Os 350 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos : o desafio de se reinventar como empresa pública e atuar em novos mercados e serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Terezinha de Fátima Nunes do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140816
Resumo: Nos últimos anos, o setor postal mundial e os Correios brasileiros têm sofrido mudanças, tanto devido à adequação das demandas dos consumidores, como ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias, que colocam em cheque as organizações e as obrigam a um novo arranjo organizacional. O presente trabalho tem por objetivo analisar as mudanças que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos se propõe, considerada de longo prazo (“Correios 2020”), e o que estas mudanças significam para os processos de trabalho, para a sociedade e para os trabalhadores (neste caso, os atendentes de agência da região de vendas 08-reven 8 – do Estado do Rio Grande do Sul). A pesquisa realizada foi de caráter exploratório, através de documentos já existentes, pesquisas realizadas anteriormente, sites da internet, e entrevista aplicada aos atendentes da reven 08, através de questionários, enviados por meios eletrônicos e que retratam o pensamento a respeito das mudanças e as percepções da mudança na dinâmica do trabalho dos atendentes. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso. Com o estudo, chegou-se à conclusão que os atendentes da região 8 apresentam comprometimento com a empresa, preocupam-se com a qualidade de serviços prestados, empenham-se em desenvolver serviços de qualidade, buscam autodesenvolvimento através da participação em treinamentos, cursos presenciais e à distância, possuem consciência da necessidade de mais estudos e procuram manter-se atualizados através dos meios de comunicação da empresa. Encontramse atualmente, no estágio da mudança em que o sentimento generalizado é de apreensão, seja com o rumo que a empresa vai tomar (temor à privatização), seja pela expectativa pelo que virá a seguir.
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