Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212765 |
Resumo: | A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto da aprendizagem significativa, ao aproximar o mundo do trabalho do mundo da educação, onde o ambiente de aprendizagem é o próprio espaço dos serviços de saúde. Objetivo: O presente estudo relata a experiência de uma ação intervencionista através da construção de um protocolo assistencial a partir dos pressupostos da EPS mediado por rodas de conversa, num serviço hospitalar universitário de alta complexidade no estado do Rio Grande do Sul. Resultados: No decorrer das intervenções, as rodas de conversas permitiram conversação horizontalizada. O protocolo assistencial foi produzido coletivamente, foram feitas alianças, descobertas das fragilidades e das potencialidades do serviço, conseguimos criar alguns caminhos de forma coletiva para facilitar a assistência. Conclusão: Compreendemos que a EPS e sua proposta de rodas de conversa permite a elaboração de muitas ações de trabalho, processos, fluxos e protocolos e principalmente, nos permite discutir evidências científicas de maneira informal e coletiva. |
id |
UFRGS-2_c58a5dbb5534e3f084e8ba33f1545299 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212765 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moretti, Miriane Melo SilveiraBarcellos, Ruy de Almeida2020-08-08T03:46:19Z20202525-3409http://hdl.handle.net/10183/212765001116042A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto da aprendizagem significativa, ao aproximar o mundo do trabalho do mundo da educação, onde o ambiente de aprendizagem é o próprio espaço dos serviços de saúde. Objetivo: O presente estudo relata a experiência de uma ação intervencionista através da construção de um protocolo assistencial a partir dos pressupostos da EPS mediado por rodas de conversa, num serviço hospitalar universitário de alta complexidade no estado do Rio Grande do Sul. Resultados: No decorrer das intervenções, as rodas de conversas permitiram conversação horizontalizada. O protocolo assistencial foi produzido coletivamente, foram feitas alianças, descobertas das fragilidades e das potencialidades do serviço, conseguimos criar alguns caminhos de forma coletiva para facilitar a assistência. Conclusão: Compreendemos que a EPS e sua proposta de rodas de conversa permite a elaboração de muitas ações de trabalho, processos, fluxos e protocolos e principalmente, nos permite discutir evidências científicas de maneira informal e coletiva.Permanent Health Education (EPS) is based on the assumption of meaningful learning, by bringing the world of work closer to the world of education, where the learning environment is the very space of health services. Objective: The present study reports the experience of an interventionist action through the construction of an assistance protocol based on the assumptions of EPS mediated by conversation wheels, in a highly complex university hospital service in the state of Rio Grande do Sul. Results: During the interventions, the conversation wheels allowed horizontal conversation. The assistance protocol was produced collectively, alliances were made, discoveries of the weaknesses and potential of the service, we managed to create some ways in a collective way to facilitate assistance. Conclusion: We understand that EPS and its proposal for conversation circles allows the elaboration of many work actions, processes, flows and protocols and mainly, it allows us to discuss scientific evidence in an informal and collective way.La Educación Permanente en Salud (EPS) se basa en la suposición de un aprendizaje significativo, al acercar el mundo del trabajo al mundo de la educación, donde el ambiente de aprendizaje es el espacio de los servicios de salud. Objetivo: El presente estudio informa la experiencia de una acción intervencionista a través de la construcción de un protocolo de asistencia basado en las suposiciones de EPS mediadas por ruedas de conversación, en un servicio de hospital universitario altamente complejo en el estado de Rio Grande do Sul. Resultados: Durante las intervenciones, las ruedas de conversación permitieron la conversación horizontal. El protocolo de asistencia se produjo colectivamente, se hicieron alianzas, se descubrieron las debilidades y potencialidades del servicio, pudimos crear algunas formas colectivamente para facilitar la asistencia. Conclusión: Entendemos que EPS y su propuesta de círculos de conversación permiten la elaboración de muchas acciones, procesos, flujos y protocolos de trabajo y, principalmente, nos permite discutir evidencia científica de manera informal y colectiva.application/pdfporResearch, Society and Development. Iatabira. Vol. 9, no. 8 (2020), e112985395, 11 p.Educação continuadaProtocolos clínicosEquipe de assistência ao pacienteEducation, continuingClinical protocolPatient care timeDiscussion forumsEducación continuaProtocolo clínicoGrupo de atenciónal pacienteForos de discusiónRodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencialConversation wheels as a strategy for permanent education in health in the construction of assistence protocol Ruedas de conversación como una estrategia para la educación en salud permanente en la construcción del protocolo de assistência info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116042.pdf.txt001116042.pdf.txtExtracted Texttext/plain25905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212765/2/001116042.pdf.txt680f6c18ec21b73007bcb6dc386484cbMD52ORIGINAL001116042.pdfTexto completoapplication/pdf464607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212765/1/001116042.pdf1d37d0221712bec5f18e78816d9fca73MD5110183/2127652020-08-09 03:33:13.794261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-09T06:33:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Conversation wheels as a strategy for permanent education in health in the construction of assistence protocol |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Ruedas de conversación como una estrategia para la educación en salud permanente en la construcción del protocolo de assistência |
title |
Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial |
spellingShingle |
Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial Moretti, Miriane Melo Silveira Educação continuada Protocolos clínicos Equipe de assistência ao paciente Education, continuing Clinical protocol Patient care time Discussion forums Educación continua Protocolo clínico Grupo de atenciónal paciente Foros de discusión |
title_short |
Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial |
title_full |
Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial |
title_fullStr |
Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial |
title_full_unstemmed |
Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial |
title_sort |
Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial |
author |
Moretti, Miriane Melo Silveira |
author_facet |
Moretti, Miriane Melo Silveira Barcellos, Ruy de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Barcellos, Ruy de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti, Miriane Melo Silveira Barcellos, Ruy de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Protocolos clínicos Equipe de assistência ao paciente |
topic |
Educação continuada Protocolos clínicos Equipe de assistência ao paciente Education, continuing Clinical protocol Patient care time Discussion forums Educación continua Protocolo clínico Grupo de atenciónal paciente Foros de discusión |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education, continuing Clinical protocol Patient care time Discussion forums |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación continua Protocolo clínico Grupo de atenciónal paciente Foros de discusión |
description |
A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto da aprendizagem significativa, ao aproximar o mundo do trabalho do mundo da educação, onde o ambiente de aprendizagem é o próprio espaço dos serviços de saúde. Objetivo: O presente estudo relata a experiência de uma ação intervencionista através da construção de um protocolo assistencial a partir dos pressupostos da EPS mediado por rodas de conversa, num serviço hospitalar universitário de alta complexidade no estado do Rio Grande do Sul. Resultados: No decorrer das intervenções, as rodas de conversas permitiram conversação horizontalizada. O protocolo assistencial foi produzido coletivamente, foram feitas alianças, descobertas das fragilidades e das potencialidades do serviço, conseguimos criar alguns caminhos de forma coletiva para facilitar a assistência. Conclusão: Compreendemos que a EPS e sua proposta de rodas de conversa permite a elaboração de muitas ações de trabalho, processos, fluxos e protocolos e principalmente, nos permite discutir evidências científicas de maneira informal e coletiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-08T03:46:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212765 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-3409 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116042 |
identifier_str_mv |
2525-3409 001116042 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Research, Society and Development. Iatabira. Vol. 9, no. 8 (2020), e112985395, 11 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212765/2/001116042.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212765/1/001116042.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
680f6c18ec21b73007bcb6dc386484cb 1d37d0221712bec5f18e78816d9fca73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224996699242496 |