Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19480 |
Resumo: | O presente texto pretende refletir sobre o tema planejamento de ensino na educação fí- sica, inicialmente situando-o no contexto da educação - didática, na acepção de um uso mais abrangente, para então deslocar o olhar espe- cificamente sobre o âmbito da educação física e da particularidade desta como área de co- nhecimento e disciplina na escola. Minhas considerações ao longo do trabalho apontam no sentido de valorizar o estudo e a pesquisa, de questões didáticas/pedagógicas, como o pla- nejamento de ensino enquanto elemento constitutivo e a ação de planejar como indis- pensável ao trabalho docente coerente e com- prometido com a educação. |
id |
UFRGS-2_c48a65b5bfed89ed7bfcf1d194bad52d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19480 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bossle, Fabiano2010-04-16T09:10:12Z20020104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/19480000317609O presente texto pretende refletir sobre o tema planejamento de ensino na educação fí- sica, inicialmente situando-o no contexto da educação - didática, na acepção de um uso mais abrangente, para então deslocar o olhar espe- cificamente sobre o âmbito da educação física e da particularidade desta como área de co- nhecimento e disciplina na escola. Minhas considerações ao longo do trabalho apontam no sentido de valorizar o estudo e a pesquisa, de questões didáticas/pedagógicas, como o pla- nejamento de ensino enquanto elemento constitutivo e a ação de planejar como indis- pensável ao trabalho docente coerente e com- prometido com a educação.The following text intents to reflecton the physical education planning theme, inicially placing it in the context of didatícs-education in a wider usage, then focusing specifícally on the issue in its peculiarity as a knowledge fíeld and discipline at school. My consideration through this studygoes towards valuing study and research on didatic/pedagogical matters, such as the teaching planning as a constitutive element and the planning action as essential to the coherent-teaching staff work in volved with education.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 8, n. 1 (2002), p. 31-39Educação física e treinamentoPlanejamentoPhysical educationTeacher effèctivenessPlanejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000317609.pdf000317609.pdfTexto completoapplication/pdf159677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/1/000317609.pdfcae0f774ad2010316220b8b2a3a64faeMD51TEXT000317609.pdf.txt000317609.pdf.txtExtracted Texttext/plain32148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/2/000317609.pdf.txt00077d22ea5ae9598b3869d7509f456aMD52THUMBNAIL000317609.pdf.jpg000317609.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/3/000317609.pdf.jpg2d15579a0c277dac84ab87cda8cc1eb4MD5310183/194802022-06-30 04:51:37.637135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19480Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-30T07:51:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente |
title |
Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente |
spellingShingle |
Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente Bossle, Fabiano Educação física e treinamento Planejamento Physical education Teacher effèctiveness |
title_short |
Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente |
title_full |
Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente |
title_fullStr |
Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente |
title_full_unstemmed |
Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente |
title_sort |
Planejamento de ensino na educação física uma contribuição ao coletivo docente |
author |
Bossle, Fabiano |
author_facet |
Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física e treinamento Planejamento |
topic |
Educação física e treinamento Planejamento Physical education Teacher effèctiveness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education Teacher effèctiveness |
description |
O presente texto pretende refletir sobre o tema planejamento de ensino na educação fí- sica, inicialmente situando-o no contexto da educação - didática, na acepção de um uso mais abrangente, para então deslocar o olhar espe- cificamente sobre o âmbito da educação física e da particularidade desta como área de co- nhecimento e disciplina na escola. Minhas considerações ao longo do trabalho apontam no sentido de valorizar o estudo e a pesquisa, de questões didáticas/pedagógicas, como o pla- nejamento de ensino enquanto elemento constitutivo e a ação de planejar como indis- pensável ao trabalho docente coerente e com- prometido com a educação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:10:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19480 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000317609 |
identifier_str_mv |
0104-754X 000317609 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre. Vol. 8, n. 1 (2002), p. 31-39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/1/000317609.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/2/000317609.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19480/3/000317609.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cae0f774ad2010316220b8b2a3a64fae 00077d22ea5ae9598b3869d7509f456a 2d15579a0c277dac84ab87cda8cc1eb4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224702737252352 |