Transformações da vida em sociedade através das mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Claudia da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95948
Resumo: Hoje vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro e essa tecnologia influencia à sociedade e em consequência, a educação. Esta monografia busca analisar a influência das mídias na sociedade, bem como sua relação com a educação. Essa pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa realizada no Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo, localizado no centro da cidade, nas proximidades do bairro Popular, atendendo alunos de todos os bairros do município, assim como os alunos da zona rural. Os sujeitos pesquisados foram 28 alunos do primeiro ano, do Ensino Médio. Para coleta de dados, nas aulas de Seminário, no turno da tarde, uma vez por semana, durante os meses de maio a agosto, os alunos foram observados através das tecnologias que possuem em casa e do preenchimento de uma planilha entregue para todas as famílias. Através dos relatórios, após as visitações e da tabulação sobre as planilhas, confirmou-se que para o aluno ter autonomia, comprometimento e envolvimento, o ensino deve ser embasado nas tecnologias, com atividades variadas e a busca de diferentes meios da cultura midiática. Os educandos devem acompanham a era tecnológica, pois demonstram nas suas interações ter grande domínio das mesmas, fazendo a diferença no processo de ensinoaprendizagem.
id UFRGS-2_becdfced33470d9865637a052b963577
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95948
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Claudia da SilvaFlores, Maria Lucia Pozzatti2014-06-03T02:03:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/95948000912317Hoje vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro e essa tecnologia influencia à sociedade e em consequência, a educação. Esta monografia busca analisar a influência das mídias na sociedade, bem como sua relação com a educação. Essa pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa realizada no Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo, localizado no centro da cidade, nas proximidades do bairro Popular, atendendo alunos de todos os bairros do município, assim como os alunos da zona rural. Os sujeitos pesquisados foram 28 alunos do primeiro ano, do Ensino Médio. Para coleta de dados, nas aulas de Seminário, no turno da tarde, uma vez por semana, durante os meses de maio a agosto, os alunos foram observados através das tecnologias que possuem em casa e do preenchimento de uma planilha entregue para todas as famílias. Através dos relatórios, após as visitações e da tabulação sobre as planilhas, confirmou-se que para o aluno ter autonomia, comprometimento e envolvimento, o ensino deve ser embasado nas tecnologias, com atividades variadas e a busca de diferentes meios da cultura midiática. Os educandos devem acompanham a era tecnológica, pois demonstram nas suas interações ter grande domínio das mesmas, fazendo a diferença no processo de ensinoaprendizagem.Today he lives in a technological age in which they show live events worldwide and the technology influences society and consequently education. This monograph seeks to analyze the influence of media in society and its relationship to education. The research was conducted by a qualitative approach, in State College Professor Antonio Lemos de Araújo, located in the city center, near the neighborhood Popular, serving students from all neighborhoods of the city, as well as students from rural areas. The study subjects were 28 students of the first year of high school. For data collection, the Seminar classes, in the afternoon, once a week during the months may to august students were observed through the technologies they have at home and filling out a worksheet given to all families . Through the reports, after the visitations and the tab on the spreadsheet, it was confirmed that for the learner autonomy, commitment and involvement, teaching must be grounded in technology, with varied activities and the search for different means of media culture. The learners must accompany the technological age, they show in their interactions have great mastery of them, making a difference in teaching and learning.application/pdfporTecnologiaAprendizagemMediaLearningInnovationTransformações da vida em sociedade através das mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912317.pdf000912317.pdfTexto completoapplication/pdf147164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/1/000912317.pdf32f8884948d151a9889a7419635a6227MD51TEXT000912317.pdf.txt000912317.pdf.txtExtracted Texttext/plain38542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/2/000912317.pdf.txte2ff413bcf93e15f7e4f1b72efa5f1acMD52THUMBNAIL000912317.pdf.jpg000912317.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/3/000912317.pdf.jpg341be127a200437cd0c0e15744e07d9aMD5310183/959482018-10-15 09:17:22.365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95948Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:17:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformações da vida em sociedade através das mídias
title Transformações da vida em sociedade através das mídias
spellingShingle Transformações da vida em sociedade através das mídias
Teixeira, Claudia da Silva
Tecnologia
Aprendizagem
Media
Learning
Innovation
title_short Transformações da vida em sociedade através das mídias
title_full Transformações da vida em sociedade através das mídias
title_fullStr Transformações da vida em sociedade através das mídias
title_full_unstemmed Transformações da vida em sociedade através das mídias
title_sort Transformações da vida em sociedade através das mídias
author Teixeira, Claudia da Silva
author_facet Teixeira, Claudia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Claudia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
contributor_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Aprendizagem
topic Tecnologia
Aprendizagem
Media
Learning
Innovation
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Learning
Innovation
description Hoje vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro e essa tecnologia influencia à sociedade e em consequência, a educação. Esta monografia busca analisar a influência das mídias na sociedade, bem como sua relação com a educação. Essa pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa realizada no Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo, localizado no centro da cidade, nas proximidades do bairro Popular, atendendo alunos de todos os bairros do município, assim como os alunos da zona rural. Os sujeitos pesquisados foram 28 alunos do primeiro ano, do Ensino Médio. Para coleta de dados, nas aulas de Seminário, no turno da tarde, uma vez por semana, durante os meses de maio a agosto, os alunos foram observados através das tecnologias que possuem em casa e do preenchimento de uma planilha entregue para todas as famílias. Através dos relatórios, após as visitações e da tabulação sobre as planilhas, confirmou-se que para o aluno ter autonomia, comprometimento e envolvimento, o ensino deve ser embasado nas tecnologias, com atividades variadas e a busca de diferentes meios da cultura midiática. Os educandos devem acompanham a era tecnológica, pois demonstram nas suas interações ter grande domínio das mesmas, fazendo a diferença no processo de ensinoaprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95948
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912317
url http://hdl.handle.net/10183/95948
identifier_str_mv 000912317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/1/000912317.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/2/000912317.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95948/3/000912317.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32f8884948d151a9889a7419635a6227
e2ff413bcf93e15f7e4f1b72efa5f1ac
341be127a200437cd0c0e15744e07d9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789934520664064