Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Höehr, Filipe
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169555
Resumo: A presente monografia analisa como estratégias de comunicação são empregas em anúncios em vídeo no YouTube. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa concentrou-se no estudo de caso dos vídeos “As aventuras do Jovem Nerd” e “Um dia na vida do Jovem Nerd”, integrantes da campanha App Bradesco, escolhidos pelas métricas da campanha e por apresentarem apelo visual diferenciado. Como procedimentos metodológicos, foram empregados a pesquisa bibliográfica e o método de estudo de caso. A pesquisa teórica que alicerça o trabalho abrange autores como Kotler e Armstrong (2011) e Ozturk (2014) e conceitos como advertainment, a união de propaganda e entretenimento. Através da análise dos elementos visuais presentes nos vídeos, foi possível identificar traços de entretenimento nos anúncios, portanto, caracterizando exemplos de advertainment. A partir dessa constatação, analisou-se como esse formato foi empregado na campanha e a importância de direcionar o advertainment a um mercado de nicho, além de discutir sobre a tendência de crescimento do advertainment no ambiente virtual.
id UFRGS-2_c3b25f737dc766f94d4ba1f662a02952
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169555
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Höehr, FilipePrimo, Alessandra TeixeiraMatos, Ludimila Santos2017-10-18T05:37:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/169555001048844A presente monografia analisa como estratégias de comunicação são empregas em anúncios em vídeo no YouTube. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa concentrou-se no estudo de caso dos vídeos “As aventuras do Jovem Nerd” e “Um dia na vida do Jovem Nerd”, integrantes da campanha App Bradesco, escolhidos pelas métricas da campanha e por apresentarem apelo visual diferenciado. Como procedimentos metodológicos, foram empregados a pesquisa bibliográfica e o método de estudo de caso. A pesquisa teórica que alicerça o trabalho abrange autores como Kotler e Armstrong (2011) e Ozturk (2014) e conceitos como advertainment, a união de propaganda e entretenimento. Através da análise dos elementos visuais presentes nos vídeos, foi possível identificar traços de entretenimento nos anúncios, portanto, caracterizando exemplos de advertainment. A partir dessa constatação, analisou-se como esse formato foi empregado na campanha e a importância de direcionar o advertainment a um mercado de nicho, além de discutir sobre a tendência de crescimento do advertainment no ambiente virtual.This monograph analyzes how communication strategies are implemented in YouTube’s video advertising campaigns. In order to develop this proposal, the research was focused on the case study of two videos “As aventuras do Jovem Nerd” and “Um dia na vida do Jovem Nerd”, part of the “App Bradesco” advertising campaign, chosen for its metrics and for presenting differential visual appeal. Bibliographic research and case study method were implemented as methodological procedure. The theoretical research that supports this paper covers authors such as Kotler and Armstrong (2011) and Ozturk (2014) and concepts like advertainment, the union of advertisement and entertainment. Through the analysis of the videos content, it was possible to identify traces of entertainment in the advertisements, therefore, characterizing an example of advertainment. From this observation, it was analyzed how advertainment was implemented in the campaign and the importance of targeting niche markets, as well as discussing online advertainment growth tendencies.application/pdfporMarketing digitalEstratégia de comunicaçãoYouTube (Site)AdvertainmentYouTubeJovem NerdDigital marketingBradescoAdvertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradescoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048844.pdf001048844.pdfTexto completoapplication/pdf1901856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/1/001048844.pdf7909b1749f1eb7f09a52ce5d6d7d4fbcMD51TEXT001048844.pdf.txt001048844.pdf.txtExtracted Texttext/plain161907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/2/001048844.pdf.txt1ca829a3bb316e6b2b86927cf4fb9ee5MD52THUMBNAIL001048844.pdf.jpg001048844.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/3/001048844.pdf.jpg2bce3f9201498680afff765dd72b0a90MD5310183/1695552024-04-14 06:46:46.55947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169555Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco
title Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco
spellingShingle Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco
Höehr, Filipe
Marketing digital
Estratégia de comunicação
YouTube (Site)
Advertainment
YouTube
Jovem Nerd
Digital marketing
Bradesco
title_short Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco
title_full Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco
title_fullStr Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco
title_full_unstemmed Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco
title_sort Advertainment no Youtube: estudo de caso da campanha App Bradesco
author Höehr, Filipe
author_facet Höehr, Filipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Höehr, Filipe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Matos, Ludimila Santos
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
Matos, Ludimila Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Estratégia de comunicação
YouTube (Site)
topic Marketing digital
Estratégia de comunicação
YouTube (Site)
Advertainment
YouTube
Jovem Nerd
Digital marketing
Bradesco
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertainment
YouTube
Jovem Nerd
Digital marketing
Bradesco
description A presente monografia analisa como estratégias de comunicação são empregas em anúncios em vídeo no YouTube. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa concentrou-se no estudo de caso dos vídeos “As aventuras do Jovem Nerd” e “Um dia na vida do Jovem Nerd”, integrantes da campanha App Bradesco, escolhidos pelas métricas da campanha e por apresentarem apelo visual diferenciado. Como procedimentos metodológicos, foram empregados a pesquisa bibliográfica e o método de estudo de caso. A pesquisa teórica que alicerça o trabalho abrange autores como Kotler e Armstrong (2011) e Ozturk (2014) e conceitos como advertainment, a união de propaganda e entretenimento. Através da análise dos elementos visuais presentes nos vídeos, foi possível identificar traços de entretenimento nos anúncios, portanto, caracterizando exemplos de advertainment. A partir dessa constatação, analisou-se como esse formato foi empregado na campanha e a importância de direcionar o advertainment a um mercado de nicho, além de discutir sobre a tendência de crescimento do advertainment no ambiente virtual.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T05:37:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048844
url http://hdl.handle.net/10183/169555
identifier_str_mv 001048844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/1/001048844.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/2/001048844.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169555/3/001048844.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7909b1749f1eb7f09a52ce5d6d7d4fbc
1ca829a3bb316e6b2b86927cf4fb9ee5
2bce3f9201498680afff765dd72b0a90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224539047198720