O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambos, Clarissa Nunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39431
Resumo: Este trabalho é resultado de reflexões de uma graduanda em Letras/licenciatura que, ao deparar-se com uma simples pergunta de um aluno, percebe o grande abismo existente nas relações entre aluno-ensino de língua materna e ensino de língua materna-fala cotidiana. Sob a perspectiva enunciativa, com base em Émile Benveniste (1988-2006), o trabalho tem por objetivo analisar a conjuntura da aula de língua materna e verificar o lugar do aluno nesse espaço, tendo em vista que o sujeito ingressa na escola já falante da língua que lhe será ensinada. Para tal discussão, foram utilizados relatos de experiência de aulas de língua materna como objeto de análise. A partir de observações e vivências, propomos algumas indagações, tais como 1) a pergunta norteadora deste trabalho: qual é o lugar do aluno na aula de língua materna; 2) como se constitui o ato enunciativo – oral e escrito – na aula de língua materna e 3) como é possível (re)significar a relação do aluno com a sua própria língua na aula de língua materna, tendo o professor como mediador dessa relação? Eis o desafio do professor.
id UFRGS-2_c40a525acac83b151301c7dad10c764a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39431
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ambos, Clarissa NunesMilano, Luiza Ely2012-04-21T01:34:19Z2011http://hdl.handle.net/10183/39431000823903Este trabalho é resultado de reflexões de uma graduanda em Letras/licenciatura que, ao deparar-se com uma simples pergunta de um aluno, percebe o grande abismo existente nas relações entre aluno-ensino de língua materna e ensino de língua materna-fala cotidiana. Sob a perspectiva enunciativa, com base em Émile Benveniste (1988-2006), o trabalho tem por objetivo analisar a conjuntura da aula de língua materna e verificar o lugar do aluno nesse espaço, tendo em vista que o sujeito ingressa na escola já falante da língua que lhe será ensinada. Para tal discussão, foram utilizados relatos de experiência de aulas de língua materna como objeto de análise. A partir de observações e vivências, propomos algumas indagações, tais como 1) a pergunta norteadora deste trabalho: qual é o lugar do aluno na aula de língua materna; 2) como se constitui o ato enunciativo – oral e escrito – na aula de língua materna e 3) como é possível (re)significar a relação do aluno com a sua própria língua na aula de língua materna, tendo o professor como mediador dessa relação? Eis o desafio do professor.This paper is the result of considerations made by an academic from Letters course. The letters student, in front of a simple question made by a scholar during internship, notices the gulf existent in the relations between student and teaching of mother tongue (Portuguese) and between mother-tongue teaching and everyday speech. Under the enunciative perspective, based on works by Émile Benveniste (1988- 2006), this paper aim to analyze the conjuncture of the mother-tongue class and verify the student position in such space, aware that the student ingresses in the school already fluent in the language which will be taught. For such discussion, class reports from mother-tongue classes were utilized. After some observations and experiences, questions are proposed: 1) Where is the student place in the mothertongue class? 2) How the enunciative modality is composed, oral and written, in the mother-tongue class? 3) How is possible to (re)define the relation between student and language in mother-tongue class, with the teacher as the mediator of such relationship? These are the challenges of a teacher.application/pdfporEnsino de língua maternaEnunciaçãoLinguagemTeachingEnunciationMother tongueLanguageO desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823903.pdf.txt000823903.pdf.txtExtracted Texttext/plain110996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/2/000823903.pdf.txt6e38e1592ea3e7f34c221a4fa68924fbMD52ORIGINAL000823903.pdf000823903.pdfTexto completoapplication/pdf256412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/1/000823903.pdf9e251b4449d131554c4af305437c64c2MD51THUMBNAIL000823903.pdf.jpg000823903.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/3/000823903.pdf.jpg7ba7928c152dc338568425e9067d2680MD5310183/394312022-08-06 04:44:39.44407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa
title O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa
spellingShingle O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa
Ambos, Clarissa Nunes
Ensino de língua materna
Enunciação
Linguagem
Teaching
Enunciation
Mother tongue
Language
title_short O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa
title_full O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa
title_fullStr O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa
title_full_unstemmed O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa
title_sort O desafio do professor de língua materna : uma proposta enunciativa
author Ambos, Clarissa Nunes
author_facet Ambos, Clarissa Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ambos, Clarissa Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milano, Luiza Ely
contributor_str_mv Milano, Luiza Ely
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua materna
Enunciação
Linguagem
topic Ensino de língua materna
Enunciação
Linguagem
Teaching
Enunciation
Mother tongue
Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Enunciation
Mother tongue
Language
description Este trabalho é resultado de reflexões de uma graduanda em Letras/licenciatura que, ao deparar-se com uma simples pergunta de um aluno, percebe o grande abismo existente nas relações entre aluno-ensino de língua materna e ensino de língua materna-fala cotidiana. Sob a perspectiva enunciativa, com base em Émile Benveniste (1988-2006), o trabalho tem por objetivo analisar a conjuntura da aula de língua materna e verificar o lugar do aluno nesse espaço, tendo em vista que o sujeito ingressa na escola já falante da língua que lhe será ensinada. Para tal discussão, foram utilizados relatos de experiência de aulas de língua materna como objeto de análise. A partir de observações e vivências, propomos algumas indagações, tais como 1) a pergunta norteadora deste trabalho: qual é o lugar do aluno na aula de língua materna; 2) como se constitui o ato enunciativo – oral e escrito – na aula de língua materna e 3) como é possível (re)significar a relação do aluno com a sua própria língua na aula de língua materna, tendo o professor como mediador dessa relação? Eis o desafio do professor.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-21T01:34:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39431
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823903
url http://hdl.handle.net/10183/39431
identifier_str_mv 000823903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/2/000823903.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/1/000823903.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39431/3/000823903.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e38e1592ea3e7f34c221a4fa68924fb
9e251b4449d131554c4af305437c64c2
7ba7928c152dc338568425e9067d2680
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789897797435392