Sobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/86153 |
Resumo: | Este artigo provem de uma pesquisa realizada com os professores de educação física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre sobre as violências na escola, onde tratamos de compreender o que pensa este coletivo docente sobre as violências na escola e como lida com este fenômeno. Trata-se de um estudo descritivo-explicativo, em que realizamos entrevistas e distribuímos questionários aos participantes. O processo analítico indica que esses professores convivem entre uma sensação de insegurança e de impotência com relação às violências nas escolas e a complexidade das demandas da prática pedagógica nas escolas de Porto Alegre, uma capital com significativos índices de violências. |
id |
UFRGS-2_c23f8af0a5098461aaecd5c0ea182f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86153 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bossle, FabianoMolina Neto, VicenteWittizorecki, Elisandro Schultz2014-01-18T01:53:53Z20130104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/86153000909711Este artigo provem de uma pesquisa realizada com os professores de educação física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre sobre as violências na escola, onde tratamos de compreender o que pensa este coletivo docente sobre as violências na escola e como lida com este fenômeno. Trata-se de um estudo descritivo-explicativo, em que realizamos entrevistas e distribuímos questionários aos participantes. O processo analítico indica que esses professores convivem entre uma sensação de insegurança e de impotência com relação às violências nas escolas e a complexidade das demandas da prática pedagógica nas escolas de Porto Alegre, uma capital com significativos índices de violências.This article stems from a survey conducted with teachers of physical education of the Municipal School Network of Porto Alegre on the subject of violence in schools, in which we try to understand what is the thought that this group has on violence in schools and how it deals with this phenomenon. This is a descriptive-explanatory study in which interviews were conducted and questionnaires were handed out. The analytical process indicates that these teachers live in between a sense of insecurity as well as helplessness with regard to violence in schools and the complexity of the demands of teaching practice in schools in Porto Alegre, a capital city with significant rates of violence.Ese artículo proviene de una investigación realizada con el profesorado de educación física de la Red Municipal de Enseñanza de Porto Alegre sobre las violencias en la escuela. Es un estudio descriptivoexplicativo, donde realizamos entrevistas y los participantes han contestado a un cuestionario. El proceso analítico indica que eses profesores conviven entre una sensación de inseguridad, de impotencia en relación a la violencia en los centros de enseñanza y la complejidad de las demandas de la práctica pedagógica en las escuelas de Porto Alegre, una capital de provincia con significativos índices de violencias.application/pdfporMovimento, Porto Alegre. Vol. 19, n. 4, (out/dez de 2013), p. 47-67ViolênciaFormação de professoresEnsino fundamentalHistória de vidaViolenceSchoolsPhysical educationEducation, primaryEscuelasEducación físicaEducación primariaSobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto AlegreAbout "life as it is" : physical education teachers and the violences in public school hall of Porto AlegreSobre "la vida como ella es" : los profesores de educación física y las violencias en la escuela pública municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000909711.pdf000909711.pdfTexto completoapplication/pdf139927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86153/1/000909711.pdf14f502f0c2f62be94a22b7051f2289dbMD51TEXT000909711.pdf.txt000909711.pdf.txtExtracted Texttext/plain45938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86153/2/000909711.pdf.txt5ff7a514ba9265fdcc7d8a39d054a6d9MD52THUMBNAIL000909711.pdf.jpg000909711.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86153/3/000909711.pdf.jpg63303caf5dccc3cfb5f03fe87d61d257MD5310183/861532022-07-13 04:53:13.60978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86153Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-13T07:53:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto Alegre |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
About "life as it is" : physical education teachers and the violences in public school hall of Porto Alegre |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Sobre "la vida como ella es" : los profesores de educación física y las violencias en la escuela pública municipal de Porto Alegre |
title |
Sobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto Alegre |
spellingShingle |
Sobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto Alegre Bossle, Fabiano Violência Formação de professores Ensino fundamental História de vida Violence Schools Physical education Education, primary Escuelas Educación física Educación primaria |
title_short |
Sobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto Alegre |
title_full |
Sobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto Alegre |
title_fullStr |
Sobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Sobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto Alegre |
title_sort |
Sobre "a vida como ela é" : os professores de Educação Física e as violências na escola pública municipal de Porto Alegre |
author |
Bossle, Fabiano |
author_facet |
Bossle, Fabiano Molina Neto, Vicente Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bossle, Fabiano Molina Neto, Vicente Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Formação de professores Ensino fundamental História de vida |
topic |
Violência Formação de professores Ensino fundamental História de vida Violence Schools Physical education Education, primary Escuelas Educación física Educación primaria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Violence Schools Physical education Education, primary |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escuelas Educación física Educación primaria |
description |
Este artigo provem de uma pesquisa realizada com os professores de educação física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre sobre as violências na escola, onde tratamos de compreender o que pensa este coletivo docente sobre as violências na escola e como lida com este fenômeno. Trata-se de um estudo descritivo-explicativo, em que realizamos entrevistas e distribuímos questionários aos participantes. O processo analítico indica que esses professores convivem entre uma sensação de insegurança e de impotência com relação às violências nas escolas e a complexidade das demandas da prática pedagógica nas escolas de Porto Alegre, uma capital com significativos índices de violências. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-18T01:53:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/86153 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000909711 |
identifier_str_mv |
0104-754X 000909711 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/86153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento, Porto Alegre. Vol. 19, n. 4, (out/dez de 2013), p. 47-67 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86153/1/000909711.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86153/2/000909711.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86153/3/000909711.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14f502f0c2f62be94a22b7051f2289db 5ff7a514ba9265fdcc7d8a39d054a6d9 63303caf5dccc3cfb5f03fe87d61d257 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224820753432576 |