplicaram-se dois questionários mistos, com questões abertas e fechadas, elaborados na plataforma para criação de documentos online e direcionados aos booktubers e os inscritos em seus canais literários. Os dados foram coletados e analisados, sugerindo que a comunidade pode ser considerada influente na promoção da leitura e espaço de compartilhamento de informações. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-19T01:57:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/112194 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953230 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/112194 |
identifier_str_mv |
000953230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/1/000953230.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/2/000953230.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112194/3/000953230.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17a4f4abf5db333a07d6802d5c0bc17f e038e07983cc422ad6fea0712c4e063b 8c0997e3eaf92ed87dc72df7a5bb06aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224481782366208 |