O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonet, Vanessa Girelli
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31676
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta pedagógica que utiliza o computador como instrumento para introduzir o pensamento algébrico. A escolha das atividades que compuseram esta proposta foi feita com base na leitura dos textos de Usiskin (2003), Lins e Gimenez (1997), House (2003), Bonadiman (2007), Demana e Leitzel (2003), Vlassis e Demonty (2002) e Kern (2008), os quais abordam aspectos da álgebra, situações-problema e o uso do computador na educação, que constituem o nosso foco. A proposta pedagógica é composta por uma atividade adaptada do livro (VLASSIS, J; DEMONTY, I. 2002) e também da sequência didática proposta por (KERN, 2008) que foi aplicada com alunos de uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública de Porto Alegre, através de uma oficina com alunos da 7ª série (atual 8º ano). Analisamos os dados coletados na oficina e traçamos um paralelo com os resultados obtidos por Kern quando implementou a sua proposta. Nas considerações finais encontram-se os resultados desta pesquisa e algumas de suas contribuições para o Ensino da Álgebra na Educação Básica.
id UFRGS-2_c360f8a476e865262b7ac3ef93bba578
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31676
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tonet, Vanessa GirelliBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-06T06:01:38Z2011http://hdl.handle.net/10183/31676000784080Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta pedagógica que utiliza o computador como instrumento para introduzir o pensamento algébrico. A escolha das atividades que compuseram esta proposta foi feita com base na leitura dos textos de Usiskin (2003), Lins e Gimenez (1997), House (2003), Bonadiman (2007), Demana e Leitzel (2003), Vlassis e Demonty (2002) e Kern (2008), os quais abordam aspectos da álgebra, situações-problema e o uso do computador na educação, que constituem o nosso foco. A proposta pedagógica é composta por uma atividade adaptada do livro (VLASSIS, J; DEMONTY, I. 2002) e também da sequência didática proposta por (KERN, 2008) que foi aplicada com alunos de uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública de Porto Alegre, através de uma oficina com alunos da 7ª série (atual 8º ano). Analisamos os dados coletados na oficina e traçamos um paralelo com os resultados obtidos por Kern quando implementou a sua proposta. Nas considerações finais encontram-se os resultados desta pesquisa e algumas de suas contribuições para o Ensino da Álgebra na Educação Básica.The main go of this work is the development has as main objective the development of a pedagogy that uses the computer as a tool to introduce algebric thinking. The choice of activities was based on reading the texts Usiskin (2003), Lins and Gimenez (1997), House (2003), Bonadiman (2007), Demana and Leitzel (2003), Vlassis and Demonty (2002) and Kern (2008), which approach aspects of algebra, problems-situation and the use of the computer in education, which will be our focus in this activity. The didactic sequence consists of an activity adapted from the book (VLASSIS, J; DEMONTY, I. 2002) and also the didactic sequence proposed by Kern (KERN, 2008) which was used with students in a private school of Porto Alegre. The collection of data occurred in a public school in Porto Alegre, through a workshop with students from 7th grade (now 8th year). We analyzed the collected data in the workshop and we draw a parallel with the results obtained by Kern when implementing his proposal. In the final considerations are the results of this research and some of its contributions to the Teaching of Algebra in Education.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoPensamento algébricoComputador : Educacao matematicaAlgebraComputing in educationTeachingLearning of mathematicsO Uso do computador como instrumento para o pensamento algébricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784080.pdf.txt000784080.pdf.txtExtracted Texttext/plain99599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/2/000784080.pdf.txt6906401ae5d6cc9755a6c86ece50fc0cMD52ORIGINAL000784080.pdf000784080.pdfTexto completoapplication/pdf2510864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/1/000784080.pdf67ac11a57431ecf346aa09540a5202b1MD51THUMBNAIL000784080.pdf.jpg000784080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/3/000784080.pdf.jpg2d7d951b11d4401f02b6816a6717add8MD5310183/316762018-10-10 07:45:10.454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico
title O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico
spellingShingle O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico
Tonet, Vanessa Girelli
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Pensamento algébrico
Computador : Educacao matematica
Algebra
Computing in education
Teaching
Learning of mathematics
title_short O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico
title_full O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico
title_fullStr O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico
title_full_unstemmed O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico
title_sort O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico
author Tonet, Vanessa Girelli
author_facet Tonet, Vanessa Girelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonet, Vanessa Girelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Pensamento algébrico
Computador : Educacao matematica
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Pensamento algébrico
Computador : Educacao matematica
Algebra
Computing in education
Teaching
Learning of mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Algebra
Computing in education
Teaching
Learning of mathematics
description Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta pedagógica que utiliza o computador como instrumento para introduzir o pensamento algébrico. A escolha das atividades que compuseram esta proposta foi feita com base na leitura dos textos de Usiskin (2003), Lins e Gimenez (1997), House (2003), Bonadiman (2007), Demana e Leitzel (2003), Vlassis e Demonty (2002) e Kern (2008), os quais abordam aspectos da álgebra, situações-problema e o uso do computador na educação, que constituem o nosso foco. A proposta pedagógica é composta por uma atividade adaptada do livro (VLASSIS, J; DEMONTY, I. 2002) e também da sequência didática proposta por (KERN, 2008) que foi aplicada com alunos de uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública de Porto Alegre, através de uma oficina com alunos da 7ª série (atual 8º ano). Analisamos os dados coletados na oficina e traçamos um paralelo com os resultados obtidos por Kern quando implementou a sua proposta. Nas considerações finais encontram-se os resultados desta pesquisa e algumas de suas contribuições para o Ensino da Álgebra na Educação Básica.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-06T06:01:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000784080
url http://hdl.handle.net/10183/31676
identifier_str_mv 000784080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/2/000784080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/1/000784080.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/3/000784080.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6906401ae5d6cc9755a6c86ece50fc0c
67ac11a57431ecf346aa09540a5202b1
2d7d951b11d4401f02b6816a6717add8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413160407040