Crianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Momo, Mariangela
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Marisa Cristina Vorraber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/30586
Resumo: O artigo apresenta um recorte de pesquisas realizadas sobre as conexões entre escola e cultura contemporânea. Nele procuramos mostrar, interpretar e problematizar modos de ser de crianças pobres que frequentam escolas públicas da periferia de uma capital brasileira. O estudo se inscreve em uma matriz de inteligibilidade que considera a infância como uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças, e vê a contemporaneidade marcada por condições imbricadas no que se conhece amplamente como cultura pós-moderna. Considera-se que esse estado da cultura, com implicações contundentes da mídia e do consumo, tem produzido tipos peculiares de sujeitos infantis, consoantes às configurações culturais do mundo contemporâneo, em que visibilidade, efemeridade, ambivalência, descartabilidade, superficialidade fazem parte da vida. São crianças que buscam infatigavelmente a fruição e o prazer; que procuram de modo incansável inscrever-se na cultura globalmente reconhecida. São crianças que se tornam o que são vivendo sob a condição pós-moderna.
id UFRGS-2_ba021f3f17111ef904f1f1031a195aaa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30586
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Momo, MariangelaCosta, Marisa Cristina Vorraber2011-08-04T06:01:26Z20100100-1574http://hdl.handle.net/10183/30586000772941O artigo apresenta um recorte de pesquisas realizadas sobre as conexões entre escola e cultura contemporânea. Nele procuramos mostrar, interpretar e problematizar modos de ser de crianças pobres que frequentam escolas públicas da periferia de uma capital brasileira. O estudo se inscreve em uma matriz de inteligibilidade que considera a infância como uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças, e vê a contemporaneidade marcada por condições imbricadas no que se conhece amplamente como cultura pós-moderna. Considera-se que esse estado da cultura, com implicações contundentes da mídia e do consumo, tem produzido tipos peculiares de sujeitos infantis, consoantes às configurações culturais do mundo contemporâneo, em que visibilidade, efemeridade, ambivalência, descartabilidade, superficialidade fazem parte da vida. São crianças que buscam infatigavelmente a fruição e o prazer; que procuram de modo incansável inscrever-se na cultura globalmente reconhecida. São crianças que se tornam o que são vivendo sob a condição pós-moderna.This article presents part of researches that we have carried out into the connections between school and contemporary culture. We have attempted to show, interpret, and problematize ways of being poor children in public schools located in the outskirts of a Brazilian capital. This study is inscribed in an intelligibility matrix that both considers childhood as a cultural, social, historical construction that is subject to changes, and regards contemporaneity as marked by conditions intertwined in what has been widely known as post-modern culture. We have considered that this culture state, with incisive implications of media and consumption, has produced peculiar kinds of child subjects, in accordance with cultural configurations of the contemporary world. Visibility, ephemerality, ambivalence, disposability, and superficiality are part of those children’s lives. These children have relentlessly sought fruition and pleasure; they have tried to participate in the globally acknowledged culture. They become who they are by living under the post-modern condition.application/pdfporCadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 40, n. 141 (set./dez. 2010), p. 965-991Ensino públicoCriançaEscolaChildoodPublic school systemsPostmodernismCrianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-modernaSchool children in the XXI century: thinking about a post-modern childhood info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772941.pdf.txt000772941.pdf.txtExtracted Texttext/plain68421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30586/2/000772941.pdf.txt46e0f9fa116935e166846e14b7af52c3MD52ORIGINAL000772941.pdf000772941.pdfTexto completoapplication/pdf180680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30586/1/000772941.pdfaf22b0f78018f1110ae4fc059db6dfa9MD51THUMBNAIL000772941.pdf.jpg000772941.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30586/3/000772941.pdf.jpg3cf7bbf41e53739fec15aff1c7864b1aMD5310183/305862021-11-20 06:18:16.219573oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:18:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-moderna
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School children in the XXI century: thinking about a post-modern childhood
title Crianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-moderna
spellingShingle Crianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-moderna
Momo, Mariangela
Ensino público
Criança
Escola
Childood
Public school systems
Postmodernism
title_short Crianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-moderna
title_full Crianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-moderna
title_fullStr Crianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-moderna
title_full_unstemmed Crianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-moderna
title_sort Crianças escolares do século XXI : para se pensar uma infância pós-moderna
author Momo, Mariangela
author_facet Momo, Mariangela
Costa, Marisa Cristina Vorraber
author_role author
author2 Costa, Marisa Cristina Vorraber
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Momo, Mariangela
Costa, Marisa Cristina Vorraber
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino público
Criança
Escola
topic Ensino público
Criança
Escola
Childood
Public school systems
Postmodernism
dc.subject.eng.fl_str_mv Childood
Public school systems
Postmodernism
description O artigo apresenta um recorte de pesquisas realizadas sobre as conexões entre escola e cultura contemporânea. Nele procuramos mostrar, interpretar e problematizar modos de ser de crianças pobres que frequentam escolas públicas da periferia de uma capital brasileira. O estudo se inscreve em uma matriz de inteligibilidade que considera a infância como uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças, e vê a contemporaneidade marcada por condições imbricadas no que se conhece amplamente como cultura pós-moderna. Considera-se que esse estado da cultura, com implicações contundentes da mídia e do consumo, tem produzido tipos peculiares de sujeitos infantis, consoantes às configurações culturais do mundo contemporâneo, em que visibilidade, efemeridade, ambivalência, descartabilidade, superficialidade fazem parte da vida. São crianças que buscam infatigavelmente a fruição e o prazer; que procuram de modo incansável inscrever-se na cultura globalmente reconhecida. São crianças que se tornam o que são vivendo sob a condição pós-moderna.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-04T06:01:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/30586
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-1574
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000772941
identifier_str_mv 0100-1574
000772941
url http://hdl.handle.net/10183/30586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 40, n. 141 (set./dez. 2010), p. 965-991
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30586/2/000772941.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30586/1/000772941.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30586/3/000772941.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46e0f9fa116935e166846e14b7af52c3
af22b0f78018f1110ae4fc059db6dfa9
3cf7bbf41e53739fec15aff1c7864b1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224729589186560