Co-teaching in the english practicum course : an experience report
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182674 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão defende a noção de que a prática da docência compartilhada pode ser utilizada como formação de professores em cursos de licenciatura. É o retrato da experiência de um ano de dois estagiários da cadeira de Estágio de Docência em Língua Inglesa em 2017 na UFRGS. O principal objetivo deste relatório é ilustrar como a colaboração entre dois estudantes de graduação pode funcionar através da experiência da docência compartilhada, uma entre várias formas de desenvolvimento pedagógico. Neste estudo, dois alunos da graduação alternam papéis de orientador e aprendiz de seu próprio estágio enquanto professores em uma Escola Pública em Porto Alegre, RS. A partir da prática conhecida como Andaimento (GIBBONS, 2015), os dois estagiários desenvolveram um projeto, deram aulas e forneceram feedbacks um ao outro de maneira a melhorar seu desenvolvimento e fomentar o aprendizado dos alunos através dos objetivos concretizados. Em conjunto com um suporte teórico desenvolvido na cadeira de estágio, a docência compartilhada emerge como uma forma de melhorar as técnicas de ensino dentro e fora de sala de aula. A intenção é mostrar que a) o trabalho colaborativo entre estagiários pode ocorrer nos cursos de licenciatura; b) estudantes de graduação podem se tornar responsáveis pelo desenvolvimento de seus pares; e c) é uma prática que pode ser difundida para os demais cursos. Utilizar a docência compartilhada como forma de desenvolver a carreira docente pode beneficiar toda a comunidade escolar: professores , estagiários e, o mais importante, os alunos. |
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Fonseca, André TrindadeSarmento, Simone2018-09-26T02:33:39Z2018http://hdl.handle.net/10183/182674001077294Este trabalho de conclusão defende a noção de que a prática da docência compartilhada pode ser utilizada como formação de professores em cursos de licenciatura. É o retrato da experiência de um ano de dois estagiários da cadeira de Estágio de Docência em Língua Inglesa em 2017 na UFRGS. O principal objetivo deste relatório é ilustrar como a colaboração entre dois estudantes de graduação pode funcionar através da experiência da docência compartilhada, uma entre várias formas de desenvolvimento pedagógico. Neste estudo, dois alunos da graduação alternam papéis de orientador e aprendiz de seu próprio estágio enquanto professores em uma Escola Pública em Porto Alegre, RS. A partir da prática conhecida como Andaimento (GIBBONS, 2015), os dois estagiários desenvolveram um projeto, deram aulas e forneceram feedbacks um ao outro de maneira a melhorar seu desenvolvimento e fomentar o aprendizado dos alunos através dos objetivos concretizados. Em conjunto com um suporte teórico desenvolvido na cadeira de estágio, a docência compartilhada emerge como uma forma de melhorar as técnicas de ensino dentro e fora de sala de aula. A intenção é mostrar que a) o trabalho colaborativo entre estagiários pode ocorrer nos cursos de licenciatura; b) estudantes de graduação podem se tornar responsáveis pelo desenvolvimento de seus pares; e c) é uma prática que pode ser difundida para os demais cursos. Utilizar a docência compartilhada como forma de desenvolver a carreira docente pode beneficiar toda a comunidade escolar: professores , estagiários e, o mais importante, os alunos.This final paper defends the notion that the practice of co-teaching can be used as a means to foster teacher development in teaching majors. It portrays the yearlong experience of two pre-service teachers in an English Practicum course in 2017 at UFRGS. The main objective of this report is to illustrate how collaboration between two undergraduate students can function through the experience of co-teaching, one among many other techniques in pedagogical development. In this study, two undergraduate student-teachers alternate roles as trainers and trainees of their own practicum as teachers-to-be in a Public State School in Porto Alegre, RS. Bringing along the practice known as Scaffolding (GIBBONS, 2015), the two pre-service teachers designed a project, taught lessons and provided feedbacks to each other in order to improve their development and, to foster student learning towards meeting the objective s . Along with the theoretical background earned in the practicum course, the co-teaching arises as another way to improve their teaching techniques inside and outside of the classroom. The intent is to show that: a) collaborative work among pre-service teachers can be provided in undergraduate teaching majors; b) undergraduate students can be responsible for their peers development; and c) this is a practice that can be spread to other majors. Using co-teaching as a way to develop teachers’ careers can benefit the entire school community: Professors, pre-service teachers and, most importantly, students.application/pdfengEnsino de língua estrangeira (inglês)Formação de professoresDocênciaLíngua inglesaCo-teachingCollaborationPracticumTeacher developmentCo-teaching in the english practicum course : an experience reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077294.pdfTexto completo (inglês)application/pdf987933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182674/1/001077294.pdf16b7ebfb9e3a5f63fe80835737acd664MD51TEXT001077294.pdf.txt001077294.pdf.txtExtracted Texttext/plain75444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182674/2/001077294.pdf.txt65e8ee71dc8515657ff6eb08e9269066MD52THUMBNAIL001077294.pdf.jpg001077294.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182674/3/001077294.pdf.jpgd536b86d84522b4925a941cd0e223a81MD5310183/1826742022-08-06 04:46:15.105058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182674Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho de conclusão defende a noção de que a prática da docência compartilhada pode ser utilizada como formação de professores em cursos de licenciatura. É o retrato da experiência de um ano de dois estagiários da cadeira de Estágio de Docência em Língua Inglesa em 2017 na UFRGS. O principal objetivo deste relatório é ilustrar como a colaboração entre dois estudantes de graduação pode funcionar através da experiência da docência compartilhada, uma entre várias formas de desenvolvimento pedagógico. Neste estudo, dois alunos da graduação alternam papéis de orientador e aprendiz de seu próprio estágio enquanto professores em uma Escola Pública em Porto Alegre, RS. A partir da prática conhecida como Andaimento (GIBBONS, 2015), os dois estagiários desenvolveram um projeto, deram aulas e forneceram feedbacks um ao outro de maneira a melhorar seu desenvolvimento e fomentar o aprendizado dos alunos através dos objetivos concretizados. Em conjunto com um suporte teórico desenvolvido na cadeira de estágio, a docência compartilhada emerge como uma forma de melhorar as técnicas de ensino dentro e fora de sala de aula. A intenção é mostrar que a) o trabalho colaborativo entre estagiários pode ocorrer nos cursos de licenciatura; b) estudantes de graduação podem se tornar responsáveis pelo desenvolvimento de seus pares; e c) é uma prática que pode ser difundida para os demais cursos. Utilizar a docência compartilhada como forma de desenvolver a carreira docente pode beneficiar toda a comunidade escolar: professores , estagiários e, o mais importante, os alunos. |
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