Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaqueline de Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102689
Resumo: O objetivo do presente trabalho é o estudo de uma proposta para o conteúdo de modelos atômicos no ensino de Química para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fim de avaliar a proposta utilizada no Estágio de Docência que foi realizada em uma turma da Educação Básica, totalidade 7, correspondente ao primeiro ano do ensino médio. A pesquisa realizada teve cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso, envolvendo a aplicação de questionários com os educandos e análise dos documentos do currículo da escola. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, as Obras de Paulo Freire e as pesquisas de Sergio Haddad; e outros autores para refletir e fundamentar o presente trabalho. Com os dados analisados verificamos a convergência dos documentos oficiais da escola com os princípios que fundamentam a Legislação da EJA. O estudo do perfil dos alunos e seus interesses auxiliaram na elaboração da proposta de ensino utilizada, pois o trabalho foi direcionado às necessidades formativas dos conhecimentos escolares relacionados aos contextos de trabalho e vivências dos alunos. As estratégias de ensino utilizadas contribuíram para a melhor compreensão dos alunos de que a química é uma ciência em constante construção e que são utilizados modelos teóricos e matemáticos a fim de representar os fenômenos estudados.
id UFRGS-2_bca747bfd04340a7ec952fb5a33d91d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102689
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Jaqueline de LimaPassos, Camila GreffSalgado, Tania Denise Miskinis2014-09-10T02:11:30Z2014http://hdl.handle.net/10183/102689000935511O objetivo do presente trabalho é o estudo de uma proposta para o conteúdo de modelos atômicos no ensino de Química para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fim de avaliar a proposta utilizada no Estágio de Docência que foi realizada em uma turma da Educação Básica, totalidade 7, correspondente ao primeiro ano do ensino médio. A pesquisa realizada teve cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso, envolvendo a aplicação de questionários com os educandos e análise dos documentos do currículo da escola. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, as Obras de Paulo Freire e as pesquisas de Sergio Haddad; e outros autores para refletir e fundamentar o presente trabalho. Com os dados analisados verificamos a convergência dos documentos oficiais da escola com os princípios que fundamentam a Legislação da EJA. O estudo do perfil dos alunos e seus interesses auxiliaram na elaboração da proposta de ensino utilizada, pois o trabalho foi direcionado às necessidades formativas dos conhecimentos escolares relacionados aos contextos de trabalho e vivências dos alunos. As estratégias de ensino utilizadas contribuíram para a melhor compreensão dos alunos de que a química é uma ciência em constante construção e que são utilizados modelos teóricos e matemáticos a fim de representar os fenômenos estudados.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino de quimicaFormação de professores : QuímicaUma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935511.pdf000935511.pdfTexto completoapplication/pdf357347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/1/000935511.pdf0cc8c7359a5fefabb9ce263bd4675e3fMD51TEXT000935511.pdf.txt000935511.pdf.txtExtracted Texttext/plain88774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/2/000935511.pdf.txt011ea83bd0aa7e89be2cc6a75ee3b5c5MD52THUMBNAIL000935511.pdf.jpg000935511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/3/000935511.pdf.jpg8f6fb31d8a2a8bf44721ddcc66bd28efMD5310183/1026892018-10-23 09:13:38.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102689Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
title Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
spellingShingle Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
Silva, Jaqueline de Lima
Educação de jovens e adultos
Ensino de quimica
Formação de professores : Química
title_short Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
title_full Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
title_fullStr Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
title_sort Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
author Silva, Jaqueline de Lima
author_facet Silva, Jaqueline de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jaqueline de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Passos, Camila Greff
Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino de quimica
Formação de professores : Química
topic Educação de jovens e adultos
Ensino de quimica
Formação de professores : Química
description O objetivo do presente trabalho é o estudo de uma proposta para o conteúdo de modelos atômicos no ensino de Química para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fim de avaliar a proposta utilizada no Estágio de Docência que foi realizada em uma turma da Educação Básica, totalidade 7, correspondente ao primeiro ano do ensino médio. A pesquisa realizada teve cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso, envolvendo a aplicação de questionários com os educandos e análise dos documentos do currículo da escola. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, as Obras de Paulo Freire e as pesquisas de Sergio Haddad; e outros autores para refletir e fundamentar o presente trabalho. Com os dados analisados verificamos a convergência dos documentos oficiais da escola com os princípios que fundamentam a Legislação da EJA. O estudo do perfil dos alunos e seus interesses auxiliaram na elaboração da proposta de ensino utilizada, pois o trabalho foi direcionado às necessidades formativas dos conhecimentos escolares relacionados aos contextos de trabalho e vivências dos alunos. As estratégias de ensino utilizadas contribuíram para a melhor compreensão dos alunos de que a química é uma ciência em constante construção e que são utilizados modelos teóricos e matemáticos a fim de representar os fenômenos estudados.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102689
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000935511
url http://hdl.handle.net/10183/102689
identifier_str_mv 000935511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/1/000935511.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/2/000935511.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/3/000935511.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0cc8c7359a5fefabb9ce263bd4675e3f
011ea83bd0aa7e89be2cc6a75ee3b5c5
8f6fb31d8a2a8bf44721ddcc66bd28ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132731080704