Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Closs, Eduardo José
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134086
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos de sexto ano em entender o conceito de frações semelhantes, como também, a adição e subtração de frações. O professor adotou a metodologia da engenharia didática para a realização dessa prática. Antes e após a aplicação das atividades com os alunos, foram feitas análises sobre este trabalho em ambiente informatizado. Observou-se que em turmas com mais de trinta alunos em um laboratório com dois ou três alunos por computador, apesar das dificuldades, é possível melhorar a aprendizagem com o uso de recursos digitais. Ao final, apresentam-se reflexões para uma aplicação futura de um trabalho semelhante.
id UFRGS-2_ca8a68a77a3416e360182f5a9391d1c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134086
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Closs, Eduardo JoséBisognin, Cleber2016-03-24T02:06:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/134086000983924Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos de sexto ano em entender o conceito de frações semelhantes, como também, a adição e subtração de frações. O professor adotou a metodologia da engenharia didática para a realização dessa prática. Antes e após a aplicação das atividades com os alunos, foram feitas análises sobre este trabalho em ambiente informatizado. Observou-se que em turmas com mais de trinta alunos em um laboratório com dois ou três alunos por computador, apesar das dificuldades, é possível melhorar a aprendizagem com o uso de recursos digitais. Ao final, apresentam-se reflexões para uma aplicação futura de um trabalho semelhante.application/pdfporGeoGebra : SoftwareFraçõesEngenharia didáticaEnsino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983924.pdf000983924.pdfTexto completoapplication/pdf1161406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/1/000983924.pdf433e53180e510a82fc0aaae9b761e69bMD51TEXT000983924.pdf.txt000983924.pdf.txtExtracted Texttext/plain37508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/2/000983924.pdf.txtc803f56b785b438518bf7ec77067d738MD52THUMBNAIL000983924.pdf.jpg000983924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/3/000983924.pdf.jpg3ac42c3850be14f8beaa5b5e01282da8MD5310183/1340862018-10-29 08:04:56.313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134086Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
title Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
spellingShingle Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
Closs, Eduardo José
GeoGebra : Software
Frações
Engenharia didática
title_short Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
title_full Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
title_fullStr Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
title_full_unstemmed Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
title_sort Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
author Closs, Eduardo José
author_facet Closs, Eduardo José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Closs, Eduardo José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bisognin, Cleber
contributor_str_mv Bisognin, Cleber
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Frações
Engenharia didática
topic GeoGebra : Software
Frações
Engenharia didática
description Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos de sexto ano em entender o conceito de frações semelhantes, como também, a adição e subtração de frações. O professor adotou a metodologia da engenharia didática para a realização dessa prática. Antes e após a aplicação das atividades com os alunos, foram feitas análises sobre este trabalho em ambiente informatizado. Observou-se que em turmas com mais de trinta alunos em um laboratório com dois ou três alunos por computador, apesar das dificuldades, é possível melhorar a aprendizagem com o uso de recursos digitais. Ao final, apresentam-se reflexões para uma aplicação futura de um trabalho semelhante.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134086
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983924
url http://hdl.handle.net/10183/134086
identifier_str_mv 000983924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/1/000983924.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/2/000983924.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/3/000983924.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 433e53180e510a82fc0aaae9b761e69b
c803f56b785b438518bf7ec77067d738
3ac42c3850be14f8beaa5b5e01282da8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501397028864