As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18752 |
Resumo: | O presente trabalho analisa as dificuldades encontradas por professores da escola básica, participantes de um curso de formação continuada, na recontextualização didática de temas científicos a temas culturais. Para realizar tal análise são trazidas considerações acerca das formações inicial e continuada, suas deficiências e potencialidades, que possam ser influentes em tais dificuldades, além de uma descrição sobre a escola onde se deu o curso e as bases teóricas utilizadas. De modo geral, as constatações iniciais sobre as dificuldades vão no sentido da falta de tempo dos docentes, a dificuldade de romper com conhecimentos anteriores, o estranhamento do “novo” e a precariedade da linguagem. |
id |
UFRGS-2_b9fc4b6b71e8777ef8c9ece47cdb60d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18752 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pastoriza, Bruno dos SantosLoguercio, Rochele de Quadros2010-03-16T04:14:24Z2009http://hdl.handle.net/10183/18752000729342O presente trabalho analisa as dificuldades encontradas por professores da escola básica, participantes de um curso de formação continuada, na recontextualização didática de temas científicos a temas culturais. Para realizar tal análise são trazidas considerações acerca das formações inicial e continuada, suas deficiências e potencialidades, que possam ser influentes em tais dificuldades, além de uma descrição sobre a escola onde se deu o curso e as bases teóricas utilizadas. De modo geral, as constatações iniciais sobre as dificuldades vão no sentido da falta de tempo dos docentes, a dificuldade de romper com conhecimentos anteriores, o estranhamento do “novo” e a precariedade da linguagem.This work analyzes the difficulties met by school teacher’s that took part in a class of in-service teacher’s education about the didactical recontextualization from scientific themes to cultural themes. To realize these study some considerations were made about the initial and the in-service education, its deficiencies and potentialities, that may influence such difficulties, besides a description about the school in which the class occurred and the theorical basis used. Generally speaking, the initial verifications about the difficulties are linked with the need of time bound for teachers, the difficulty to break with prior knowledge, the surprised among the “new”, and the precariousness of language.application/pdfporEnsino e aprendizagemFormação de professoresIn-service educationInitial educationDidactical recontextualizationAs dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professoresThe difficulties of didactical recontextualization of scientifical knowledge inside cultural themes: propositions developed in a in-service education class info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2009Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000729342.pdf.txt000729342.pdf.txtExtracted Texttext/plain88072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/2/000729342.pdf.txtf851db9fe9c8ce2dcb8520ac82a917a2MD52ORIGINAL000729342.pdf000729342.pdfTexto completoapplication/pdf242777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/1/000729342.pdff551c715bb0c46c69221dc7f976be7caMD51THUMBNAIL000729342.pdf.jpg000729342.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/3/000729342.pdf.jpg68485038061003418aa89280b634749bMD5310183/187522018-10-17 08:40:08.144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:40:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The difficulties of didactical recontextualization of scientifical knowledge inside cultural themes: propositions developed in a in-service education class |
title |
As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores |
spellingShingle |
As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores Pastoriza, Bruno dos Santos Ensino e aprendizagem Formação de professores In-service education Initial education Didactical recontextualization |
title_short |
As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores |
title_full |
As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores |
title_fullStr |
As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores |
title_full_unstemmed |
As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores |
title_sort |
As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores |
author |
Pastoriza, Bruno dos Santos |
author_facet |
Pastoriza, Bruno dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastoriza, Bruno dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loguercio, Rochele de Quadros |
contributor_str_mv |
Loguercio, Rochele de Quadros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Formação de professores |
topic |
Ensino e aprendizagem Formação de professores In-service education Initial education Didactical recontextualization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
In-service education Initial education Didactical recontextualization |
description |
O presente trabalho analisa as dificuldades encontradas por professores da escola básica, participantes de um curso de formação continuada, na recontextualização didática de temas científicos a temas culturais. Para realizar tal análise são trazidas considerações acerca das formações inicial e continuada, suas deficiências e potencialidades, que possam ser influentes em tais dificuldades, além de uma descrição sobre a escola onde se deu o curso e as bases teóricas utilizadas. De modo geral, as constatações iniciais sobre as dificuldades vão no sentido da falta de tempo dos docentes, a dificuldade de romper com conhecimentos anteriores, o estranhamento do “novo” e a precariedade da linguagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-16T04:14:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18752 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000729342 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18752 |
identifier_str_mv |
000729342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/2/000729342.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/1/000729342.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18752/3/000729342.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f851db9fe9c8ce2dcb8520ac82a917a2 f551c715bb0c46c69221dc7f976be7ca 68485038061003418aa89280b634749b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447035242872832 |