O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Aline de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221120
Resumo: Este trabalho trata sobre o papel formativo dos estágios de docência obrigatórios para o Licenciando(a) em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFRGS/Porto Alegre (EduCampo), a partir do olhar discente. A investigação foi realizada através da aplicação de questionário semi-estruturado, composto 5 questões abertas e uma sexta questão organizada em itens Likert de cinco pontos, caracterizando-se como um estudo de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Investigou-se as expectativas e dificuldades por parte de licenciandos e licenciandas da terceira turma do curso em torno do estágio de docência, analisando-se as potencialidades de articulação dos estágios com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e com o Trabalho de Conclusão de Curso. A expectativa é de contribuir para a reflexão teórico-prática em torno do papel dos estágios de docência na formação, bem como acenar novas perspectivas no momento de implementação do curso permanente na Universidade.
id UFRGS-2_c5dab37cad55aae8d609de35d38628d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221120
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Aline de SouzaHoffmann, Marilisa Bialvo2021-05-14T04:29:47Z2020http://hdl.handle.net/10183/221120001125446Este trabalho trata sobre o papel formativo dos estágios de docência obrigatórios para o Licenciando(a) em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFRGS/Porto Alegre (EduCampo), a partir do olhar discente. A investigação foi realizada através da aplicação de questionário semi-estruturado, composto 5 questões abertas e uma sexta questão organizada em itens Likert de cinco pontos, caracterizando-se como um estudo de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Investigou-se as expectativas e dificuldades por parte de licenciandos e licenciandas da terceira turma do curso em torno do estágio de docência, analisando-se as potencialidades de articulação dos estágios com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e com o Trabalho de Conclusão de Curso. A expectativa é de contribuir para a reflexão teórico-prática em torno do papel dos estágios de docência na formação, bem como acenar novas perspectivas no momento de implementação do curso permanente na Universidade.application/pdfporEstágio de docênciaEducação do campoFormação de professoresCiências da naturezaO papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125446.pdf.txt001125446.pdf.txtExtracted Texttext/plain45239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221120/2/001125446.pdf.txtb7e25e13fc4daaad30e1ead91f381744MD52ORIGINAL001125446.pdfTexto completoapplication/pdf748336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221120/1/001125446.pdf4bfa37ca107dd4dacc341b1a93c02d38MD5110183/2211202021-05-26 04:43:48.925095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:43:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
title O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
spellingShingle O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
Nunes, Aline de Souza
Estágio de docência
Educação do campo
Formação de professores
Ciências da natureza
title_short O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
title_full O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
title_fullStr O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
title_full_unstemmed O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
title_sort O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
author Nunes, Aline de Souza
author_facet Nunes, Aline de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Aline de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoffmann, Marilisa Bialvo
contributor_str_mv Hoffmann, Marilisa Bialvo
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de docência
Educação do campo
Formação de professores
Ciências da natureza
topic Estágio de docência
Educação do campo
Formação de professores
Ciências da natureza
description Este trabalho trata sobre o papel formativo dos estágios de docência obrigatórios para o Licenciando(a) em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFRGS/Porto Alegre (EduCampo), a partir do olhar discente. A investigação foi realizada através da aplicação de questionário semi-estruturado, composto 5 questões abertas e uma sexta questão organizada em itens Likert de cinco pontos, caracterizando-se como um estudo de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Investigou-se as expectativas e dificuldades por parte de licenciandos e licenciandas da terceira turma do curso em torno do estágio de docência, analisando-se as potencialidades de articulação dos estágios com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e com o Trabalho de Conclusão de Curso. A expectativa é de contribuir para a reflexão teórico-prática em torno do papel dos estágios de docência na formação, bem como acenar novas perspectivas no momento de implementação do curso permanente na Universidade.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-14T04:29:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221120
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125446
url http://hdl.handle.net/10183/221120
identifier_str_mv 001125446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221120/2/001125446.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221120/1/001125446.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7e25e13fc4daaad30e1ead91f381744
4bfa37ca107dd4dacc341b1a93c02d38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224605698883584