Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marisa Cristina Vorraber
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231997
Resumo: O trabalho analisa as implicações da hermenêutica na educação popular numa tentativa de responder à seguinte questão: como penetrar o universo da cultura dos grupos populares e trabalhar com eles, produzindo um saber a favor deles? A discussão se desenvolve a partir da demarcação das acepções em que são tomados os conceitos centrais, tratando de: a) rever a trajetória da pesquisa-ação como metodologia de investigação; b) atualizar o sentido do termo popular; c) situar a hermenêutica no contexto da discussão contemporânea sobre a ciência e o conhecimento.
id UFRGS-2_bde30be2c37ae2205d5583ce01e44d30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231997
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Marisa Cristina Vorraber2021-11-18T04:25:18Z19940100-3143http://hdl.handle.net/10183/231997000095084O trabalho analisa as implicações da hermenêutica na educação popular numa tentativa de responder à seguinte questão: como penetrar o universo da cultura dos grupos populares e trabalhar com eles, produzindo um saber a favor deles? A discussão se desenvolve a partir da demarcação das acepções em que são tomados os conceitos centrais, tratando de: a) rever a trajetória da pesquisa-ação como metodologia de investigação; b) atualizar o sentido do termo popular; c) situar a hermenêutica no contexto da discussão contemporânea sobre a ciência e o conhecimento.This study analyses the implications of hermeneutics in popular education, in an attempt to answer the following question: how to penetrate the cultural universe of popular groups and work with them, producing knowledge in their favor? The discussion develops based on the delineation of meanings of the central concepts, attempting to: a) review the trajectory of action research as an investigative methodology; b) update the meaning of the term popular; c) situate hermeneutics in the context of current discussion on science and knowledge.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (jul./dez. 1994), p. 35-46Pesquisa educacionalEducação popularHermenêuticaConhecimentoPesquisa-açãoAction researchPopular educationHermeneutics and popular educationResearch in popular educationPopular education and knowledgePesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popularAction research and hermeneutics : interpreting tradition in popular educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000095084.pdf.txt000095084.pdf.txtExtracted Texttext/plain34659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231997/2/000095084.pdf.txt4e469046b4e1499f6d4bd13dec829f10MD52ORIGINAL000095084.pdfTexto completoapplication/pdf214126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231997/1/000095084.pdf5e7f7eedeb6b65ed84d88be23c3102d5MD5110183/2319972021-11-20 06:17:00.97029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Action research and hermeneutics : interpreting tradition in popular education
title Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
spellingShingle Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
Costa, Marisa Cristina Vorraber
Pesquisa educacional
Educação popular
Hermenêutica
Conhecimento
Pesquisa-ação
Action research
Popular education
Hermeneutics and popular education
Research in popular education
Popular education and knowledge
title_short Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
title_full Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
title_fullStr Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
title_full_unstemmed Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
title_sort Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
author Costa, Marisa Cristina Vorraber
author_facet Costa, Marisa Cristina Vorraber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marisa Cristina Vorraber
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Educação popular
Hermenêutica
Conhecimento
Pesquisa-ação
topic Pesquisa educacional
Educação popular
Hermenêutica
Conhecimento
Pesquisa-ação
Action research
Popular education
Hermeneutics and popular education
Research in popular education
Popular education and knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Action research
Popular education
Hermeneutics and popular education
Research in popular education
Popular education and knowledge
description O trabalho analisa as implicações da hermenêutica na educação popular numa tentativa de responder à seguinte questão: como penetrar o universo da cultura dos grupos populares e trabalhar com eles, produzindo um saber a favor deles? A discussão se desenvolve a partir da demarcação das acepções em que são tomados os conceitos centrais, tratando de: a) rever a trajetória da pesquisa-ação como metodologia de investigação; b) atualizar o sentido do termo popular; c) situar a hermenêutica no contexto da discussão contemporânea sobre a ciência e o conhecimento.
publishDate 1994
dc.date.issued.fl_str_mv 1994
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-18T04:25:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231997
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000095084
identifier_str_mv 0100-3143
000095084
url http://hdl.handle.net/10183/231997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (jul./dez. 1994), p. 35-46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231997/2/000095084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231997/1/000095084.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e469046b4e1499f6d4bd13dec829f10
5e7f7eedeb6b65ed84d88be23c3102d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042806177792