O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39431 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de reflexões de uma graduanda em Letras/licenciatura que, ao deparar-se com uma simples pergunta de um aluno, percebe o grande abismo existente nas relações entre aluno-ensino de língua materna e ensino de língua materna-fala cotidiana. Sob a perspectiva enunciativa, com base em Émile Benveniste (1988-2006), o trabalho tem por objetivo analisar a conjuntura da aula de língua materna e verificar o lugar do aluno nesse espaço, tendo em vista que o sujeito ingressa na escola já falante da língua que lhe será ensinada. Para tal discussão, foram utilizados relatos de experiência de aulas de língua materna como objeto de análise. A partir de observações e vivências, propomos algumas indagações, tais como 1) a pergunta norteadora deste trabalho: qual é o lugar do aluno na aula de língua materna; 2) como se constitui o ato enunciativo – oral e escrito – na aula de língua materna e 3) como é possível (re)significar a relação do aluno com a sua própria língua na aula de língua materna, tendo o professor como mediador dessa relação? Eis o desafio do professor. |
id |
UFRGS-2_c40a525acac83b151301c7dad10c764a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39431 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambos, Clarissa NunesMilano, Luiza Ely2012-04-21T01:34:19Z2011http://hdl.handle.net/10183/39431000823903Este trabalho é resultado de reflexões de uma graduanda em Letras/licenciatura que, ao deparar-se com uma simples pergunta de um aluno, percebe o grande abismo existente nas relações entre aluno-ensino de língua materna e ensino de língua materna-fala cotidiana. Sob a perspectiva enunciativa, com base em Émile Benveniste (1988-2006), o trabalho tem por objetivo analisar a conjuntura da aula de língua materna e verificar o lugar do aluno nesse espaço, tendo em vista que o sujeito ingressa na escola já falante da língua que lhe será ensinada. Para tal discussão, foram utilizados relatos de experiência de aulas de língua materna como objeto de análise. A partir de observações e vivências, propomos algumas indagações, tais como 1) a pergunta norteadora deste trabalho: qual é o lugar do aluno na aula de língua materna; 2) como se constitui o ato enunciativo – oral e escrito – na aula de língua materna e 3) como é possível (re)significar a relação do aluno com a sua própria língua na aula de língua materna, tendo o professor como mediador dessa relação? Eis o desafio do professor.This paper is the result of considerations made by an academic from Letters course. The letters student, in front of a simple question made by a scholar during internship, notices the gulf existent in the relations between student and teaching of mother tongue (Portuguese) and between mother-tongue teaching and everyday speech. Under the enunciative perspective, based on works by Émile Benveniste (1988- 2006), this paper aim to analyze the conjuncture of the mother-tongue class and verify the student position in such space, aware that the student ingresses in the school already fluent in the language which will be taught. For such discussion, class reports from mother-tongue classes were utilized. After some observations and experiences, questions are proposed: 1) Where is the student place in the mothertongue class? 2) How the enunciative modality is composed, oral and written, in the mother-tongue class? 3) How is possible to (re)define the relation between student and language in mother-tongue class, with the teacher as the mediator of such relationship? These are the challenges of a teacher.application/pdfporEnsino de língua maternaEnunciaçãoLinguagemTeachingEnunciationMother tongueLanguageO desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823903.pdf.txt000823903.pdf.txtExtracted Texttext/plain110996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/2/000823903.pdf.txt6e38e1592ea3e7f34c221a4fa68924fbMD52ORIGINAL000823903.pdf000823903.pdfTexto completoapplication/pdf256412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/1/000823903.pdf9e251b4449d131554c4af305437c64c2MD51THUMBNAIL000823903.pdf.jpg000823903.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/3/000823903.pdf.jpg7ba7928c152dc338568425e9067d2680MD5310183/394312022-08-06 04:44:39.44407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa |
title |
O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa |
spellingShingle |
O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa Ambos, Clarissa Nunes Ensino de língua materna Enunciação Linguagem Teaching Enunciation Mother tongue Language |
title_short |
O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa |
title_full |
O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa |
title_fullStr |
O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa |
title_full_unstemmed |
O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa |
title_sort |
O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa |
author |
Ambos, Clarissa Nunes |
author_facet |
Ambos, Clarissa Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ambos, Clarissa Nunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Milano, Luiza Ely |
contributor_str_mv |
Milano, Luiza Ely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua materna Enunciação Linguagem |
topic |
Ensino de língua materna Enunciação Linguagem Teaching Enunciation Mother tongue Language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Enunciation Mother tongue Language |
description |
Este trabalho é resultado de reflexões de uma graduanda em Letras/licenciatura que, ao deparar-se com uma simples pergunta de um aluno, percebe o grande abismo existente nas relações entre aluno-ensino de língua materna e ensino de língua materna-fala cotidiana. Sob a perspectiva enunciativa, com base em Émile Benveniste (1988-2006), o trabalho tem por objetivo analisar a conjuntura da aula de língua materna e verificar o lugar do aluno nesse espaço, tendo em vista que o sujeito ingressa na escola já falante da língua que lhe será ensinada. Para tal discussão, foram utilizados relatos de experiência de aulas de língua materna como objeto de análise. A partir de observações e vivências, propomos algumas indagações, tais como 1) a pergunta norteadora deste trabalho: qual é o lugar do aluno na aula de língua materna; 2) como se constitui o ato enunciativo – oral e escrito – na aula de língua materna e 3) como é possível (re)significar a relação do aluno com a sua própria língua na aula de língua materna, tendo o professor como mediador dessa relação? Eis o desafio do professor. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-21T01:34:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39431 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823903 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39431 |
identifier_str_mv |
000823903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/2/000823903.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/1/000823903.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/3/000823903.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e38e1592ea3e7f34c221a4fa68924fb 9e251b4449d131554c4af305437c64c2 7ba7928c152dc338568425e9067d2680 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792789897797435392 |