Estratégias educativas para melhorar a adesão à identificação do paciente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132098 |
Resumo: | Objetivo: analisar o impacto de ações educativas nos resultados do indicador de adesão à verifi cação da pulseira de identifi cação de pacientes, antes da realização de cuidados de maior risco. Métodos: estudo descritivo e exploratório, conduzido em hospital universitário de grande porte, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, com 6.201 pacientes entrevistados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: a análise e o acompanhamento do indicador de adesão ao uso da pulseira de identifi cação do paciente demonstraram uma tendência de aumento do percentual, atingindo, ao longo do período estudado, de 42,9% a 57,8%, entre janeiro e abril de 2013, e de 81,38% a 94,37%, entre setembro e dezembro de 2014. Conclusões: as estratégias educativas, ancoradas na sensibilização da equipe, otimizaram a adesão dos profi ssionais à verifi cação da identifi cação do paciente, o que contribui para o fortalecimento da cultura de segurança na instituição. |
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Hemesath, Melissa PradeSantos, Helena Barreto dosTorelly, Ethel Maris SchroderBarbosa, Amanda da SilveiraMagalhães, Ana Maria Müller de2016-01-21T02:43:06Z20150102-6933http://hdl.handle.net/10183/132098000980482Objetivo: analisar o impacto de ações educativas nos resultados do indicador de adesão à verifi cação da pulseira de identifi cação de pacientes, antes da realização de cuidados de maior risco. Métodos: estudo descritivo e exploratório, conduzido em hospital universitário de grande porte, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, com 6.201 pacientes entrevistados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: a análise e o acompanhamento do indicador de adesão ao uso da pulseira de identifi cação do paciente demonstraram uma tendência de aumento do percentual, atingindo, ao longo do período estudado, de 42,9% a 57,8%, entre janeiro e abril de 2013, e de 81,38% a 94,37%, entre setembro e dezembro de 2014. Conclusões: as estratégias educativas, ancoradas na sensibilização da equipe, otimizaram a adesão dos profi ssionais à verifi cação da identifi cação do paciente, o que contribui para o fortalecimento da cultura de segurança na instituição.Objective: The aim of this study was to analyze the impact of educational actions on the results of an adherence indicator while checking patient identifi cation wristbands before high-risk care. Methods: This is a descriptive and exploratory study that was conducted in a large university hospital between January 2013 and December 2014, where 6,201 patients were interviewed. Data were analyzed by descriptive statistics. Results: The analysis and monitoring of the adherence indicator in patient identifi cation wristbands showed a tendency to increased percentage along the study period, from 42.9% to 57.8% between January and April 2013,and from 81.38% to 94.37% between September and December 2014. Conclusions: Teaching strategies based on staff awareness improved the professionals’ adherence to checking patient ID wristbands. In addition, this result can contribute to strengthening the safety culture within the institution.Objetivo: analizar el impacto de las acciones educativas en los resultados del indicador de adhesión a la verifi cación de la pulsera de identifi cación de los pacientes hospitalizados, previo a la atención más arriesgada. Métodos: estudio descriptivo y exploratorio, realizado en gran hospital universitario, entre enero de 2013 y diciembre de 2014, con 6.201 pacientes entrevistados. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva. Resultados: el análisis y el acompañamiento del indicador de adhesión al uso de la pulsera de identifi cación del paciente ha demostrado una tendencia de aumento del porcentual, alcanzando a lo largo del periodo estudiado, de 42,9% a 57,8% entre enero y abril de 2013 para 81,38% a 94,37% entre septiembre y diciembre de 2014. Conclusiones: las estrategias educativas, ancladas en la conciencia de equipo, han optimizado la adherencia de los profesionales para verifi car la identifi cación del paciente, lo que ayuda a fortalecer la cultura de seguridad en la institución.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 36, n.4 (dez. 2015), p. 43-48Sistemas de identificação de pacientesSegurança do pacienteEducação continuada : SaúdePatient identifi cation systemsPatient safetyIndicators of health serviceContinuing educationSistemas de identifi cación de pacientesSeguridad del pacienteIndicadores de serviciosEducación continuadaEstratégias educativas para melhorar a adesão à identificação do pacienteEducational strategies to improve adherence to patient identification Estrategias educativas para mejorar la adhesión a la identificación del paciente info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980482.pdf000980482.pdfTexto completoapplication/pdf487008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132098/1/000980482.pdf0720a63eaeb6b6e7373c09d1b20afd9fMD51TEXT000980482.pdf.txt000980482.pdf.txtExtracted Texttext/plain31925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132098/2/000980482.pdf.txt7356e77de375d862c8e2eb438d8b353cMD52THUMBNAIL000980482.pdf.jpg000980482.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132098/3/000980482.pdf.jpg7d18f7b59e453c5998f2989ccb6a6b60MD5310183/1320982018-10-26 09:29:49.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132098Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:29:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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