Posicionamento de marca através do Storytelling : o caso da AMCHAM Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178492 |
Resumo: | Este estudo tem como tema o posicionamento de marca através do storytelling, técnica de criação de narrativas. O objetivo geral é analisar como se dá o posicionamento de marca da AMCHAM Porto Alegre, junto aos seus associados, através da construção de histórias. A pesquisa tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica são apresentados os conceitos de marca, identidade e imagem, assim como gestão de marca e posicionamento sob o viés da comunicação. Posteriormente, foram abordados os conceitos de storytelling no contexto de marca, assim como seu uso pelas organizações, e a relação da técnica e o posicionamento de marca na área de eventos. O estudo de caso teve como objeto a entidade empresarial AMCHAM Porto Alegre. Como técnicas na análise foram utilizadas a observação participante, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. De forma geral concluiu-se que o storytelling mostra-se como técnica de legitimação do posicionamento de marca no cenário atual, pois é uma estratégia que se encontra diretamente relacionada com a identidade organizacional. Nesse contexto, o profissional de comunicação possui um papel importante na gestão estratégia da organização, pois tem o embasamento para trabalhar o storytelling de forma personalizada para cada público da marca. |
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Godoy, Andressa KucykNunes, Ana Karin2018-05-18T02:27:04Z2017http://hdl.handle.net/10183/178492001062759Este estudo tem como tema o posicionamento de marca através do storytelling, técnica de criação de narrativas. O objetivo geral é analisar como se dá o posicionamento de marca da AMCHAM Porto Alegre, junto aos seus associados, através da construção de histórias. A pesquisa tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica são apresentados os conceitos de marca, identidade e imagem, assim como gestão de marca e posicionamento sob o viés da comunicação. Posteriormente, foram abordados os conceitos de storytelling no contexto de marca, assim como seu uso pelas organizações, e a relação da técnica e o posicionamento de marca na área de eventos. O estudo de caso teve como objeto a entidade empresarial AMCHAM Porto Alegre. Como técnicas na análise foram utilizadas a observação participante, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. De forma geral concluiu-se que o storytelling mostra-se como técnica de legitimação do posicionamento de marca no cenário atual, pois é uma estratégia que se encontra diretamente relacionada com a identidade organizacional. Nesse contexto, o profissional de comunicação possui um papel importante na gestão estratégia da organização, pois tem o embasamento para trabalhar o storytelling de forma personalizada para cada público da marca.This study has as theme the brand positioning through storytelling, technique of creating narratives. The general objective is to analyze how AMCHAM Porto Alegre's brand positioning takes place. The research has as methods the bibliographic research and the case study. Through the bibliographic research are presented the concepts of brand, identity and image, as well as brand management and positioning under the bias of communication. After, were approached the concepts of storytelling in the context of the brand, as well as its use by the organizations, and the relation of the technique and the positioning of the brand in the area of events. The object of the case study is the business entity AMCHAM Porto Alegre. The techniques used in the analysis include participant observation, documentary research and semistructured interview. In general, it was concluded that storytelling is an essential technique to legitimize brand positioning in the current scenario, since it is a strategy that is directly related to organizational identity. In this context, the communication professional plays an important role in the strategic management of the organization, since it has the basis to work the storytelling in a personalized way for each brand public.application/pdfporGestão de marcasBrand positioningCommunicationStorytellingAMCHAM Porto AlegrePosicionamento de marca através do Storytelling : o caso da AMCHAM Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062759.pdf001062759.pdfTexto completoapplication/pdf2311499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178492/1/001062759.pdf9881ae384137aa8fd299362c3a779769MD51TEXT001062759.pdf.txt001062759.pdf.txtExtracted Texttext/plain164943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178492/2/001062759.pdf.txt3b8fe78aa64882836c1b56d1ec6ef069MD5210183/1784922018-06-07 02:29:09.160834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178492Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:29:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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