Classes sociais C e D, uma alternativa para instituições de ensino privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Vanderlan Vitória
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159248
Resumo: Encontraremos a seguir um caso de ensino sobre uma instituição de ensino privado, elaborado a partir de reflexões de Prahalad, entre outros, sobre a viabilidade econômica para atender o segmento de baixa renda. Neste sentido, este estudo é baseado nas práticas de gestão do “Instituto Pra Vencer”, que atende uma clientela predominantemente trabalhadora, de classes sociais C e D; e está localizada na divisa dos municípios de Arvorezinha e Raízes. Considera-se, ainda, o perfil da população nestes municípios, que em sua maioria, no que refere-se à renda, é baixa. Atualmente, opera com 70% de sua capacidade de atendimento - em torno de 850 alunos - que, no médio prazo – 5 anos – pode chegar a 1450 alunos e no longo prazo – acima de 10 anos - a 2.400 alunos. Salienta-se que não há a identificação da Instituição, do protagonista e das cidades (municípios) citados, utilizando-se nomes fictícios, tendo em vista a veracidade das informações apresentadas e a necessidade de sigilo destes dados. As informações sobre a Instituição e os municípios de atuação da mesma, são baseadas em dados reais. Como veremos a seguir, este trabalho propõe-se a encontrar a solução para o seguinte dilema: “Classes Sociais C e D, são uma alternativa para Instituições de ensino privado?” No desenvolvimento deste trabalho foi utilizado pensamentos contidos nas obras de C. K. Prahalad sobre os mercados do amanhã, além de conceitos e opiniões sobre segmentação e posicionamento competitivo, de Philip Kotler, Gary Armstrong, E. Jerome McCarthy, William D. Perreault Jr , entre outros.
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