Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diegues, Carolina de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72363
Resumo: As hipóteses evolutivas têm sofrido forte oposição ao longo do tempo, principalmente de fontes religiosas que as veem como opositoras aos seus pressupostos ideológicos. Por muito tempo o ensino esteve a cargo de instituições religiosas e, mesmo após a separação entre Igreja e Estado, seus preceitos ainda se fazem presentes no cotidiano escolar. Com o objetivo de avaliar quais conteúdos são adotados nas aulas de Evolução Biológica em escolas de Ensino Médio confessionais e laicas, foram aplicados questionários a professores e ex-alunos desta rede de ensino. Como resultado desta pesquisa, fomos capazes de criar um perfil das aulas de Evolução. Elas são fundamentalmente teóricas e os conteúdos abordados de forma superficial, prevalecendo o Darwinismo e o Lamarckismo. As análises não indicam diferenças entre os conteúdos de Evolução Biológica em escolas laicas e confessionais.
id UFRGS-2_c46315516d1d1766dc3a3e2485db5380
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72363
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Diegues, Carolina de SouzaAraujo, Aldo Mellender de2013-06-11T01:47:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/72363000872310As hipóteses evolutivas têm sofrido forte oposição ao longo do tempo, principalmente de fontes religiosas que as veem como opositoras aos seus pressupostos ideológicos. Por muito tempo o ensino esteve a cargo de instituições religiosas e, mesmo após a separação entre Igreja e Estado, seus preceitos ainda se fazem presentes no cotidiano escolar. Com o objetivo de avaliar quais conteúdos são adotados nas aulas de Evolução Biológica em escolas de Ensino Médio confessionais e laicas, foram aplicados questionários a professores e ex-alunos desta rede de ensino. Como resultado desta pesquisa, fomos capazes de criar um perfil das aulas de Evolução. Elas são fundamentalmente teóricas e os conteúdos abordados de forma superficial, prevalecendo o Darwinismo e o Lamarckismo. As análises não indicam diferenças entre os conteúdos de Evolução Biológica em escolas laicas e confessionais.application/pdfporEnsino médioEvolução biológicaEvolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872310.pdf000872310.pdfTexto completoapplication/pdf1052180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/1/000872310.pdfeda79eaebef014e8c02543e13591d5f4MD51TEXT000872310.pdf.txt000872310.pdf.txtExtracted Texttext/plain88051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/2/000872310.pdf.txt1bb43d83450a1d187e1ffa83eabee509MD52THUMBNAIL000872310.pdf.jpg000872310.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/3/000872310.pdf.jpg2c7cbe53177e9aedafb422406b476901MD5310183/723632018-10-15 09:13:50.293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:13:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?
title Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?
spellingShingle Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?
Diegues, Carolina de Souza
Ensino médio
Evolução biológica
title_short Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?
title_full Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?
title_fullStr Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?
title_full_unstemmed Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?
title_sort Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?
author Diegues, Carolina de Souza
author_facet Diegues, Carolina de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diegues, Carolina de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Aldo Mellender de
contributor_str_mv Araujo, Aldo Mellender de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Evolução biológica
topic Ensino médio
Evolução biológica
description As hipóteses evolutivas têm sofrido forte oposição ao longo do tempo, principalmente de fontes religiosas que as veem como opositoras aos seus pressupostos ideológicos. Por muito tempo o ensino esteve a cargo de instituições religiosas e, mesmo após a separação entre Igreja e Estado, seus preceitos ainda se fazem presentes no cotidiano escolar. Com o objetivo de avaliar quais conteúdos são adotados nas aulas de Evolução Biológica em escolas de Ensino Médio confessionais e laicas, foram aplicados questionários a professores e ex-alunos desta rede de ensino. Como resultado desta pesquisa, fomos capazes de criar um perfil das aulas de Evolução. Elas são fundamentalmente teóricas e os conteúdos abordados de forma superficial, prevalecendo o Darwinismo e o Lamarckismo. As análises não indicam diferenças entre os conteúdos de Evolução Biológica em escolas laicas e confessionais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-11T01:47:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72363
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000872310
url http://hdl.handle.net/10183/72363
identifier_str_mv 000872310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/1/000872310.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/2/000872310.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/3/000872310.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eda79eaebef014e8c02543e13591d5f4
1bb43d83450a1d187e1ffa83eabee509
2c7cbe53177e9aedafb422406b476901
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448252051456