Celular na sala de aula e a criação de narrativas audiovisuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Antonio Azambuja da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134484
Resumo: Teorizada por vários especialistas, a questão dos conflitos, no âmbito escolar, tem como provável pano de fundo o notável encontro de diferentes gerações. Entre os diversos catalizadores desse conflito e uma das marcas mais presente nesse tecido social, está o celular. Este já figura em boa parte dos formatos das relações sociais tanto nos espaços públicos como nos privados, sendo, inclusive, um forte objeto de consumo. Embora, hoje, o celular seja ainda muito indesejado pelo corpo docente, nota-se uma relação indissociável entre ele e o estudante. Nesse enquadramento, usamos o aparelho celular na sala de aula, objeto de estudo desta pesquisa, definindo-o como “artefato cultural” contemporâneo com grande potencial para criação de mídias audiovisuais. Devido ao seu “hibridismo”, o celular não deve ser negligenciado em sala de aula, pois, indubitavelmente, já representa uma importante ferramenta, mesmo que experimental, para a criação e distribuição de “conteúdo pedagógico”. Dessa forma, defende-se seu uso na sala de aula em momentos de aprendizagem, como na criação de narrativas audiovisuais, além de que com a sua ampla apropriação pelo aluno poderá constituir um aprendizado para cidadania ou em termos gerais numa “ética de uso dos aparelhos móveis”. Para não negligenciá-lo e para usá-lo de forma adequada, é preciso estabelecer critérios, promovendo, assim, a intersecção entre: celular, sala de aula e aprendizado. Sem interposição (ou sobreposição) de valores, baseados em critérios proibitivos, o aparelho celular, no ambiente de aprendizagem, poderá ter uma aplicação aliada ao aprendizado, baseando-se em projetos, resolvendo os conflitos e servindo para definir o espaço das tecnologias móveis no processo de ensino-aprendizagem.
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