Territorialidades e sociabilidades dos jovens LGBTQIAP+ : perspectivas no Colégio Estadual Paraná em Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Cruz Ungaretti da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261895
Resumo: Este trabalho teve como objetivo central observar as perspectivas dos jovens LGBTQIAP+, no Colégio Estadual Paraná em Porto Alegre/RS sobre suas sociabilidades e territorialidades como também pertencentes do território escolar além dos jovens cisheteronormativos. Para tanto foi articulado uma revisão de bibliografia e conceitual para melhor compreender os conceitos de escola e educação, a partir de Durkheim, Bourdieu e Foucault, depois sobre território, territorialidade, sociabilidade e a escola e, posteriormente, sobre o conceito de identidade, através da compreensão de identidade de gênero, expressão de gênero, sexo biológico e orientação sexual dos Estudos de Gênero para chegar aos conceitos das identidades da sigla da população LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis, queers, intersexos, assexuais, pansexuais e mais). A metodologia utilizada teve uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com perguntas abertas e semiestruturadas, aplicadas na escola com finalidade exploratória para investigar as relações sociais existentes entre os jovens LGBTQIAP+ e os jovens cisheteronormativos e, partindo deste recorte, para uma análise e problematização dos dados coletados sobre os jovens LGBTQIAP+ no território-escola, em atenção ao problema de pesquisa de como no colégio analisado se constroem ou não as sociabilidades e territorialidades dos jovens LGBTQIAP+. Descreveu-se o território-escola do Colégio Estadual Paraná, dentro do contexto de Porto Alegre/RS, para com os resultados fazer a identificação dos estudantes existentes nas identidades LGBTQIAP+ neste ambiente escolar, outro resultado foi à descrição das sociabilidades e territorialidades destes jovens específicos no território-escola e o discorrimento sobre a importância na perspectiva escolar dessas sociabilidades e territorialidades. Os resultados coletados e analisados são de grande relevância política e social na educação para adentrar o debate sobre as sociabilidades e territorialidades dos jovens LGBTQIAP+ nos ambientes escolares, considerando que até pouco tempo este território intermitente não eram permitidos a esses jovens que sofriam opressão, perseguição, silenciamento e exclusão nas escolas brasileiras, mas que tem apresentado mudanças a partir de acontecimentos políticos e sociais na sociedade brasileira que tem alcançado inclusão e acolhimento à população LGBTQIA+, parte invisibilizada e excluída dessa sociedade.
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Para tanto foi articulado uma revisão de bibliografia e conceitual para melhor compreender os conceitos de escola e educação, a partir de Durkheim, Bourdieu e Foucault, depois sobre território, territorialidade, sociabilidade e a escola e, posteriormente, sobre o conceito de identidade, através da compreensão de identidade de gênero, expressão de gênero, sexo biológico e orientação sexual dos Estudos de Gênero para chegar aos conceitos das identidades da sigla da população LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis, queers, intersexos, assexuais, pansexuais e mais). A metodologia utilizada teve uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com perguntas abertas e semiestruturadas, aplicadas na escola com finalidade exploratória para investigar as relações sociais existentes entre os jovens LGBTQIAP+ e os jovens cisheteronormativos e, partindo deste recorte, para uma análise e problematização dos dados coletados sobre os jovens LGBTQIAP+ no território-escola, em atenção ao problema de pesquisa de como no colégio analisado se constroem ou não as sociabilidades e territorialidades dos jovens LGBTQIAP+. Descreveu-se o território-escola do Colégio Estadual Paraná, dentro do contexto de Porto Alegre/RS, para com os resultados fazer a identificação dos estudantes existentes nas identidades LGBTQIAP+ neste ambiente escolar, outro resultado foi à descrição das sociabilidades e territorialidades destes jovens específicos no território-escola e o discorrimento sobre a importância na perspectiva escolar dessas sociabilidades e territorialidades. Os resultados coletados e analisados são de grande relevância política e social na educação para adentrar o debate sobre as sociabilidades e territorialidades dos jovens LGBTQIAP+ nos ambientes escolares, considerando que até pouco tempo este território intermitente não eram permitidos a esses jovens que sofriam opressão, perseguição, silenciamento e exclusão nas escolas brasileiras, mas que tem apresentado mudanças a partir de acontecimentos políticos e sociais na sociedade brasileira que tem alcançado inclusão e acolhimento à população LGBTQIA+, parte invisibilizada e excluída dessa sociedade.The main objective of this work was to observe the perspectives of LGBTQIAP+ young people at Colégio Estadual Paraná in Porto Alegre/RS on their sociability and territoriality as well as belonging to the school territory in addition to cisheteronormative young people. To this end, a bibliographical and conceptual review was articulated to better understand the concepts of school and education, from Durkheim, Bourdieu and Foucault, then on territory, territoriality, sociability and the school and, later, on the concept of identity, through from understanding gender identity, gender expression, biological sex and sexual orientation from Gender Studies to arrive at the concepts of the identities of the acronym of the LGBTQIAP+ population (lesbian, gay, bisexual, transsexual, transgender, transvestite, queer, intersex, asexual, pansexual and more). The methodology used had a qualitative field research, with open and semi-structured questions, applied in the school with an exploratory purpose to investigate the existing social relations between LGBTQIAP+ young people and cisheteronormative young people and, starting from this cut, for an analysis and problematization of the data collected on LGBTQIAP+ young people in the school-territory, in view of the research problem of how in the analyzed school the sociabilities and territorialities of LGBTQIAP+ young people are built or not. The school territory of Colégio Estadual Paraná was described, within the context of Porto Alegre/RS, with the results of identifying existing students in LGBTQIAP+ identities in this school environment, another result was the description of the sociability and territoriality of these specific young people in the school-territory and the discussion about the importance in the school perspective of these sociabilities and territorialities. The collected and analyzed results are of great political and social relevance in education to enter the debate about the sociabilities and territorialities of LGBTQIAP+ young people in school environments, considering that until recently this intermittent territory was not allowed to these young people who suffered oppression, persecution, silencing and exclusion in Brazilian schools, but which has shown changes based on political and social events in Brazilian society that have achieved inclusion and acceptance of the LGBTQIA+ population, an invisible and excluded part of this society.application/pdfporCiências sociais : EnsinoJuventudeSociabilidadeTerritorialidadeLGBTPorto Alegre (RS)YouthSociabilityTerritorialityTerritorialidades e sociabilidades dos jovens LGBTQIAP+ : perspectivas no Colégio Estadual Paraná em Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172670.pdf.txt001172670.pdf.txtExtracted Texttext/plain112749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261895/2/001172670.pdf.txt3ae12000b1dd8fe021974959cbd4a91eMD52ORIGINAL001172670.pdfTexto completoapplication/pdf1011134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261895/1/001172670.pdfa1216f483ed5a872c4a8c469b861c4a5MD5110183/2618952023-07-10 10:44:01.33oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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