Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152776 |
Resumo: | O presente estudo consiste em analisar os documentos enviados às famílias para compartilhar o percurso vivenciado pelas crianças da educação infantil, nos níveis de pré-escola de 4 e 5 anos, das escolas municipais de educação infantil, no município de Guaíba. O interesse pelo tema surgiu ainda quando atuava somente como orientadora educacional, neste mesmo município e necessitava de documentos que retratassem o aluno dentro do contexto escolar para anexar aos diversos encaminhamentos que eu fazia, nesses momentos eu sentia o quanto era difícil para as professoras elaborarem tais documentos. A pesquisa tem o intuito de analisar os documentos obtidos e identificar os nomes utilizados para esse instrumento nas escola, a média de linhas escritas, o vocabulário utilizado pelas professores, os momentos da rotina apresentados no instrumento, a interação da criança nos ambientes diversos da escola, as características, formatos, tipos de discurso, apresentação, organização, introdução, fechamento, objetivos e algumas concepções presentes nestes documentos. A investigação de cunho qualitativo apoia-se nas entrevistas realizadas com cinco docentes da referida rede e uma supervisora escolar e na análise das suas narrativas, além de se debruçar sob a análise de 78 documentos cedidos pelas escolas que aceitaram participar da pesquisa. A análise realizada com os dados produzidos, apoia-se referenciais teóricos como Hoffman (1996), Bassedas (1999) e Kramer (2006). Dentre as principais conclusões desse estudo, a partir das análises realizadas, foi possível constatar que há uma variada gama de tipos de documentos, que eles são construídos pensando em compartilha-los com os pais das crianças e que os professores tendem a repetir os textos e os objetivos na escrita nas turmas que atendem. |
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