O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178128 |
Resumo: | Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas publicadas em cinco periódicos da área de educação física, entre 2009 e 2013, referentes às concepções pedagógicas, formação de professores e prática docente para situar o desenvolvimento da moralidade na perspectiva desta disciplina. Evidencia-se que entre as possibilidades articuladas em diferentes discursos está o “como” e o “porquê”- utilizados como sinônimo de estabelecer objetivos e aprofundar as razões - tão importantes quanto o “saber fazer” que estão diretamente vinculados a formação moral. |
id |
UFRGS-2_c4fcfc5fc3f17e4439d99ca7f7b0db12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178128 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcon, Ana MariaBecker, Maria Luiza Rheingantz2018-05-11T02:33:25Z20170103-4111http://hdl.handle.net/10183/178128001059529Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas publicadas em cinco periódicos da área de educação física, entre 2009 e 2013, referentes às concepções pedagógicas, formação de professores e prática docente para situar o desenvolvimento da moralidade na perspectiva desta disciplina. Evidencia-se que entre as possibilidades articuladas em diferentes discursos está o “como” e o “porquê”- utilizados como sinônimo de estabelecer objetivos e aprofundar as razões - tão importantes quanto o “saber fazer” que estão diretamente vinculados a formação moral.This article presents a survey of research published in five journals in the field of physical education between 2009 and 2013, relating to pedagogical conceptions, teacher training and teaching practice to situate the development of morality from the perspective of this discipline. It is evident that between the possibilities articulated in different speeches is the “how” and “why” - used as a synonym for set objectives and deepen the reasons - as important as “know-how” that are directly linked to moral education.En este artículo se presenta un estudio de investigación publicado en cinco revistas de área de educación física entre 2009 y 2013, en referencia a los conceptos pedagógicos, formación de profesores y la enseñanza práctica de situar el desarrollo de la moral en el contexto de esta disciplina. Es evidente que entre las posibilidades articulados en diferentes discursos es el “cómo” y “por qué” - usa como sinónimo de los objetivos fijados y profundizar las razones - tan importante como el “saber hacer” que están directamente relacionados con la educación moral.application/pdfporMotrivivência. Vol. 29, n.51 (jul. 2017), p. 222-233Práticas pedagógicasEducação físicaPhysical educationMoral developmentIndisciplineEducación física en la escuelaDesarrollo moralLa indisciplinaO desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisãoAtención, infancia y contextos educativos Attention, childhood and educational contexts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059529.pdf001059529.pdfTexto completoapplication/pdf279840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178128/1/001059529.pdf9c5f77b02a44ea10536e3e88b702af9bMD51TEXT001059529.pdf.txt001059529.pdf.txtExtracted Texttext/plain31202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178128/2/001059529.pdf.txt2655e6df304b84efc6360fc24848c488MD5210183/1781282018-05-12 03:23:27.814807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178128Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-12T06:23:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Atención, infancia y contextos educativos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Attention, childhood and educational contexts |
title |
O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão |
spellingShingle |
O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão Marcon, Ana Maria Práticas pedagógicas Educação física Physical education Moral development Indiscipline Educación física en la escuela Desarrollo moral La indisciplina |
title_short |
O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão |
title_full |
O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão |
title_fullStr |
O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão |
title_sort |
O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão |
author |
Marcon, Ana Maria |
author_facet |
Marcon, Ana Maria Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcon, Ana Maria Becker, Maria Luiza Rheingantz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Educação física |
topic |
Práticas pedagógicas Educação física Physical education Moral development Indiscipline Educación física en la escuela Desarrollo moral La indisciplina |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education Moral development Indiscipline |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación física en la escuela Desarrollo moral La indisciplina |
description |
Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas publicadas em cinco periódicos da área de educação física, entre 2009 e 2013, referentes às concepções pedagógicas, formação de professores e prática docente para situar o desenvolvimento da moralidade na perspectiva desta disciplina. Evidencia-se que entre as possibilidades articuladas em diferentes discursos está o “como” e o “porquê”- utilizados como sinônimo de estabelecer objetivos e aprofundar as razões - tão importantes quanto o “saber fazer” que estão diretamente vinculados a formação moral. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-11T02:33:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178128 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-4111 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001059529 |
identifier_str_mv |
0103-4111 001059529 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Motrivivência. Vol. 29, n.51 (jul. 2017), p. 222-233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178128/1/001059529.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178128/2/001059529.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c5f77b02a44ea10536e3e88b702af9b 2655e6df304b84efc6360fc24848c488 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447660890423296 |