O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230311 |
Resumo: | Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida. |
id |
UFRGS-2_c6f172e60c468f532cf45c85e41124ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230311 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Lisandra Oliveira eMolina Neto, Vicente2021-09-29T04:25:20Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230311000737781Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.This study deals with a research carried out in the Municipal Net of education of Porto Alegre on the constitution of the identization process of Physical Education teachers. The research problem has been synthesized in the following question: How is the identization process constituted from the narratives of Physical Education teachers from this net? Characterized as a case study with an ethographical approach emphasizing on the life stories of five teachers. The methodological procedures used were: analysis of documents, participant observation, field diary, semi-structured interviews and written narratives. The analysis showed the dynamic, dialectic and subjective characters of the identization process of the teachers. Moreover, the teacher training processes do not alone guarantee the constitution of the identization process. Summed with these are the learning elaborations, reorganized from the lived experiences.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 209-231Porto Alegre. Secretaria Municipal de EducaçãoProfessorIdentidadeEducação físicaPorto Alegre (RS)Identization processPhysical education teachersMunicipal net of education of Porto AlegreO processo de identização docente na rede municipal de Porto AlegreThe constitution of teacher identization in the municipal net of education of Porto Alegre info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000737781.pdf.txt000737781.pdf.txtExtracted Texttext/plain67320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230311/2/000737781.pdf.txt4c5f7f9c106f533e08691c97f6f42c35MD52ORIGINAL000737781.pdfTexto completoapplication/pdf640969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230311/1/000737781.pdf44bf9089a411e4b913503a2250083065MD5110183/2303112021-10-04 04:26:14.538835oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230311Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:26:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The constitution of teacher identization in the municipal net of education of Porto Alegre |
title |
O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre |
spellingShingle |
O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre Silva, Lisandra Oliveira e Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação Professor Identidade Educação física Porto Alegre (RS) Identization process Physical education teachers Municipal net of education of Porto Alegre |
title_short |
O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre |
title_full |
O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre |
title_fullStr |
O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre |
title_sort |
O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre |
author |
Silva, Lisandra Oliveira e |
author_facet |
Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação Professor Identidade Educação física Porto Alegre (RS) |
topic |
Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação Professor Identidade Educação física Porto Alegre (RS) Identization process Physical education teachers Municipal net of education of Porto Alegre |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Identization process Physical education teachers Municipal net of education of Porto Alegre |
description |
Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-29T04:25:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230311 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000737781 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000737781 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 209-231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230311/2/000737781.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230311/1/000737781.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c5f7f9c106f533e08691c97f6f42c35 44bf9089a411e4b913503a2250083065 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447768905285632 |