Transformações da vida em sociedade através das mídias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95948 |
Resumo: | Hoje vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro e essa tecnologia influencia à sociedade e em consequência, a educação. Esta monografia busca analisar a influência das mídias na sociedade, bem como sua relação com a educação. Essa pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa realizada no Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo, localizado no centro da cidade, nas proximidades do bairro Popular, atendendo alunos de todos os bairros do município, assim como os alunos da zona rural. Os sujeitos pesquisados foram 28 alunos do primeiro ano, do Ensino Médio. Para coleta de dados, nas aulas de Seminário, no turno da tarde, uma vez por semana, durante os meses de maio a agosto, os alunos foram observados através das tecnologias que possuem em casa e do preenchimento de uma planilha entregue para todas as famílias. Através dos relatórios, após as visitações e da tabulação sobre as planilhas, confirmou-se que para o aluno ter autonomia, comprometimento e envolvimento, o ensino deve ser embasado nas tecnologias, com atividades variadas e a busca de diferentes meios da cultura midiática. Os educandos devem acompanham a era tecnológica, pois demonstram nas suas interações ter grande domínio das mesmas, fazendo a diferença no processo de ensinoaprendizagem. |
id |
UFRGS-2_becdfced33470d9865637a052b963577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95948 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Claudia da SilvaFlores, Maria Lucia Pozzatti2014-06-03T02:03:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/95948000912317Hoje vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro e essa tecnologia influencia à sociedade e em consequência, a educação. Esta monografia busca analisar a influência das mídias na sociedade, bem como sua relação com a educação. Essa pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa realizada no Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo, localizado no centro da cidade, nas proximidades do bairro Popular, atendendo alunos de todos os bairros do município, assim como os alunos da zona rural. Os sujeitos pesquisados foram 28 alunos do primeiro ano, do Ensino Médio. Para coleta de dados, nas aulas de Seminário, no turno da tarde, uma vez por semana, durante os meses de maio a agosto, os alunos foram observados através das tecnologias que possuem em casa e do preenchimento de uma planilha entregue para todas as famílias. Através dos relatórios, após as visitações e da tabulação sobre as planilhas, confirmou-se que para o aluno ter autonomia, comprometimento e envolvimento, o ensino deve ser embasado nas tecnologias, com atividades variadas e a busca de diferentes meios da cultura midiática. Os educandos devem acompanham a era tecnológica, pois demonstram nas suas interações ter grande domínio das mesmas, fazendo a diferença no processo de ensinoaprendizagem.Today he lives in a technological age in which they show live events worldwide and the technology influences society and consequently education. This monograph seeks to analyze the influence of media in society and its relationship to education. The research was conducted by a qualitative approach, in State College Professor Antonio Lemos de Araújo, located in the city center, near the neighborhood Popular, serving students from all neighborhoods of the city, as well as students from rural areas. The study subjects were 28 students of the first year of high school. For data collection, the Seminar classes, in the afternoon, once a week during the months may to august students were observed through the technologies they have at home and filling out a worksheet given to all families . Through the reports, after the visitations and the tab on the spreadsheet, it was confirmed that for the learner autonomy, commitment and involvement, teaching must be grounded in technology, with varied activities and the search for different means of media culture. The learners must accompany the technological age, they show in their interactions have great mastery of them, making a difference in teaching and learning.application/pdfporTecnologiaAprendizagemMediaLearningInnovationTransformações da vida em sociedade através das mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912317.pdf000912317.pdfTexto completoapplication/pdf147164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/1/000912317.pdf32f8884948d151a9889a7419635a6227MD51TEXT000912317.pdf.txt000912317.pdf.txtExtracted Texttext/plain38542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/2/000912317.pdf.txte2ff413bcf93e15f7e4f1b72efa5f1acMD52THUMBNAIL000912317.pdf.jpg000912317.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/3/000912317.pdf.jpg341be127a200437cd0c0e15744e07d9aMD5310183/959482018-10-15 09:17:22.365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95948Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:17:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformações da vida em sociedade através das mídias |
title |
Transformações da vida em sociedade através das mídias |
spellingShingle |
Transformações da vida em sociedade através das mídias Teixeira, Claudia da Silva Tecnologia Aprendizagem Media Learning Innovation |
title_short |
Transformações da vida em sociedade através das mídias |
title_full |
Transformações da vida em sociedade através das mídias |
title_fullStr |
Transformações da vida em sociedade através das mídias |
title_full_unstemmed |
Transformações da vida em sociedade através das mídias |
title_sort |
Transformações da vida em sociedade através das mídias |
author |
Teixeira, Claudia da Silva |
author_facet |
Teixeira, Claudia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Claudia da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
contributor_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Aprendizagem |
topic |
Tecnologia Aprendizagem Media Learning Innovation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media Learning Innovation |
description |
Hoje vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro e essa tecnologia influencia à sociedade e em consequência, a educação. Esta monografia busca analisar a influência das mídias na sociedade, bem como sua relação com a educação. Essa pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa realizada no Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo, localizado no centro da cidade, nas proximidades do bairro Popular, atendendo alunos de todos os bairros do município, assim como os alunos da zona rural. Os sujeitos pesquisados foram 28 alunos do primeiro ano, do Ensino Médio. Para coleta de dados, nas aulas de Seminário, no turno da tarde, uma vez por semana, durante os meses de maio a agosto, os alunos foram observados através das tecnologias que possuem em casa e do preenchimento de uma planilha entregue para todas as famílias. Através dos relatórios, após as visitações e da tabulação sobre as planilhas, confirmou-se que para o aluno ter autonomia, comprometimento e envolvimento, o ensino deve ser embasado nas tecnologias, com atividades variadas e a busca de diferentes meios da cultura midiática. Os educandos devem acompanham a era tecnológica, pois demonstram nas suas interações ter grande domínio das mesmas, fazendo a diferença no processo de ensinoaprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95948 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912317 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95948 |
identifier_str_mv |
000912317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/1/000912317.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/2/000912317.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/3/000912317.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32f8884948d151a9889a7419635a6227 e2ff413bcf93e15f7e4f1b72efa5f1ac 341be127a200437cd0c0e15744e07d9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792789934520664064 |