Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bossle, Fabiano
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19480
Resumo: O presente texto pretende refletir sobre o tema planejamento de ensino na educação fí- sica, inicialmente situando-o no contexto da educação - didática, na acepção de um uso mais abrangente, para então deslocar o olhar espe- cificamente sobre o âmbito da educação física e da particularidade desta como área de co- nhecimento e disciplina na escola. Minhas considerações ao longo do trabalho apontam no sentido de valorizar o estudo e a pesquisa, de questões didáticas/pedagógicas, como o pla- nejamento de ensino enquanto elemento constitutivo e a ação de planejar como indis- pensável ao trabalho docente coerente e com- prometido com a educação.
id UFRGS-2_c48a65b5bfed89ed7bfcf1d194bad52d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19480
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bossle, Fabiano2010-04-16T09:10:12Z20020104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/19480000317609O presente texto pretende refletir sobre o tema planejamento de ensino na educação fí- sica, inicialmente situando-o no contexto da educação - didática, na acepção de um uso mais abrangente, para então deslocar o olhar espe- cificamente sobre o âmbito da educação física e da particularidade desta como área de co- nhecimento e disciplina na escola. Minhas considerações ao longo do trabalho apontam no sentido de valorizar o estudo e a pesquisa, de questões didáticas/pedagógicas, como o pla- nejamento de ensino enquanto elemento constitutivo e a ação de planejar como indis- pensável ao trabalho docente coerente e com- prometido com a educação.The following text intents to reflecton the physical education planning theme, inicially placing it in the context of didatícs-education in a wider usage, then focusing specifícally on the issue in its peculiarity as a knowledge fíeld and discipline at school. My consideration through this studygoes towards valuing study and research on didatic/pedagogical matters, such as the teaching planning as a constitutive element and the planning action as essential to the coherent-teaching staff work in volved with education.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 8, n. 1 (2002), p. 31-39Educação física e treinamentoPlanejamentoPhysical educationTeacher effèctivenessPlanejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000317609.pdf000317609.pdfTexto completoapplication/pdf159677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/1/000317609.pdfcae0f774ad2010316220b8b2a3a64faeMD51TEXT000317609.pdf.txt000317609.pdf.txtExtracted Texttext/plain32148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/2/000317609.pdf.txt00077d22ea5ae9598b3869d7509f456aMD52THUMBNAIL000317609.pdf.jpg000317609.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/3/000317609.pdf.jpg2d15579a0c277dac84ab87cda8cc1eb4MD5310183/194802022-06-30 04:51:37.637135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19480Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-30T07:51:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente
title Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente
spellingShingle Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente
Bossle, Fabiano
Educação física e treinamento
Planejamento
Physical education
Teacher effèctiveness
title_short Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente
title_full Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente
title_fullStr Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente
title_full_unstemmed Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente
title_sort Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente
author Bossle, Fabiano
author_facet Bossle, Fabiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física e treinamento
Planejamento
topic Educação física e treinamento
Planejamento
Physical education
Teacher effèctiveness
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Teacher effèctiveness
description O presente texto pretende refletir sobre o tema planejamento de ensino na educação fí- sica, inicialmente situando-o no contexto da educação - didática, na acepção de um uso mais abrangente, para então deslocar o olhar espe- cificamente sobre o âmbito da educação física e da particularidade desta como área de co- nhecimento e disciplina na escola. Minhas considerações ao longo do trabalho apontam no sentido de valorizar o estudo e a pesquisa, de questões didáticas/pedagógicas, como o pla- nejamento de ensino enquanto elemento constitutivo e a ação de planejar como indis- pensável ao trabalho docente coerente e com- prometido com a educação.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19480
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000317609
identifier_str_mv 0104-754X
000317609
url http://hdl.handle.net/10183/19480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 8, n. 1 (2002), p. 31-39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/1/000317609.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/2/000317609.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/3/000317609.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cae0f774ad2010316220b8b2a3a64fae
00077d22ea5ae9598b3869d7509f456a
2d15579a0c277dac84ab87cda8cc1eb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224702737252352