Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134086 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos de sexto ano em entender o conceito de frações semelhantes, como também, a adição e subtração de frações. O professor adotou a metodologia da engenharia didática para a realização dessa prática. Antes e após a aplicação das atividades com os alunos, foram feitas análises sobre este trabalho em ambiente informatizado. Observou-se que em turmas com mais de trinta alunos em um laboratório com dois ou três alunos por computador, apesar das dificuldades, é possível melhorar a aprendizagem com o uso de recursos digitais. Ao final, apresentam-se reflexões para uma aplicação futura de um trabalho semelhante. |
id |
UFRGS-2_ca8a68a77a3416e360182f5a9391d1c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134086 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Closs, Eduardo JoséBisognin, Cleber2016-03-24T02:06:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/134086000983924Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos de sexto ano em entender o conceito de frações semelhantes, como também, a adição e subtração de frações. O professor adotou a metodologia da engenharia didática para a realização dessa prática. Antes e após a aplicação das atividades com os alunos, foram feitas análises sobre este trabalho em ambiente informatizado. Observou-se que em turmas com mais de trinta alunos em um laboratório com dois ou três alunos por computador, apesar das dificuldades, é possível melhorar a aprendizagem com o uso de recursos digitais. Ao final, apresentam-se reflexões para uma aplicação futura de um trabalho semelhante.application/pdfporGeoGebra : SoftwareFraçõesEngenharia didáticaEnsino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983924.pdf000983924.pdfTexto completoapplication/pdf1161406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/1/000983924.pdf433e53180e510a82fc0aaae9b761e69bMD51TEXT000983924.pdf.txt000983924.pdf.txtExtracted Texttext/plain37508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/2/000983924.pdf.txtc803f56b785b438518bf7ec77067d738MD52THUMBNAIL000983924.pdf.jpg000983924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/3/000983924.pdf.jpg3ac42c3850be14f8beaa5b5e01282da8MD5310183/1340862018-10-29 08:04:56.313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134086Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra |
title |
Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra |
spellingShingle |
Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra Closs, Eduardo José GeoGebra : Software Frações Engenharia didática |
title_short |
Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra |
title_full |
Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra |
title_fullStr |
Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra |
title_sort |
Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra |
author |
Closs, Eduardo José |
author_facet |
Closs, Eduardo José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Closs, Eduardo José |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisognin, Cleber |
contributor_str_mv |
Bisognin, Cleber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Frações Engenharia didática |
topic |
GeoGebra : Software Frações Engenharia didática |
description |
Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos de sexto ano em entender o conceito de frações semelhantes, como também, a adição e subtração de frações. O professor adotou a metodologia da engenharia didática para a realização dessa prática. Antes e após a aplicação das atividades com os alunos, foram feitas análises sobre este trabalho em ambiente informatizado. Observou-se que em turmas com mais de trinta alunos em um laboratório com dois ou três alunos por computador, apesar das dificuldades, é possível melhorar a aprendizagem com o uso de recursos digitais. Ao final, apresentam-se reflexões para uma aplicação futura de um trabalho semelhante. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134086 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983924 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134086 |
identifier_str_mv |
000983924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/1/000983924.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/2/000983924.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134086/3/000983924.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
433e53180e510a82fc0aaae9b761e69b c803f56b785b438518bf7ec77067d738 3ac42c3850be14f8beaa5b5e01282da8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501397028864 |