O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lisandra Oliveira e
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230311
Resumo: Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.
id UFRGS-2_c6f172e60c468f532cf45c85e41124ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230311
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Lisandra Oliveira eMolina Neto, Vicente2021-09-29T04:25:20Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230311000737781Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.This study deals with a research carried out in the Municipal Net of education of Porto Alegre on the constitution of the identization process of Physical Education teachers. The research problem has been synthesized in the following question: How is the identization process constituted from the narratives of Physical Education teachers from this net? Characterized as a case study with an ethographical approach emphasizing on the life stories of five teachers. The methodological procedures used were: analysis of documents, participant observation, field diary, semi-structured interviews and written narratives. The analysis showed the dynamic, dialectic and subjective characters of the identization process of the teachers. Moreover, the teacher training processes do not alone guarantee the constitution of the identization process. Summed with these are the learning elaborations, reorganized from the lived experiences.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 209-231Porto Alegre. Secretaria Municipal de EducaçãoProfessorIdentidadeEducação físicaPorto Alegre (RS)Identization processPhysical education teachersMunicipal net of education of Porto AlegreO processo de identização docente na rede municipal de Porto AlegreThe constitution of teacher identization in the municipal net of education of Porto Alegre info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000737781.pdf.txt000737781.pdf.txtExtracted Texttext/plain67320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230311/2/000737781.pdf.txt4c5f7f9c106f533e08691c97f6f42c35MD52ORIGINAL000737781.pdfTexto completoapplication/pdf640969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230311/1/000737781.pdf44bf9089a411e4b913503a2250083065MD5110183/2303112021-10-04 04:26:14.538835oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230311Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:26:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The constitution of teacher identization in the municipal net of education of Porto Alegre
title O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
spellingShingle O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
Silva, Lisandra Oliveira e
Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação
Professor
Identidade
Educação física
Porto Alegre (RS)
Identization process
Physical education teachers
Municipal net of education of Porto Alegre
title_short O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
title_full O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
title_fullStr O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
title_full_unstemmed O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
title_sort O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
author Silva, Lisandra Oliveira e
author_facet Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação
Professor
Identidade
Educação física
Porto Alegre (RS)
topic Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação
Professor
Identidade
Educação física
Porto Alegre (RS)
Identization process
Physical education teachers
Municipal net of education of Porto Alegre
dc.subject.eng.fl_str_mv Identization process
Physical education teachers
Municipal net of education of Porto Alegre
description Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-29T04:25:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230311
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000737781
identifier_str_mv 0100-3143
000737781
url http://hdl.handle.net/10183/230311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 209-231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230311/2/000737781.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230311/1/000737781.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c5f7f9c106f533e08691c97f6f42c35
44bf9089a411e4b913503a2250083065
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447768905285632