O trabalho do/a assistente social na perspectiva da proteção social de adolescentes em situação de evasão escolar no centro de referência de assistência social (CRAS) ampliado Lomba do Pinheiro-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mauren Alessandra Jorge da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171172
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o trabalho dos/as assistentes sociais na proteção social de adolescentes em situação de evasão e infrequência escolar, compreendendo essa expressão da questão social de forma crítica a partir de determinantes sociais que podem condicionar os modos de vida da classe trabalhadora. O objetivo é refletir sobre as contribuições do trabalho do/a Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ampliado Lomba do Pinheiro com adolescentes em situação de evasão e infrequência escolar, no período de março de 2015 a julho de 2016, a fins de fomentar reflexões sobre as demandas do Serviço Social. Além de identificar os serviços ofertados pela política de Assistência Social ao adolescente, desvendar os principais determinantes sociais desse processo, bem como pensar em estratégias de intervenção para a defesa e ampliação dos direitos sociais e exercício de cidadania dos mesmos. O método utilizado para iluminar o presente estudo foi o método dialético crítico, de base marxista. A escolha desse referencial está sustentada na perspectiva metodológica de conhecimento da realidade, reconhecendo a riqueza dos seus fundamentos no desvendamento do real, considerando o marxismo como o mais importante instrumento analítico de intervenção. A partir dessas considerações, buscou-se apresentar a Assistência Social e seu processo de consolidação e legitimação enquanto política pública de proteção social, bem como desvendar os determinantes sociais desse processo, compreendidos a partir da questão social e suas expressões. As reflexões a partir da experiência de estágio e do adensamento teórico desse estudo permitiram verificar a necessidade de desenvolver intervenções que possam dar visibilidade e estimular o protagonismo de adolescentes no processo de construção de espaços coletivos e de discussões em torno de suas necessidades, assim como a urgência de intervir para além das diretrizes de programas, serviços e projetos sociais focalizados, utilizando estratégias que fomentem a intersetorialidade entre as políticas sociais como forma de pensar a proteção social de adolescentes, reafirmando o compromisso da profissão com a classe trabalhadora.
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