O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31676 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta pedagógica que utiliza o computador como instrumento para introduzir o pensamento algébrico. A escolha das atividades que compuseram esta proposta foi feita com base na leitura dos textos de Usiskin (2003), Lins e Gimenez (1997), House (2003), Bonadiman (2007), Demana e Leitzel (2003), Vlassis e Demonty (2002) e Kern (2008), os quais abordam aspectos da álgebra, situações-problema e o uso do computador na educação, que constituem o nosso foco. A proposta pedagógica é composta por uma atividade adaptada do livro (VLASSIS, J; DEMONTY, I. 2002) e também da sequência didática proposta por (KERN, 2008) que foi aplicada com alunos de uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública de Porto Alegre, através de uma oficina com alunos da 7ª série (atual 8º ano). Analisamos os dados coletados na oficina e traçamos um paralelo com os resultados obtidos por Kern quando implementou a sua proposta. Nas considerações finais encontram-se os resultados desta pesquisa e algumas de suas contribuições para o Ensino da Álgebra na Educação Básica. |
id |
UFRGS-2_c360f8a476e865262b7ac3ef93bba578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31676 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tonet, Vanessa GirelliBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-06T06:01:38Z2011http://hdl.handle.net/10183/31676000784080Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta pedagógica que utiliza o computador como instrumento para introduzir o pensamento algébrico. A escolha das atividades que compuseram esta proposta foi feita com base na leitura dos textos de Usiskin (2003), Lins e Gimenez (1997), House (2003), Bonadiman (2007), Demana e Leitzel (2003), Vlassis e Demonty (2002) e Kern (2008), os quais abordam aspectos da álgebra, situações-problema e o uso do computador na educação, que constituem o nosso foco. A proposta pedagógica é composta por uma atividade adaptada do livro (VLASSIS, J; DEMONTY, I. 2002) e também da sequência didática proposta por (KERN, 2008) que foi aplicada com alunos de uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública de Porto Alegre, através de uma oficina com alunos da 7ª série (atual 8º ano). Analisamos os dados coletados na oficina e traçamos um paralelo com os resultados obtidos por Kern quando implementou a sua proposta. Nas considerações finais encontram-se os resultados desta pesquisa e algumas de suas contribuições para o Ensino da Álgebra na Educação Básica.The main go of this work is the development has as main objective the development of a pedagogy that uses the computer as a tool to introduce algebric thinking. The choice of activities was based on reading the texts Usiskin (2003), Lins and Gimenez (1997), House (2003), Bonadiman (2007), Demana and Leitzel (2003), Vlassis and Demonty (2002) and Kern (2008), which approach aspects of algebra, problems-situation and the use of the computer in education, which will be our focus in this activity. The didactic sequence consists of an activity adapted from the book (VLASSIS, J; DEMONTY, I. 2002) and also the didactic sequence proposed by Kern (KERN, 2008) which was used with students in a private school of Porto Alegre. The collection of data occurred in a public school in Porto Alegre, through a workshop with students from 7th grade (now 8th year). We analyzed the collected data in the workshop and we draw a parallel with the results obtained by Kern when implementing his proposal. In the final considerations are the results of this research and some of its contributions to the Teaching of Algebra in Education.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoPensamento algébricoComputador : Educacao matematicaAlgebraComputing in educationTeachingLearning of mathematicsO Uso do computador como instrumento para o pensamento algébricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784080.pdf.txt000784080.pdf.txtExtracted Texttext/plain99599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/2/000784080.pdf.txt6906401ae5d6cc9755a6c86ece50fc0cMD52ORIGINAL000784080.pdf000784080.pdfTexto completoapplication/pdf2510864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/1/000784080.pdf67ac11a57431ecf346aa09540a5202b1MD51THUMBNAIL000784080.pdf.jpg000784080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/3/000784080.pdf.jpg2d7d951b11d4401f02b6816a6717add8MD5310183/316762018-10-10 07:45:10.454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico |
title |
O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico |
spellingShingle |
O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico Tonet, Vanessa Girelli Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Pensamento algébrico Computador : Educacao matematica Algebra Computing in education Teaching Learning of mathematics |
title_short |
O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico |
title_full |
O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico |
title_fullStr |
O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico |
title_full_unstemmed |
O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico |
title_sort |
O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico |
author |
Tonet, Vanessa Girelli |
author_facet |
Tonet, Vanessa Girelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonet, Vanessa Girelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Pensamento algébrico Computador : Educacao matematica |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Pensamento algébrico Computador : Educacao matematica Algebra Computing in education Teaching Learning of mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Algebra Computing in education Teaching Learning of mathematics |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta pedagógica que utiliza o computador como instrumento para introduzir o pensamento algébrico. A escolha das atividades que compuseram esta proposta foi feita com base na leitura dos textos de Usiskin (2003), Lins e Gimenez (1997), House (2003), Bonadiman (2007), Demana e Leitzel (2003), Vlassis e Demonty (2002) e Kern (2008), os quais abordam aspectos da álgebra, situações-problema e o uso do computador na educação, que constituem o nosso foco. A proposta pedagógica é composta por uma atividade adaptada do livro (VLASSIS, J; DEMONTY, I. 2002) e também da sequência didática proposta por (KERN, 2008) que foi aplicada com alunos de uma escola privada de Porto Alegre. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública de Porto Alegre, através de uma oficina com alunos da 7ª série (atual 8º ano). Analisamos os dados coletados na oficina e traçamos um paralelo com os resultados obtidos por Kern quando implementou a sua proposta. Nas considerações finais encontram-se os resultados desta pesquisa e algumas de suas contribuições para o Ensino da Álgebra na Educação Básica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-06T06:01:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000784080 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31676 |
identifier_str_mv |
000784080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/2/000784080.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/1/000784080.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31676/3/000784080.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6906401ae5d6cc9755a6c86ece50fc0c 67ac11a57431ecf346aa09540a5202b1 2d7d951b11d4401f02b6816a6717add8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413160407040 |