A characterization of the AS-Path prepending usage as a traffic engineering tool on the Internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198504 |
Resumo: | AS-Path prepending (ASPP) é uma técnica usada por operadores de rede para realizar engenharia de tráfego e influenciar as decisões de encaminhamento de outros Sistemas Autônomos. ASPP consiste em inflacionar artificialmente o comprimento do caminho, adicionando o número de AS várias vezes ao caminho para torná-lo mais longo e, portanto, menos provável de ser escolhido. Embora o ASPP seja uma técnica de engenharia de tráfego reconhecida, seu uso indiscriminado pode instroduzir vulnerabilidades ao roteamento BGP. O objetivo deste trabalho de graduação é realizar uma ampla caracterização do uso do ASPP na Internet atual. Para este fim, nós analisamos as tabelas BGP de seis diferentes coletores de rotas espalhados ao redor do mundo. Em nossa análise, descobrimos que o uso de ASPP está presente em aproximadamente 20% dos anúncios BGP e é efetivamente usado como uma ferramenta de engenharia de tráfego. Também mostramos que um número considerável de rotas é visto consistentemente com o mecanismo de path prepending em diferentes regiões, o que é inesperado, visto que prepending deveria ser utilizado em um número limitado de rotas. Por fim, mostramos que, ao longo de três meses, quase 65% dos caminhos permaneceram idênticos, indicando que o uso é relativamente estável. |
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Leal, Lucas dos SantosBarcellos, Antonio Marinho PillaMarcos, Pedro de Botelho2019-08-29T02:34:36Z2019http://hdl.handle.net/10183/198504001098506AS-Path prepending (ASPP) é uma técnica usada por operadores de rede para realizar engenharia de tráfego e influenciar as decisões de encaminhamento de outros Sistemas Autônomos. ASPP consiste em inflacionar artificialmente o comprimento do caminho, adicionando o número de AS várias vezes ao caminho para torná-lo mais longo e, portanto, menos provável de ser escolhido. Embora o ASPP seja uma técnica de engenharia de tráfego reconhecida, seu uso indiscriminado pode instroduzir vulnerabilidades ao roteamento BGP. O objetivo deste trabalho de graduação é realizar uma ampla caracterização do uso do ASPP na Internet atual. Para este fim, nós analisamos as tabelas BGP de seis diferentes coletores de rotas espalhados ao redor do mundo. Em nossa análise, descobrimos que o uso de ASPP está presente em aproximadamente 20% dos anúncios BGP e é efetivamente usado como uma ferramenta de engenharia de tráfego. Também mostramos que um número considerável de rotas é visto consistentemente com o mecanismo de path prepending em diferentes regiões, o que é inesperado, visto que prepending deveria ser utilizado em um número limitado de rotas. Por fim, mostramos que, ao longo de três meses, quase 65% dos caminhos permaneceram idênticos, indicando que o uso é relativamente estável.AS-PATH prepending (ASPP) is a technique used by network operators to perform traffic engineering and influence the egress decisions of other ASes. ASPP consists of artificially inflating the path length by adding the AS number multiple times to the path to make it longer and thus less likely to be chosen. Although ASPP is an acceptable traffic engineering technique, its indiscriminate use can introduce vulnerabilities to the BGP routing system. The goal of this graduation work is to perform an extensive characterization of ASPP usage on current day Internet. To this end, we analyzed the BGP tables from six different route collectors spread across the globe. In our analysis, we found out that ASPP is present in approximately 20% of BGP announcements and is effectively used as a traffic engineering tool. We also show that a considerable number of routes is consistently seen in different regions equally prepended, which was unexpected since prepending should be used in a limited number of paths. Lastly, we show that over three months, almost 65% of paths remained identically prepended, indicating that the usage is relatively stable.application/pdfengRedes : ComputadoresInternetprependingAS-PathA characterization of the AS-Path prepending usage as a traffic engineering tool on the InternetUma caracterização do emprego de AS-Path prepending como uma ferramenta de engenharia de tráfego na Internet info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2019Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098506.pdf.txt001098506.pdf.txtExtracted Texttext/plain98816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198504/2/001098506.pdf.txtad0d38afa89e875a0a90fb098f2ea08cMD52ORIGINAL001098506.pdfTexto completo (inglês)application/pdf7401223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198504/1/001098506.pdfaf8761c8b879501f93729e4caaa9c7cfMD5110183/1985042021-05-26 04:30:29.369001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198504Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:30:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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AS-Path prepending (ASPP) é uma técnica usada por operadores de rede para realizar engenharia de tráfego e influenciar as decisões de encaminhamento de outros Sistemas Autônomos. ASPP consiste em inflacionar artificialmente o comprimento do caminho, adicionando o número de AS várias vezes ao caminho para torná-lo mais longo e, portanto, menos provável de ser escolhido. Embora o ASPP seja uma técnica de engenharia de tráfego reconhecida, seu uso indiscriminado pode instroduzir vulnerabilidades ao roteamento BGP. O objetivo deste trabalho de graduação é realizar uma ampla caracterização do uso do ASPP na Internet atual. Para este fim, nós analisamos as tabelas BGP de seis diferentes coletores de rotas espalhados ao redor do mundo. Em nossa análise, descobrimos que o uso de ASPP está presente em aproximadamente 20% dos anúncios BGP e é efetivamente usado como uma ferramenta de engenharia de tráfego. Também mostramos que um número considerável de rotas é visto consistentemente com o mecanismo de path prepending em diferentes regiões, o que é inesperado, visto que prepending deveria ser utilizado em um número limitado de rotas. Por fim, mostramos que, ao longo de três meses, quase 65% dos caminhos permaneceram idênticos, indicando que o uso é relativamente estável. |
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