Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Daiane Monique Pagani
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152776
Resumo: O presente estudo consiste em analisar os documentos enviados às famílias para compartilhar o percurso vivenciado pelas crianças da educação infantil, nos níveis de pré-escola de 4 e 5 anos, das escolas municipais de educação infantil, no município de Guaíba. O interesse pelo tema surgiu ainda quando atuava somente como orientadora educacional, neste mesmo município e necessitava de documentos que retratassem o aluno dentro do contexto escolar para anexar aos diversos encaminhamentos que eu fazia, nesses momentos eu sentia o quanto era difícil para as professoras elaborarem tais documentos. A pesquisa tem o intuito de analisar os documentos obtidos e identificar os nomes utilizados para esse instrumento nas escola, a média de linhas escritas, o vocabulário utilizado pelas professores, os momentos da rotina apresentados no instrumento, a interação da criança nos ambientes diversos da escola, as características, formatos, tipos de discurso, apresentação, organização, introdução, fechamento, objetivos e algumas concepções presentes nestes documentos. A investigação de cunho qualitativo apoia-se nas entrevistas realizadas com cinco docentes da referida rede e uma supervisora escolar e na análise das suas narrativas, além de se debruçar sob a análise de 78 documentos cedidos pelas escolas que aceitaram participar da pesquisa. A análise realizada com os dados produzidos, apoia-se referenciais teóricos como Hoffman (1996), Bassedas (1999) e Kramer (2006). Dentre as principais conclusões desse estudo, a partir das análises realizadas, foi possível constatar que há uma variada gama de tipos de documentos, que eles são construídos pensando em compartilha-los com os pais das crianças e que os professores tendem a repetir os textos e os objetivos na escrita nas turmas que atendem.
id UFRGS-2_b9d6cec2ff5a4ed6a64af17025a75332
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152776
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Daiane Monique PaganiJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2017-02-21T02:26:13Z2016http://hdl.handle.net/10183/152776001013535O presente estudo consiste em analisar os documentos enviados às famílias para compartilhar o percurso vivenciado pelas crianças da educação infantil, nos níveis de pré-escola de 4 e 5 anos, das escolas municipais de educação infantil, no município de Guaíba. O interesse pelo tema surgiu ainda quando atuava somente como orientadora educacional, neste mesmo município e necessitava de documentos que retratassem o aluno dentro do contexto escolar para anexar aos diversos encaminhamentos que eu fazia, nesses momentos eu sentia o quanto era difícil para as professoras elaborarem tais documentos. A pesquisa tem o intuito de analisar os documentos obtidos e identificar os nomes utilizados para esse instrumento nas escola, a média de linhas escritas, o vocabulário utilizado pelas professores, os momentos da rotina apresentados no instrumento, a interação da criança nos ambientes diversos da escola, as características, formatos, tipos de discurso, apresentação, organização, introdução, fechamento, objetivos e algumas concepções presentes nestes documentos. A investigação de cunho qualitativo apoia-se nas entrevistas realizadas com cinco docentes da referida rede e uma supervisora escolar e na análise das suas narrativas, além de se debruçar sob a análise de 78 documentos cedidos pelas escolas que aceitaram participar da pesquisa. A análise realizada com os dados produzidos, apoia-se referenciais teóricos como Hoffman (1996), Bassedas (1999) e Kramer (2006). Dentre as principais conclusões desse estudo, a partir das análises realizadas, foi possível constatar que há uma variada gama de tipos de documentos, que eles são construídos pensando em compartilha-los com os pais das crianças e que os professores tendem a repetir os textos e os objetivos na escrita nas turmas que atendem.application/pdfporEducação infantilAcompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013535.pdf001013535.pdfTexto completoapplication/pdf770249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152776/1/001013535.pdf78dd868b4605f6518b9dd2e931586cd0MD51TEXT001013535.pdf.txt001013535.pdf.txtExtracted Texttext/plain124601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152776/2/001013535.pdf.txta4f96ba5ab88346314ad5f22b0e34e26MD5210183/1527762017-02-22 02:26:23.626286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:26:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
title Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
spellingShingle Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
Lopes, Daiane Monique Pagani
Educação infantil
title_short Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
title_full Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
title_fullStr Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
title_full_unstemmed Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
title_sort Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
author Lopes, Daiane Monique Pagani
author_facet Lopes, Daiane Monique Pagani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Daiane Monique Pagani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
topic Educação infantil
description O presente estudo consiste em analisar os documentos enviados às famílias para compartilhar o percurso vivenciado pelas crianças da educação infantil, nos níveis de pré-escola de 4 e 5 anos, das escolas municipais de educação infantil, no município de Guaíba. O interesse pelo tema surgiu ainda quando atuava somente como orientadora educacional, neste mesmo município e necessitava de documentos que retratassem o aluno dentro do contexto escolar para anexar aos diversos encaminhamentos que eu fazia, nesses momentos eu sentia o quanto era difícil para as professoras elaborarem tais documentos. A pesquisa tem o intuito de analisar os documentos obtidos e identificar os nomes utilizados para esse instrumento nas escola, a média de linhas escritas, o vocabulário utilizado pelas professores, os momentos da rotina apresentados no instrumento, a interação da criança nos ambientes diversos da escola, as características, formatos, tipos de discurso, apresentação, organização, introdução, fechamento, objetivos e algumas concepções presentes nestes documentos. A investigação de cunho qualitativo apoia-se nas entrevistas realizadas com cinco docentes da referida rede e uma supervisora escolar e na análise das suas narrativas, além de se debruçar sob a análise de 78 documentos cedidos pelas escolas que aceitaram participar da pesquisa. A análise realizada com os dados produzidos, apoia-se referenciais teóricos como Hoffman (1996), Bassedas (1999) e Kramer (2006). Dentre as principais conclusões desse estudo, a partir das análises realizadas, foi possível constatar que há uma variada gama de tipos de documentos, que eles são construídos pensando em compartilha-los com os pais das crianças e que os professores tendem a repetir os textos e os objetivos na escrita nas turmas que atendem.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-21T02:26:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152776
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013535
url http://hdl.handle.net/10183/152776
identifier_str_mv 001013535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152776/1/001013535.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152776/2/001013535.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78dd868b4605f6518b9dd2e931586cd0
a4f96ba5ab88346314ad5f22b0e34e26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523626840064