Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274021 |
Resumo: | Jogos são cada vez mais utilizados na educação de jovens, possuindo grande potencial para o desenvolvimento de muitas habilidades importantes. O Sudoku é um quebra cabeça de raciocínio lógico com diversos tipos e variações. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar, implementar e validar algoritmos capazes de gerar quebra cabeças Sudoku regulares válidos, bem como mensurar o nível de dificuldade dele, e analisar algoritmos capazes de resolver esses quebra-cabeças Sudoku gerados. Foram im plementados algoritmos capazes de gerar, resolver e classificar um nível de dificuldade, e cada um foi validado com experimentos utilizando datasets disponíveis na internet. Essas análises possibilitam a utilização do Sudoku em uma aplicação para estimular o pensa mento computacional na educação |
id |
UFRGS-2_c532f27a57eaf7ff7c625f33c19429a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274021 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Thiago Almeida deRibas, Renato Perez2024-03-22T05:05:24Z2024http://hdl.handle.net/10183/274021001198717Jogos são cada vez mais utilizados na educação de jovens, possuindo grande potencial para o desenvolvimento de muitas habilidades importantes. O Sudoku é um quebra cabeça de raciocínio lógico com diversos tipos e variações. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar, implementar e validar algoritmos capazes de gerar quebra cabeças Sudoku regulares válidos, bem como mensurar o nível de dificuldade dele, e analisar algoritmos capazes de resolver esses quebra-cabeças Sudoku gerados. Foram im plementados algoritmos capazes de gerar, resolver e classificar um nível de dificuldade, e cada um foi validado com experimentos utilizando datasets disponíveis na internet. Essas análises possibilitam a utilização do Sudoku em uma aplicação para estimular o pensa mento computacional na educaçãoGames are increasingly used in the education of young people, possessing great poten tial for the development of many important skills. Sudoku is a logic puzzle with various types and variations. In this context, this work aims to analyze, implement, and validate algorithms capable of generating valid regular Sudoku puzzles, as well as measuring their level of difficulty, and analyzing algorithms capable of solving these generated Sudoku puzzles. Algorithms were implemented to generate, solve, and classify a level of diffi culty, and each one was validated with experiments using datasets available on the inter net. These analyses enable the use of Sudoku in an application to stimulate computational thinking in educationapplication/pdfporComputaçãoSudokuEducaçãoAlgorítmoJogosSudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2024Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198717.pdf.txt001198717.pdf.txtExtracted Texttext/plain66132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274021/2/001198717.pdf.txt192e1d2d0843c31e62d48a0b01977eccMD52ORIGINAL001198717.pdfTexto completoapplication/pdf805634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274021/1/001198717.pdfa820289a52134567d846e6c44294036dMD5110183/2740212024-03-23 04:59:42.5052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-23T07:59:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional |
title |
Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional |
spellingShingle |
Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional Oliveira, Thiago Almeida de Computação Sudoku Educação Algorítmo Jogos |
title_short |
Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional |
title_full |
Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional |
title_fullStr |
Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional |
title_full_unstemmed |
Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional |
title_sort |
Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional |
author |
Oliveira, Thiago Almeida de |
author_facet |
Oliveira, Thiago Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Thiago Almeida de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribas, Renato Perez |
contributor_str_mv |
Ribas, Renato Perez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computação Sudoku Educação Algorítmo Jogos |
topic |
Computação Sudoku Educação Algorítmo Jogos |
description |
Jogos são cada vez mais utilizados na educação de jovens, possuindo grande potencial para o desenvolvimento de muitas habilidades importantes. O Sudoku é um quebra cabeça de raciocínio lógico com diversos tipos e variações. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar, implementar e validar algoritmos capazes de gerar quebra cabeças Sudoku regulares válidos, bem como mensurar o nível de dificuldade dele, e analisar algoritmos capazes de resolver esses quebra-cabeças Sudoku gerados. Foram im plementados algoritmos capazes de gerar, resolver e classificar um nível de dificuldade, e cada um foi validado com experimentos utilizando datasets disponíveis na internet. Essas análises possibilitam a utilização do Sudoku em uma aplicação para estimular o pensa mento computacional na educação |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-22T05:05:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274021 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001198717 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274021 |
identifier_str_mv |
001198717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274021/2/001198717.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274021/1/001198717.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
192e1d2d0843c31e62d48a0b01977ecc a820289a52134567d846e6c44294036d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224679737786368 |