As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastoriza, Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18752
Resumo: O presente trabalho analisa as dificuldades encontradas por professores da escola básica, participantes de um curso de formação continuada, na recontextualização didática de temas científicos a temas culturais. Para realizar tal análise são trazidas considerações acerca das formações inicial e continuada, suas deficiências e potencialidades, que possam ser influentes em tais dificuldades, além de uma descrição sobre a escola onde se deu o curso e as bases teóricas utilizadas. De modo geral, as constatações iniciais sobre as dificuldades vão no sentido da falta de tempo dos docentes, a dificuldade de romper com conhecimentos anteriores, o estranhamento do “novo” e a precariedade da linguagem.
id UFRGS-2_b9fc4b6b71e8777ef8c9ece47cdb60d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18752
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pastoriza, Bruno dos SantosLoguercio, Rochele de Quadros2010-03-16T04:14:24Z2009http://hdl.handle.net/10183/18752000729342O presente trabalho analisa as dificuldades encontradas por professores da escola básica, participantes de um curso de formação continuada, na recontextualização didática de temas científicos a temas culturais. Para realizar tal análise são trazidas considerações acerca das formações inicial e continuada, suas deficiências e potencialidades, que possam ser influentes em tais dificuldades, além de uma descrição sobre a escola onde se deu o curso e as bases teóricas utilizadas. De modo geral, as constatações iniciais sobre as dificuldades vão no sentido da falta de tempo dos docentes, a dificuldade de romper com conhecimentos anteriores, o estranhamento do “novo” e a precariedade da linguagem.This work analyzes the difficulties met by school teacher’s that took part in a class of in-service teacher’s education about the didactical recontextualization from scientific themes to cultural themes. To realize these study some considerations were made about the initial and the in-service education, its deficiencies and potentialities, that may influence such difficulties, besides a description about the school in which the class occurred and the theorical basis used. Generally speaking, the initial verifications about the difficulties are linked with the need of time bound for teachers, the difficulty to break with prior knowledge, the surprised among the “new”, and the precariousness of language.application/pdfporEnsino e aprendizagemFormação de professoresIn-service educationInitial educationDidactical recontextualizationAs dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professoresThe difficulties of didactical recontextualization of scientifical knowledge inside cultural themes: propositions developed in a in-service education class info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2009Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000729342.pdf.txt000729342.pdf.txtExtracted Texttext/plain88072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/2/000729342.pdf.txtf851db9fe9c8ce2dcb8520ac82a917a2MD52ORIGINAL000729342.pdf000729342.pdfTexto completoapplication/pdf242777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/1/000729342.pdff551c715bb0c46c69221dc7f976be7caMD51THUMBNAIL000729342.pdf.jpg000729342.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/3/000729342.pdf.jpg68485038061003418aa89280b634749bMD5310183/187522018-10-17 08:40:08.144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:40:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The difficulties of didactical recontextualization of scientifical knowledge inside cultural themes: propositions developed in a in-service education class
title As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
spellingShingle As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
Pastoriza, Bruno dos Santos
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
In-service education
Initial education
Didactical recontextualization
title_short As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
title_full As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
title_fullStr As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
title_full_unstemmed As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
title_sort As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
author Pastoriza, Bruno dos Santos
author_facet Pastoriza, Bruno dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastoriza, Bruno dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
contributor_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Formação de professores
topic Ensino e aprendizagem
Formação de professores
In-service education
Initial education
Didactical recontextualization
dc.subject.eng.fl_str_mv In-service education
Initial education
Didactical recontextualization
description O presente trabalho analisa as dificuldades encontradas por professores da escola básica, participantes de um curso de formação continuada, na recontextualização didática de temas científicos a temas culturais. Para realizar tal análise são trazidas considerações acerca das formações inicial e continuada, suas deficiências e potencialidades, que possam ser influentes em tais dificuldades, além de uma descrição sobre a escola onde se deu o curso e as bases teóricas utilizadas. De modo geral, as constatações iniciais sobre as dificuldades vão no sentido da falta de tempo dos docentes, a dificuldade de romper com conhecimentos anteriores, o estranhamento do “novo” e a precariedade da linguagem.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-16T04:14:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18752
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000729342
url http://hdl.handle.net/10183/18752
identifier_str_mv 000729342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/2/000729342.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/1/000729342.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/3/000729342.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f851db9fe9c8ce2dcb8520ac82a917a2
f551c715bb0c46c69221dc7f976be7ca
68485038061003418aa89280b634749b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447035242872832