Reflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Bruno Ribeiro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270531
Resumo: O presente trabalho investiga os efeitos formativos que a participação no subprojeto Pibid-Matemática, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm na formação inicial de professores em formação do curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa conta com uma abordagem metodológica qualitativa e mobiliza o questionário como ferramenta analítica. Os dados foram gerados a partir de um questionário com quatorze questões, divididas à priori em quatro categorias de análise e contou com onze participantes. O tratamento dos dados se deu a partir da Análise Textual Discursiva. No primeiro momento da análise, observou-se a importância da experiência no espaço escolar; a influência do programa na permanência de licenciandos na carreira docente; os desafios quanto ao planejamento de aula e a valiosa presença de supervisores e orientadores na superação desses desafios. Em um segundo momento de análise, identificou-se que as tarefas de organização e planejamento de aula são os grandes fatores desenvolvidos ao longo do projeto, assim como fatores significativos em sua trajetória. O terceiro momento focou nas formas de trabalho desenvolvidas ao longo da participação no projeto. A análise identificou que atividades voltadas para o planejamento de aula e a sua aplicação e participação em atividades fora de sala de aula sobre a docência são assíduas na formação desses bolsistas, assim como a presença do professor da educação básica também se mostra valiosa. Na última parte da análise, os resultados indicaram que o programa Pibid cumpre seu papel de proporcionar um espaço de desenvolvimento da docência a partir do contato mútuo entre universidade-teoria e prática-escola.
id UFRGS-2_c3cebeedcb32c653f4aabe76aa65cc5b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270531
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Figueiredo, Bruno Ribeiro deSilva, Rodrigo Sychocki da2023-12-23T03:31:17Z2023http://hdl.handle.net/10183/270531001193696O presente trabalho investiga os efeitos formativos que a participação no subprojeto Pibid-Matemática, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm na formação inicial de professores em formação do curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa conta com uma abordagem metodológica qualitativa e mobiliza o questionário como ferramenta analítica. Os dados foram gerados a partir de um questionário com quatorze questões, divididas à priori em quatro categorias de análise e contou com onze participantes. O tratamento dos dados se deu a partir da Análise Textual Discursiva. No primeiro momento da análise, observou-se a importância da experiência no espaço escolar; a influência do programa na permanência de licenciandos na carreira docente; os desafios quanto ao planejamento de aula e a valiosa presença de supervisores e orientadores na superação desses desafios. Em um segundo momento de análise, identificou-se que as tarefas de organização e planejamento de aula são os grandes fatores desenvolvidos ao longo do projeto, assim como fatores significativos em sua trajetória. O terceiro momento focou nas formas de trabalho desenvolvidas ao longo da participação no projeto. A análise identificou que atividades voltadas para o planejamento de aula e a sua aplicação e participação em atividades fora de sala de aula sobre a docência são assíduas na formação desses bolsistas, assim como a presença do professor da educação básica também se mostra valiosa. Na última parte da análise, os resultados indicaram que o programa Pibid cumpre seu papel de proporcionar um espaço de desenvolvimento da docência a partir do contato mútuo entre universidade-teoria e prática-escola.The present work investigates the formative effects that the participation in the Pibid-Matemática subproject, carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul, has on the initial formation of teachers in the Degree in Mathematics. The research has a qualitative methodological approach and uses the questionnaire as an analytical tool. The data were generated from a questionnaire with fourteen questions, divided à priori into four categories of analysis and featured eleven participants. The treatment of the data was based on the Discursive Textual Analysis. In the first moment of analysis, the importance of experience in the school environment, the influence of the program on the permanence of undergraduates in the teaching career, the challenges regarding lesson planning, and the valuable presence of supervisors and advisors in overcoming these challenges was observed. In a second moment of analysis, it was identified that the organization and lesson planning tasks are the major factors developed throughout the project, as well as significant factors in its trajectory. The third moment focused on recognizing the forms of work developed throughout the participation in the project. The analysis identified that activities aimed at lesson planning and its application and participation in activities outside the classroom on teaching are assiduous in training of these scholarship holders, as well as the presence of the basic education teacher is also valuable. In the last part of the analysis, the results indicated that the Pibid program fulfills its role of providing a space for teaching development based on the mutual contact between university-theory and practice-school.application/pdfporEducação MatemáticaAnálise textualFormação de professoresDiscourse textual analysisMathematics educationInitial formation of teacherReflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193696.pdf.txt001193696.pdf.txtExtracted Texttext/plain112868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270531/2/001193696.pdf.txtc2e48f40f2efe040bcdf69b18f1fe49dMD52ORIGINAL001193696.pdfTexto completoapplication/pdf382709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270531/1/001193696.pdf680be083268074f51da115d625c60ba3MD5110183/2705312023-12-24 04:26:59.654711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-24T06:26:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022
title Reflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022
spellingShingle Reflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022
Figueiredo, Bruno Ribeiro de
Educação Matemática
Análise textual
Formação de professores
Discourse textual analysis
Mathematics education
Initial formation of teacher
title_short Reflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022
title_full Reflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022
title_fullStr Reflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022
title_full_unstemmed Reflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022
title_sort Reflexões e ressonâncias sobre uma formação inicial de professores : um estudo envolvendo o subprojeto PIBID da matemática de 2018 à 2022
author Figueiredo, Bruno Ribeiro de
author_facet Figueiredo, Bruno Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Bruno Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
contributor_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Análise textual
Formação de professores
topic Educação Matemática
Análise textual
Formação de professores
Discourse textual analysis
Mathematics education
Initial formation of teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse textual analysis
Mathematics education
Initial formation of teacher
description O presente trabalho investiga os efeitos formativos que a participação no subprojeto Pibid-Matemática, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm na formação inicial de professores em formação do curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa conta com uma abordagem metodológica qualitativa e mobiliza o questionário como ferramenta analítica. Os dados foram gerados a partir de um questionário com quatorze questões, divididas à priori em quatro categorias de análise e contou com onze participantes. O tratamento dos dados se deu a partir da Análise Textual Discursiva. No primeiro momento da análise, observou-se a importância da experiência no espaço escolar; a influência do programa na permanência de licenciandos na carreira docente; os desafios quanto ao planejamento de aula e a valiosa presença de supervisores e orientadores na superação desses desafios. Em um segundo momento de análise, identificou-se que as tarefas de organização e planejamento de aula são os grandes fatores desenvolvidos ao longo do projeto, assim como fatores significativos em sua trajetória. O terceiro momento focou nas formas de trabalho desenvolvidas ao longo da participação no projeto. A análise identificou que atividades voltadas para o planejamento de aula e a sua aplicação e participação em atividades fora de sala de aula sobre a docência são assíduas na formação desses bolsistas, assim como a presença do professor da educação básica também se mostra valiosa. Na última parte da análise, os resultados indicaram que o programa Pibid cumpre seu papel de proporcionar um espaço de desenvolvimento da docência a partir do contato mútuo entre universidade-teoria e prática-escola.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-23T03:31:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270531
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193696
url http://hdl.handle.net/10183/270531
identifier_str_mv 001193696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270531/2/001193696.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270531/1/001193696.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2e48f40f2efe040bcdf69b18f1fe49d
680be083268074f51da115d625c60ba3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224673413824512