Posicionamento de marca através do Storytelling : o caso da AMCHAM Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Andressa Kucyk
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178492
Resumo: Este estudo tem como tema o posicionamento de marca através do storytelling, técnica de criação de narrativas. O objetivo geral é analisar como se dá o posicionamento de marca da AMCHAM Porto Alegre, junto aos seus associados, através da construção de histórias. A pesquisa tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica são apresentados os conceitos de marca, identidade e imagem, assim como gestão de marca e posicionamento sob o viés da comunicação. Posteriormente, foram abordados os conceitos de storytelling no contexto de marca, assim como seu uso pelas organizações, e a relação da técnica e o posicionamento de marca na área de eventos. O estudo de caso teve como objeto a entidade empresarial AMCHAM Porto Alegre. Como técnicas na análise foram utilizadas a observação participante, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. De forma geral concluiu-se que o storytelling mostra-se como técnica de legitimação do posicionamento de marca no cenário atual, pois é uma estratégia que se encontra diretamente relacionada com a identidade organizacional. Nesse contexto, o profissional de comunicação possui um papel importante na gestão estratégia da organização, pois tem o embasamento para trabalhar o storytelling de forma personalizada para cada público da marca.
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