Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169555 |
Resumo: | A presente monografia analisa como estratégias de comunicação são empregas em anúncios em vídeo no YouTube. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa concentrou-se no estudo de caso dos vídeos “As aventuras do Jovem Nerd” e “Um dia na vida do Jovem Nerd”, integrantes da campanha App Bradesco, escolhidos pelas métricas da campanha e por apresentarem apelo visual diferenciado. Como procedimentos metodológicos, foram empregados a pesquisa bibliográfica e o método de estudo de caso. A pesquisa teórica que alicerça o trabalho abrange autores como Kotler e Armstrong (2011) e Ozturk (2014) e conceitos como advertainment, a união de propaganda e entretenimento. Através da análise dos elementos visuais presentes nos vídeos, foi possível identificar traços de entretenimento nos anúncios, portanto, caracterizando exemplos de advertainment. A partir dessa constatação, analisou-se como esse formato foi empregado na campanha e a importância de direcionar o advertainment a um mercado de nicho, além de discutir sobre a tendência de crescimento do advertainment no ambiente virtual. |
id |
UFRGS-2_c3b25f737dc766f94d4ba1f662a02952 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169555 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Höehr, FilipePrimo, Alessandra TeixeiraMatos, Ludimila Santos2017-10-18T05:37:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/169555001048844A presente monografia analisa como estratégias de comunicação são empregas em anúncios em vídeo no YouTube. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa concentrou-se no estudo de caso dos vídeos “As aventuras do Jovem Nerd” e “Um dia na vida do Jovem Nerd”, integrantes da campanha App Bradesco, escolhidos pelas métricas da campanha e por apresentarem apelo visual diferenciado. Como procedimentos metodológicos, foram empregados a pesquisa bibliográfica e o método de estudo de caso. A pesquisa teórica que alicerça o trabalho abrange autores como Kotler e Armstrong (2011) e Ozturk (2014) e conceitos como advertainment, a união de propaganda e entretenimento. Através da análise dos elementos visuais presentes nos vídeos, foi possível identificar traços de entretenimento nos anúncios, portanto, caracterizando exemplos de advertainment. A partir dessa constatação, analisou-se como esse formato foi empregado na campanha e a importância de direcionar o advertainment a um mercado de nicho, além de discutir sobre a tendência de crescimento do advertainment no ambiente virtual.This monograph analyzes how communication strategies are implemented in YouTube’s video advertising campaigns. In order to develop this proposal, the research was focused on the case study of two videos “As aventuras do Jovem Nerd” and “Um dia na vida do Jovem Nerd”, part of the “App Bradesco” advertising campaign, chosen for its metrics and for presenting differential visual appeal. Bibliographic research and case study method were implemented as methodological procedure. The theoretical research that supports this paper covers authors such as Kotler and Armstrong (2011) and Ozturk (2014) and concepts like advertainment, the union of advertisement and entertainment. Through the analysis of the videos content, it was possible to identify traces of entertainment in the advertisements, therefore, characterizing an example of advertainment. From this observation, it was analyzed how advertainment was implemented in the campaign and the importance of targeting niche markets, as well as discussing online advertainment growth tendencies.application/pdfporMarketing digitalEstratégia de comunicaçãoYouTube (Site)AdvertainmentYouTubeJovem NerdDigital marketingBradescoAdvertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradescoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048844.pdf001048844.pdfTexto completoapplication/pdf1901856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/1/001048844.pdf7909b1749f1eb7f09a52ce5d6d7d4fbcMD51TEXT001048844.pdf.txt001048844.pdf.txtExtracted Texttext/plain161907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/2/001048844.pdf.txt1ca829a3bb316e6b2b86927cf4fb9ee5MD52THUMBNAIL001048844.pdf.jpg001048844.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/3/001048844.pdf.jpg2bce3f9201498680afff765dd72b0a90MD5310183/1695552024-04-14 06:46:46.55947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169555Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco |
title |
Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco |
spellingShingle |
Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco Höehr, Filipe Marketing digital Estratégia de comunicação YouTube (Site) Advertainment YouTube Jovem Nerd Digital marketing Bradesco |
title_short |
Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco |
title_full |
Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco |
title_fullStr |
Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco |
title_full_unstemmed |
Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco |
title_sort |
Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco |
author |
Höehr, Filipe |
author_facet |
Höehr, Filipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Höehr, Filipe |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Matos, Ludimila Santos |
contributor_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira Matos, Ludimila Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Estratégia de comunicação YouTube (Site) |
topic |
Marketing digital Estratégia de comunicação YouTube (Site) Advertainment YouTube Jovem Nerd Digital marketing Bradesco |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertainment YouTube Jovem Nerd Digital marketing Bradesco |
description |
A presente monografia analisa como estratégias de comunicação são empregas em anúncios em vídeo no YouTube. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa concentrou-se no estudo de caso dos vídeos “As aventuras do Jovem Nerd” e “Um dia na vida do Jovem Nerd”, integrantes da campanha App Bradesco, escolhidos pelas métricas da campanha e por apresentarem apelo visual diferenciado. Como procedimentos metodológicos, foram empregados a pesquisa bibliográfica e o método de estudo de caso. A pesquisa teórica que alicerça o trabalho abrange autores como Kotler e Armstrong (2011) e Ozturk (2014) e conceitos como advertainment, a união de propaganda e entretenimento. Através da análise dos elementos visuais presentes nos vídeos, foi possível identificar traços de entretenimento nos anúncios, portanto, caracterizando exemplos de advertainment. A partir dessa constatação, analisou-se como esse formato foi empregado na campanha e a importância de direcionar o advertainment a um mercado de nicho, além de discutir sobre a tendência de crescimento do advertainment no ambiente virtual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-18T05:37:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048844 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169555 |
identifier_str_mv |
001048844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/1/001048844.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/2/001048844.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/3/001048844.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7909b1749f1eb7f09a52ce5d6d7d4fbc 1ca829a3bb316e6b2b86927cf4fb9ee5 2bce3f9201498680afff765dd72b0a90 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224539047198720 |