Squib : processamento em L2 apresenta ativação neural semelhante à da L1 após meses de ausência de exposição à língua
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173359 |
Resumo: | Este estudo de ERP com uma língua artificial examinou as consequências neurais e comportamentais de um período substancial de ausência de exposição a uma L2, um cenário comum na aprendizagem de L2. O objetivo foi examinar a neurocognição da gramática de uma segunda língua (L2) na idade adulta após um período de vários meses de ausência de exposição à língua-alvo. Em particular, buscou-se verificar em que medida essa ausência acarretaria perdas na proficiência e/ou neurocognição de forma diferente que acarretam em L1. Os resultados mostram que, após a obtenção de níveis relativamente altos de proficiência na L2, vários meses de ausência de exposição à língua não necessariamente levam a uma diminuição nos níveis de desempenho. Ao invés disso, a proficiência pode não somente ser mantida como até mesmo pode ocorrer um aumento no processamento neural da sintaxe semelhante ao que ocorre na língua materna. |
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Finger, IngridMorgan-Short, KaraGrey, SarahUllman, Michael2018-03-15T02:31:30Z20111808-835Xhttp://hdl.handle.net/10183/173359000915948Este estudo de ERP com uma língua artificial examinou as consequências neurais e comportamentais de um período substancial de ausência de exposição a uma L2, um cenário comum na aprendizagem de L2. O objetivo foi examinar a neurocognição da gramática de uma segunda língua (L2) na idade adulta após um período de vários meses de ausência de exposição à língua-alvo. Em particular, buscou-se verificar em que medida essa ausência acarretaria perdas na proficiência e/ou neurocognição de forma diferente que acarretam em L1. Os resultados mostram que, após a obtenção de níveis relativamente altos de proficiência na L2, vários meses de ausência de exposição à língua não necessariamente levam a uma diminuição nos níveis de desempenho. Ao invés disso, a proficiência pode não somente ser mantida como até mesmo pode ocorrer um aumento no processamento neural da sintaxe semelhante ao que ocorre na língua materna.This ERP study of an artificial language examined the neural and behavioral consequences of a substantial period of L2 exposure interruption, a common scenario in L2 learning. The objective was to examine the neurocognition of the grammar of a second language (L2) in adulthood after this interruption period. In particular, we sought to determine to what extent this interruption would cause losses in proficiency and / or neurocognition differently to what happens with L1. The results show that after obtaining relatively high levels of proficiency in L2, several months in the absence of exposure to the language does not necessarily lead to a decrease in performance levels. Instead, proficiency may not only be maintained but there may even be an increase in the neural syntax processing, similarly to what happens in one’s native language.application/pdfporLingüística (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 2 (dez. 2011), p. 25-39Aquisição de segunda línguaAdultoCogniçãoNeurocognitionLanguage processingLong-term memorySquib : processamento em L2 apresenta ativação neural semelhante à da L1 após meses de ausência de exposição à línguaL2 processing presents neural activation similar to that of L1 months after no exposure to language info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915948.pdf000915948.pdfTexto completoapplication/pdf1199074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173359/1/000915948.pdf99eceb3e324c0fa1e63dfb3eea94b386MD51TEXT000915948.pdf.txt000915948.pdf.txtExtracted Texttext/plain35204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173359/2/000915948.pdf.txt481549f9b2ec88a8f89d2a8fad7d9b99MD5210183/1733592018-03-16 02:31:13.551785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173359Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-16T05:31:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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