Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/181916 |
Summary: | O texto analisa artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, os quais abordam a Campanha de Matemática, contribuição do Departamento de Educação Primária da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. A Campanha apresentou propostas para o Ensino Primário, com atividades que visavam à melhoria da aprendizagem das crianças. Em particular, são analisados três artigos, publicados no ano de 1961, relacionados ao tema “Conquistas da Matemática”, apresentando propostas para as quatro séries do primário, nas quais se identifica uma associação direta entre a matemática e o desenvolvimento tecnológico espacial. As propostas destacam a aprendizagem da matemática como fator indispensável às novas conquistas científicas e colocam em questão o conceito de cotidiano que, na Campanha, assume uma dimensão mais ampla do que aquela relacionada à vida prática da criança, mas bastante presente no contexto cultural da época. |
id |
UFRGS-2_c0d50f25bce3a0b1b79eea4e1e043a74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181916 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rios, Diogo FrancoFischer, Maria Cecilia Bueno2018-09-13T02:31:49Z20161518-3483http://hdl.handle.net/10183/181916001074343O texto analisa artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, os quais abordam a Campanha de Matemática, contribuição do Departamento de Educação Primária da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. A Campanha apresentou propostas para o Ensino Primário, com atividades que visavam à melhoria da aprendizagem das crianças. Em particular, são analisados três artigos, publicados no ano de 1961, relacionados ao tema “Conquistas da Matemática”, apresentando propostas para as quatro séries do primário, nas quais se identifica uma associação direta entre a matemática e o desenvolvimento tecnológico espacial. As propostas destacam a aprendizagem da matemática como fator indispensável às novas conquistas científicas e colocam em questão o conceito de cotidiano que, na Campanha, assume uma dimensão mais ampla do que aquela relacionada à vida prática da criança, mas bastante presente no contexto cultural da época.The text analyzes articles published in the Revista do Ensino of Rio Grande do Sul, which broach the subject Mathematics Campaign, a contribution of the Primary School Department of the Rio de Janeiro General Secretary of Education and Culture. The Campaign exposed propositions to the primary school, including activities that aim the improvement of children’s learning. In particular, there are three articles, published in 1961, related to the subject “Mathematics Achievements”, which introduce proposals to the first four years of the primary school, in which is possible to identify a direct association between the mathematics and the spatial technology development. The proposals highlight the learning of the mathematics as an indispensable element to the new scientific achievements and put into discussion the concept of daily life that, in the Campaign,assume a larger dimension than the one related to the child daily life, but pretty present in the cultural context of the period.El texto analiza artículos publicados por la Revista do Ensino del Río Grande del Sur, que abordan la Campaña de Matemática, contribución del Departamento de Educación Primaria de la Secretaria de Educación y Cultura del estado del Río de Janeiro. La Campaña presentó propuestas para la enseñanza primaria, con actividades que buscaban mejorar el nivel de aprendizaje de los niños. En particular, son analizados tres artículos, publicados en el año de 1961, relacionados al tema “Conquistas de la Matemática”, que presentan propuestas para las cuatro series de la primaria, en las cuales se identifica una asociación directa entre la matemática y el desarrollo tecnológico espacial. Las propuestas destacan el aprendizaje de la matemática como factor indispensable a las nuevas conquistas científicas y discuten el concepto de cotidiano que, en la Campaña, asume una dimensión más amplia de que aquella relacionada a la vida práctica del niño, pero bastante presente en el contexto cultural de la época.application/pdfporRevista diálogo educacional. Curitiba, PR. Vol. 16, n. 49 (jul./set. 2016), p. 589-610Revista de educaçãoEnsino primárioAprendizagem da matemáticaDiscursoModernizaçãoRevista do EnsinoPrimary schoolMathematics learningSpeechModernizationRevista do EnsinoEnseñanza primariaAprendizaje de la matemáticaDiscursoModernizaciónEspecialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)Specially dedicated to the future spacemen : modernizer speeches in the Mathematics Campaign articles published in the Revista do Ensino/RS (1961)Especialmente dedicada a los futuros espacionautas : discursos modernizadores en los artículos de la Campaña de Matemática de la Revista do Ensino/RS (1961)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074343.pdfTexto completoapplication/pdf1235089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/1/001074343.pdfcd88c358252fe0cdd3f7408842986e1dMD51TEXT001074343.pdf.txt001074343.pdf.txtExtracted Texttext/plain44203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/2/001074343.pdf.txt092d2d53170c5f2fbea2b962c341ec5aMD52THUMBNAIL001074343.pdf.jpg001074343.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/3/001074343.pdf.jpg4ca0d401a04bac4baee3777b4d436c78MD5310183/1819162018-10-05 07:48:57.187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181916Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:48:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Specially dedicated to the future spacemen : modernizer speeches in the Mathematics Campaign articles published in the Revista do Ensino/RS (1961) |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Especialmente dedicada a los futuros espacionautas : discursos modernizadores en los artículos de la Campaña de Matemática de la Revista do Ensino/RS (1961) |
title |
Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961) |
spellingShingle |
Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961) Rios, Diogo Franco Revista de educação Ensino primário Aprendizagem da matemática Discurso Modernização Revista do Ensino Primary school Mathematics learning Speech Modernization Revista do Ensino Enseñanza primaria Aprendizaje de la matemática Discurso Modernización |
title_short |
Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961) |
title_full |
Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961) |
title_fullStr |
Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961) |
title_full_unstemmed |
Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961) |
title_sort |
Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961) |
author |
Rios, Diogo Franco |
author_facet |
Rios, Diogo Franco Fischer, Maria Cecilia Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Maria Cecilia Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Diogo Franco Fischer, Maria Cecilia Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revista de educação Ensino primário Aprendizagem da matemática Discurso Modernização |
topic |
Revista de educação Ensino primário Aprendizagem da matemática Discurso Modernização Revista do Ensino Primary school Mathematics learning Speech Modernization Revista do Ensino Enseñanza primaria Aprendizaje de la matemática Discurso Modernización |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Revista do Ensino Primary school Mathematics learning Speech Modernization |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Revista do Ensino Enseñanza primaria Aprendizaje de la matemática Discurso Modernización |
description |
O texto analisa artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, os quais abordam a Campanha de Matemática, contribuição do Departamento de Educação Primária da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. A Campanha apresentou propostas para o Ensino Primário, com atividades que visavam à melhoria da aprendizagem das crianças. Em particular, são analisados três artigos, publicados no ano de 1961, relacionados ao tema “Conquistas da Matemática”, apresentando propostas para as quatro séries do primário, nas quais se identifica uma associação direta entre a matemática e o desenvolvimento tecnológico espacial. As propostas destacam a aprendizagem da matemática como fator indispensável às novas conquistas científicas e colocam em questão o conceito de cotidiano que, na Campanha, assume uma dimensão mais ampla do que aquela relacionada à vida prática da criança, mas bastante presente no contexto cultural da época. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-13T02:31:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181916 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-3483 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001074343 |
identifier_str_mv |
1518-3483 001074343 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista diálogo educacional. Curitiba, PR. Vol. 16, n. 49 (jul./set. 2016), p. 589-610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/1/001074343.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/2/001074343.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/3/001074343.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd88c358252fe0cdd3f7408842986e1d 092d2d53170c5f2fbea2b962c341ec5a 4ca0d401a04bac4baee3777b4d436c78 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224950336454656 |