Intervenções psicológicas para crianças que vivem ou convivem com HIV/Aids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigoni, Evelise
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Milena da Rosa, Kessler, Helena Pillar, Gonçalves, Tonantzin Ribeiro, Carvalho, Fernanda Torres de, Piccinini, Cesar Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98944
Resumo: Com o avanço no tratamento antirretroviral, a infecção pelo HIV/Aids em crianças passou de um quadro agudo para uma doença crônica, tendo implicações médicas, psicológicas e sociais. Aspectos da convivência com o HIV/Aids, como revelação do diagnóstico, adesão ao tratamento e enfrentamento de diversos lutos, são especialmente desafiadores entre as crianças. Assim, este estudo buscou identificar, na literatura, intervenções psicológicas desenvolvidas nos últimos anos para crianças que vivem ou convivem com o HIV/Aids. Foram revisadas as bases de dados Medline, PsycInfo, Indexpsi, PEPSIC, SciELO e LILACS, encontrando-se 17 estudos sobre o tema. Foram descritos objetivos, público-alvo, país de origem, contextualização teórica, técnicas utilizadas e resultados dessas intervenções. A revisão apontou que são raros estudos descrevendo intervenções psicológicas para essas crianças. Além disso, muitos dos estudos encontrados não apresentaram uma clara descrição do método utilizado e avaliação de seus resultados, o que prejudica a utilização dessas intervenções em outros contextos.
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spelling Rigoni, EveliseSilva, Milena da RosaKessler, Helena PillarGonçalves, Tonantzin RibeiroCarvalho, Fernanda Torres dePiccinini, Cesar Augusto2014-07-30T02:04:30Z20131413-8271http://hdl.handle.net/10183/98944000893634Com o avanço no tratamento antirretroviral, a infecção pelo HIV/Aids em crianças passou de um quadro agudo para uma doença crônica, tendo implicações médicas, psicológicas e sociais. Aspectos da convivência com o HIV/Aids, como revelação do diagnóstico, adesão ao tratamento e enfrentamento de diversos lutos, são especialmente desafiadores entre as crianças. Assim, este estudo buscou identificar, na literatura, intervenções psicológicas desenvolvidas nos últimos anos para crianças que vivem ou convivem com o HIV/Aids. Foram revisadas as bases de dados Medline, PsycInfo, Indexpsi, PEPSIC, SciELO e LILACS, encontrando-se 17 estudos sobre o tema. Foram descritos objetivos, público-alvo, país de origem, contextualização teórica, técnicas utilizadas e resultados dessas intervenções. A revisão apontou que são raros estudos descrevendo intervenções psicológicas para essas crianças. Além disso, muitos dos estudos encontrados não apresentaram uma clara descrição do método utilizado e avaliação de seus resultados, o que prejudica a utilização dessas intervenções em outros contextos.Due to the recent progress with antiretroviral treatment, HIV/Aids infection has changed from an acute clinical status to a chronic illness with medical, psychological and social implications. Typical aspects of living with HIV/Aids, such as diagnostic disclosure, treatment adherence and the coping with several mournings, are particularly challenging among children. Therefore, this study aimed to identify psychological interventions that have been developed in the past years with children infected or affected by HIV/Aids. Medline/Pubmed, PsycInfo, Indexpsi, PEPSIC, SciELO and LILACS databases were reviewed, where 17 studies about the related subject were found. Objectives, target population, theoretical conceptualization, used techniques and results of these interventions have been described. The review indicates that studies describing psychological interventions for these children are rare. Moreover, many of these studies did not present a clear description of the methods used and the evaluation of the results, limiting the use of these interventions in other contexts.Con los avances en la terapia antirretroviral, la infección por VIH/SIDA en los niños cambió de enfermedad aguda a enfermedad crónica, con implicaciones médicas, psicológicas y sociales. Aspectos de la convivencia con el VIH/SIDA, como la revelación del diagnóstico, la adherencia al tratamiento y afrontamiento a las pérdidas, son especialmente difíciles para los niños. Por eso, este estudio buscó identificar en la literatura intervenciones psicológicas desarrolladas en los últimos años para niños que conviven con el VIH/SIDA. Fueron revisados el Medline, PsycInfo, Indexpsi, PEPSIC, SciELO y LILACS, en donde se encontraron 17 estudios sobre el tema. Se describen los objetivos, público objetivo, país de origen, el contexto teórico, técnicas utilizadas y los resultados de esas intervenciones. La revisión apuntó que son raros los estudios que describen las intervenciones psicológicas para esos niños. Además, muchos de los estudios encontrados no presentan claramente el método usado y la evaluación de sus resultados, lo que perjudica el uso de esas intervenciones en otros contextos.application/pdfporPsicoUSF. Braçança Paulista, SP. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2013), p. 65-76Infecções por HIV : PsicologiaCriançaAIDSIntervenção psicológicaHIVChildrenPsychological interventionsVIHSIDANiñosIntervenciones psicológicasIntervenções psicológicas para crianças que vivem ou convivem com HIV/AidsPsychological interventions to children infected and affected by HIV/Aids Intervenciones psicológicas para los niños que viven o conviven con el VIH/SIDA info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000893634.pdf000893634.pdfTexto completoapplication/pdf213907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98944/1/000893634.pdfdaa23120d6897dfb0a88fbb8e643f639MD51TEXT000893634.pdf.txt000893634.pdf.txtExtracted Texttext/plain56469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98944/2/000893634.pdf.txtc864f21805d75e023b1c566882da59b6MD52THUMBNAIL000893634.pdf.jpg000893634.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98944/3/000893634.pdf.jpgb3a73a1ff03b981ace790040eb489977MD5310183/989442018-10-22 08:00:51.033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:00:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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