Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102689 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é o estudo de uma proposta para o conteúdo de modelos atômicos no ensino de Química para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fim de avaliar a proposta utilizada no Estágio de Docência que foi realizada em uma turma da Educação Básica, totalidade 7, correspondente ao primeiro ano do ensino médio. A pesquisa realizada teve cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso, envolvendo a aplicação de questionários com os educandos e análise dos documentos do currículo da escola. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, as Obras de Paulo Freire e as pesquisas de Sergio Haddad; e outros autores para refletir e fundamentar o presente trabalho. Com os dados analisados verificamos a convergência dos documentos oficiais da escola com os princípios que fundamentam a Legislação da EJA. O estudo do perfil dos alunos e seus interesses auxiliaram na elaboração da proposta de ensino utilizada, pois o trabalho foi direcionado às necessidades formativas dos conhecimentos escolares relacionados aos contextos de trabalho e vivências dos alunos. As estratégias de ensino utilizadas contribuíram para a melhor compreensão dos alunos de que a química é uma ciência em constante construção e que são utilizados modelos teóricos e matemáticos a fim de representar os fenômenos estudados. |
id |
UFRGS-2_bca747bfd04340a7ec952fb5a33d91d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102689 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Jaqueline de LimaPassos, Camila GreffSalgado, Tania Denise Miskinis2014-09-10T02:11:30Z2014http://hdl.handle.net/10183/102689000935511O objetivo do presente trabalho é o estudo de uma proposta para o conteúdo de modelos atômicos no ensino de Química para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fim de avaliar a proposta utilizada no Estágio de Docência que foi realizada em uma turma da Educação Básica, totalidade 7, correspondente ao primeiro ano do ensino médio. A pesquisa realizada teve cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso, envolvendo a aplicação de questionários com os educandos e análise dos documentos do currículo da escola. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, as Obras de Paulo Freire e as pesquisas de Sergio Haddad; e outros autores para refletir e fundamentar o presente trabalho. Com os dados analisados verificamos a convergência dos documentos oficiais da escola com os princípios que fundamentam a Legislação da EJA. O estudo do perfil dos alunos e seus interesses auxiliaram na elaboração da proposta de ensino utilizada, pois o trabalho foi direcionado às necessidades formativas dos conhecimentos escolares relacionados aos contextos de trabalho e vivências dos alunos. As estratégias de ensino utilizadas contribuíram para a melhor compreensão dos alunos de que a química é uma ciência em constante construção e que são utilizados modelos teóricos e matemáticos a fim de representar os fenômenos estudados.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino de quimicaFormação de professores : QuímicaUma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935511.pdf000935511.pdfTexto completoapplication/pdf357347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/1/000935511.pdf0cc8c7359a5fefabb9ce263bd4675e3fMD51TEXT000935511.pdf.txt000935511.pdf.txtExtracted Texttext/plain88774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/2/000935511.pdf.txt011ea83bd0aa7e89be2cc6a75ee3b5c5MD52THUMBNAIL000935511.pdf.jpg000935511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/3/000935511.pdf.jpg8f6fb31d8a2a8bf44721ddcc66bd28efMD5310183/1026892018-10-23 09:13:38.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102689Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos |
title |
Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos Silva, Jaqueline de Lima Educação de jovens e adultos Ensino de quimica Formação de professores : Química |
title_short |
Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos |
title_full |
Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos |
title_sort |
Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos |
author |
Silva, Jaqueline de Lima |
author_facet |
Silva, Jaqueline de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jaqueline de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Camila Greff |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Passos, Camila Greff Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino de quimica Formação de professores : Química |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino de quimica Formação de professores : Química |
description |
O objetivo do presente trabalho é o estudo de uma proposta para o conteúdo de modelos atômicos no ensino de Química para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fim de avaliar a proposta utilizada no Estágio de Docência que foi realizada em uma turma da Educação Básica, totalidade 7, correspondente ao primeiro ano do ensino médio. A pesquisa realizada teve cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso, envolvendo a aplicação de questionários com os educandos e análise dos documentos do currículo da escola. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, as Obras de Paulo Freire e as pesquisas de Sergio Haddad; e outros autores para refletir e fundamentar o presente trabalho. Com os dados analisados verificamos a convergência dos documentos oficiais da escola com os princípios que fundamentam a Legislação da EJA. O estudo do perfil dos alunos e seus interesses auxiliaram na elaboração da proposta de ensino utilizada, pois o trabalho foi direcionado às necessidades formativas dos conhecimentos escolares relacionados aos contextos de trabalho e vivências dos alunos. As estratégias de ensino utilizadas contribuíram para a melhor compreensão dos alunos de que a química é uma ciência em constante construção e que são utilizados modelos teóricos e matemáticos a fim de representar os fenômenos estudados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102689 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935511 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102689 |
identifier_str_mv |
000935511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/1/000935511.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/2/000935511.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102689/3/000935511.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0cc8c7359a5fefabb9ce263bd4675e3f 011ea83bd0aa7e89be2cc6a75ee3b5c5 8f6fb31d8a2a8bf44721ddcc66bd28ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132731080704 |