Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliam Ramos da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223822
Resumo: A presente reflexão analisará as estratégias narrativas utilizadas por dois escritores negros latino-americanos ao apresentar a temática da negritude no século XIX. De um lado, a autobiografia escrita pelo cubano Juan Francisco Manzano (1835), único texto autobiográfico escrito por homem negro escravizado semi-alfabetizado latino-americano que narra sua vida em troca de liberdade. De outro lado, a narrativa desenvolvida por Maria Firmina dos Reis, mulher, negra liberta considerada a primeira romancista do Brasil: Úrsula (1859), texto abolicionista cujos protagonistas são brancos, surpreende por conceder a voz aos cativos, que narram suas memórias de África e estão conscientes de sua condição. Serão utilizados os referenciais teóricos sobre o romance como gênero de projeção de um futuro ideal das recentes nações latino-americanas (Sommer, 2004), textos abolicionistas como romance de tese (Jeffers, 2013), máscara do silenciamento (Kilomba, 2019) e a pedagogia da cimarronagem (Mendes, 2019) na intenção de revisar o cânone literário latino-americano em uma proposta de inclusão das duas obras como leituras obrigatórias nos cursos de Literatura nas universidades da América Latina.
id UFRGS-2_c5808078ee0e591cedcf0b84591416d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223822
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Liliam Ramos da2021-07-14T04:30:09Z20202183-2242http://hdl.handle.net/10183/223822001127502A presente reflexão analisará as estratégias narrativas utilizadas por dois escritores negros latino-americanos ao apresentar a temática da negritude no século XIX. De um lado, a autobiografia escrita pelo cubano Juan Francisco Manzano (1835), único texto autobiográfico escrito por homem negro escravizado semi-alfabetizado latino-americano que narra sua vida em troca de liberdade. De outro lado, a narrativa desenvolvida por Maria Firmina dos Reis, mulher, negra liberta considerada a primeira romancista do Brasil: Úrsula (1859), texto abolicionista cujos protagonistas são brancos, surpreende por conceder a voz aos cativos, que narram suas memórias de África e estão conscientes de sua condição. Serão utilizados os referenciais teóricos sobre o romance como gênero de projeção de um futuro ideal das recentes nações latino-americanas (Sommer, 2004), textos abolicionistas como romance de tese (Jeffers, 2013), máscara do silenciamento (Kilomba, 2019) e a pedagogia da cimarronagem (Mendes, 2019) na intenção de revisar o cânone literário latino-americano em uma proposta de inclusão das duas obras como leituras obrigatórias nos cursos de Literatura nas universidades da América Latina.This reflection will analyze the strategies used by two Latin American black writers to present the theme of blackness in the 19th century. On one side, the autobiography written by the cuban Juan Francisco Manzano (1835), the only autobiography text that shows one Latin American semiliterate slave black man that narrates your life in exchange for your liberty. On the other side the narrative written by Maria Firmina dos Reis, a free black woman considered the first female novelist in Brazil: Úrsula (1859), an abolitionist text whose main characters are white, surprises by giving voice to the slave people, who narrate their memories in Africa and are aware of their condition. Theoretical references will be used about the novel as a form of projection of an ideal future (Sommer, 2004), abolitionist texts as thesis novel (Jeffers, 2013), mask of speechlessness (Kilomba, 2019) and cimarronagem’s pedagogy (Mendes, 2019) intending to revise the Latin American literary canon in an inclusion proposal the two narratives to mandatory readings in the Literature studies in the Latin American universities.application/pdfporCadernos de literatura comparada. Porto, Portugal. N. 43 (2020), p. 135-153AutobiografiaNegros na literaturaNegritudeLiteratura19th century black authorshipLatin American novelCimarronagem pedagogyJuan Francisco ManzanoMaria Firmina dos ReisEstratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127502.pdf.txt001127502.pdf.txtExtracted Texttext/plain65654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223822/2/001127502.pdf.txtcafb765e490854cf734397f01b636b6aMD52ORIGINAL001127502.pdfTexto completoapplication/pdf281335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223822/1/001127502.pdfbcf0628000b74e16e8f4d72337c0cd42MD5110183/2238222024-03-01 04:55:58.781394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223822Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T07:55:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)
title Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)
spellingShingle Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)
Silva, Liliam Ramos da
Autobiografia
Negros na literatura
Negritude
Literatura
19th century black authorship
Latin American novel
Cimarronagem pedagogy
Juan Francisco Manzano
Maria Firmina dos Reis
title_short Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)
title_full Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)
title_fullStr Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)
title_full_unstemmed Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)
title_sort Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859)
author Silva, Liliam Ramos da
author_facet Silva, Liliam Ramos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Liliam Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Negros na literatura
Negritude
Literatura
topic Autobiografia
Negros na literatura
Negritude
Literatura
19th century black authorship
Latin American novel
Cimarronagem pedagogy
Juan Francisco Manzano
Maria Firmina dos Reis
dc.subject.eng.fl_str_mv 19th century black authorship
Latin American novel
Cimarronagem pedagogy
Juan Francisco Manzano
Maria Firmina dos Reis
description A presente reflexão analisará as estratégias narrativas utilizadas por dois escritores negros latino-americanos ao apresentar a temática da negritude no século XIX. De um lado, a autobiografia escrita pelo cubano Juan Francisco Manzano (1835), único texto autobiográfico escrito por homem negro escravizado semi-alfabetizado latino-americano que narra sua vida em troca de liberdade. De outro lado, a narrativa desenvolvida por Maria Firmina dos Reis, mulher, negra liberta considerada a primeira romancista do Brasil: Úrsula (1859), texto abolicionista cujos protagonistas são brancos, surpreende por conceder a voz aos cativos, que narram suas memórias de África e estão conscientes de sua condição. Serão utilizados os referenciais teóricos sobre o romance como gênero de projeção de um futuro ideal das recentes nações latino-americanas (Sommer, 2004), textos abolicionistas como romance de tese (Jeffers, 2013), máscara do silenciamento (Kilomba, 2019) e a pedagogia da cimarronagem (Mendes, 2019) na intenção de revisar o cânone literário latino-americano em uma proposta de inclusão das duas obras como leituras obrigatórias nos cursos de Literatura nas universidades da América Latina.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:30:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223822
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2183-2242
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127502
identifier_str_mv 2183-2242
001127502
url http://hdl.handle.net/10183/223822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de literatura comparada. Porto, Portugal. N. 43 (2020), p. 135-153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223822/2/001127502.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223822/1/001127502.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cafb765e490854cf734397f01b636b6a
bcf0628000b74e16e8f4d72337c0cd42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025375698944