Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Miriane Melo Silveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barcellos, Ruy de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212765
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto da aprendizagem significativa, ao aproximar o mundo do trabalho do mundo da educação, onde o ambiente de aprendizagem é o próprio espaço dos serviços de saúde. Objetivo: O presente estudo relata a experiência de uma ação intervencionista através da construção de um protocolo assistencial a partir dos pressupostos da EPS mediado por rodas de conversa, num serviço hospitalar universitário de alta complexidade no estado do Rio Grande do Sul. Resultados: No decorrer das intervenções, as rodas de conversas permitiram conversação horizontalizada. O protocolo assistencial foi produzido coletivamente, foram feitas alianças, descobertas das fragilidades e das potencialidades do serviço, conseguimos criar alguns caminhos de forma coletiva para facilitar a assistência. Conclusão: Compreendemos que a EPS e sua proposta de rodas de conversa permite a elaboração de muitas ações de trabalho, processos, fluxos e protocolos e principalmente, nos permite discutir evidências científicas de maneira informal e coletiva.
id UFRGS-2_c58a5dbb5534e3f084e8ba33f1545299
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moretti, Miriane Melo SilveiraBarcellos, Ruy de Almeida2020-08-08T03:46:19Z20202525-3409http://hdl.handle.net/10183/212765001116042A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto da aprendizagem significativa, ao aproximar o mundo do trabalho do mundo da educação, onde o ambiente de aprendizagem é o próprio espaço dos serviços de saúde. Objetivo: O presente estudo relata a experiência de uma ação intervencionista através da construção de um protocolo assistencial a partir dos pressupostos da EPS mediado por rodas de conversa, num serviço hospitalar universitário de alta complexidade no estado do Rio Grande do Sul. Resultados: No decorrer das intervenções, as rodas de conversas permitiram conversação horizontalizada. O protocolo assistencial foi produzido coletivamente, foram feitas alianças, descobertas das fragilidades e das potencialidades do serviço, conseguimos criar alguns caminhos de forma coletiva para facilitar a assistência. Conclusão: Compreendemos que a EPS e sua proposta de rodas de conversa permite a elaboração de muitas ações de trabalho, processos, fluxos e protocolos e principalmente, nos permite discutir evidências científicas de maneira informal e coletiva.Permanent Health Education (EPS) is based on the assumption of meaningful learning, by bringing the world of work closer to the world of education, where the learning environment is the very space of health services. Objective: The present study reports the experience of an interventionist action through the construction of an assistance protocol based on the assumptions of EPS mediated by conversation wheels, in a highly complex university hospital service in the state of Rio Grande do Sul. Results: During the interventions, the conversation wheels allowed horizontal conversation. The assistance protocol was produced collectively, alliances were made, discoveries of the weaknesses and potential of the service, we managed to create some ways in a collective way to facilitate assistance. Conclusion: We understand that EPS and its proposal for conversation circles allows the elaboration of many work actions, processes, flows and protocols and mainly, it allows us to discuss scientific evidence in an informal and collective way.La Educación Permanente en Salud (EPS) se basa en la suposición de un aprendizaje significativo, al acercar el mundo del trabajo al mundo de la educación, donde el ambiente de aprendizaje es el espacio de los servicios de salud. Objetivo: El presente estudio informa la experiencia de una acción intervencionista a través de la construcción de un protocolo de asistencia basado en las suposiciones de EPS mediadas por ruedas de conversación, en un servicio de hospital universitario altamente complejo en el estado de Rio Grande do Sul. Resultados: Durante las intervenciones, las ruedas de conversación permitieron la conversación horizontal. El protocolo de asistencia se produjo colectivamente, se hicieron alianzas, se descubrieron las debilidades y potencialidades del servicio, pudimos crear algunas formas colectivamente para facilitar la asistencia. Conclusión: Entendemos que EPS y su propuesta de círculos de conversación permiten la elaboración de muchas acciones, procesos, flujos y protocolos de trabajo y, principalmente, nos permite discutir evidencia científica de manera informal y colectiva.application/pdfporResearch, Society and Development. Iatabira. Vol. 9, no. 8 (2020), e112985395, 11 p.Educação continuadaProtocolos clínicosEquipe de assistência ao pacienteEducation, continuingClinical protocolPatient care timeDiscussion forumsEducación continuaProtocolo clínicoGrupo de atenciónal pacienteForos de discusiónRodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencialConversation wheels as a strategy for permanent education in health in the construction of assistence protocol Ruedas de conversación como una estrategia para la educación en salud permanente en la construcción del protocolo de assistência info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116042.pdf.txt001116042.pdf.txtExtracted Texttext/plain25905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212765/2/001116042.pdf.txt680f6c18ec21b73007bcb6dc386484cbMD52ORIGINAL001116042.pdfTexto completoapplication/pdf464607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212765/1/001116042.pdf1d37d0221712bec5f18e78816d9fca73MD5110183/2127652020-08-09 03:33:13.794261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-09T06:33:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conversation wheels as a strategy for permanent education in health in the construction of assistence protocol
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Ruedas de conversación como una estrategia para la educación en salud permanente en la construcción del protocolo de assistência
title Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial
spellingShingle Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial
Moretti, Miriane Melo Silveira
Educação continuada
Protocolos clínicos
Equipe de assistência ao paciente
Education, continuing
Clinical protocol
Patient care time
Discussion forums
Educación continua
Protocolo clínico
Grupo de atenciónal paciente
Foros de discusión
title_short Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial
title_full Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial
title_fullStr Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial
title_full_unstemmed Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial
title_sort Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial
author Moretti, Miriane Melo Silveira
author_facet Moretti, Miriane Melo Silveira
Barcellos, Ruy de Almeida
author_role author
author2 Barcellos, Ruy de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Miriane Melo Silveira
Barcellos, Ruy de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Protocolos clínicos
Equipe de assistência ao paciente
topic Educação continuada
Protocolos clínicos
Equipe de assistência ao paciente
Education, continuing
Clinical protocol
Patient care time
Discussion forums
Educación continua
Protocolo clínico
Grupo de atenciónal paciente
Foros de discusión
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, continuing
Clinical protocol
Patient care time
Discussion forums
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación continua
Protocolo clínico
Grupo de atenciónal paciente
Foros de discusión
description A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto da aprendizagem significativa, ao aproximar o mundo do trabalho do mundo da educação, onde o ambiente de aprendizagem é o próprio espaço dos serviços de saúde. Objetivo: O presente estudo relata a experiência de uma ação intervencionista através da construção de um protocolo assistencial a partir dos pressupostos da EPS mediado por rodas de conversa, num serviço hospitalar universitário de alta complexidade no estado do Rio Grande do Sul. Resultados: No decorrer das intervenções, as rodas de conversas permitiram conversação horizontalizada. O protocolo assistencial foi produzido coletivamente, foram feitas alianças, descobertas das fragilidades e das potencialidades do serviço, conseguimos criar alguns caminhos de forma coletiva para facilitar a assistência. Conclusão: Compreendemos que a EPS e sua proposta de rodas de conversa permite a elaboração de muitas ações de trabalho, processos, fluxos e protocolos e principalmente, nos permite discutir evidências científicas de maneira informal e coletiva.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-08T03:46:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212765
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-3409
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116042
identifier_str_mv 2525-3409
001116042
url http://hdl.handle.net/10183/212765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Research, Society and Development. Iatabira. Vol. 9, no. 8 (2020), e112985395, 11 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212765/2/001116042.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212765/1/001116042.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 680f6c18ec21b73007bcb6dc386484cb
1d37d0221712bec5f18e78816d9fca73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224996699242496