A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperry, Renata da Fonseca Paixão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238877
Resumo: A Educação a Distância (EAD) é uma alternativa à educação presencial, democratizando o acesso, independente de espaço físico e temporal. Objetivo: Comparar os indicadores de atividades educativas antes e após o início da pandemia pela COVID-19, realizadas em um Hospital Público de Porto Alegre, entre os anos de 2014 a 2021. Método: O estudo foi desenvolvido da coleta de dados documentais de um hospital público universitário, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), disponíveis no Portal EAD da Instituição e nos relatórios de acompanhamento dos cursos. Resultados: A pandemia interferiu significativamente nos processos educacionais do hospital universitário público, que é referência para atendimento a pacientes infectados, na medida em que aumentaram as demandas de desenvolvimento de cursos à distância na plataforma de aprendizagem virtual do hospital. Conclusão: A utilização de objetos de aprendizagem à distância tornou possível aproximar as pessoas e dar andamento aos processos de ensino e qualificação, contribuindo significativamente e positivamente para a realização de ações educativas com segurança durante a pandemia.
id UFRGS-2_cb1e3bd2f663d8e85cb13fb3acdb690a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238877
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sperry, Renata da Fonseca PaixãoNugem, Rita de Cássia2022-05-24T04:43:31Z2021http://hdl.handle.net/10183/238877001140996A Educação a Distância (EAD) é uma alternativa à educação presencial, democratizando o acesso, independente de espaço físico e temporal. Objetivo: Comparar os indicadores de atividades educativas antes e após o início da pandemia pela COVID-19, realizadas em um Hospital Público de Porto Alegre, entre os anos de 2014 a 2021. Método: O estudo foi desenvolvido da coleta de dados documentais de um hospital público universitário, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), disponíveis no Portal EAD da Instituição e nos relatórios de acompanhamento dos cursos. Resultados: A pandemia interferiu significativamente nos processos educacionais do hospital universitário público, que é referência para atendimento a pacientes infectados, na medida em que aumentaram as demandas de desenvolvimento de cursos à distância na plataforma de aprendizagem virtual do hospital. Conclusão: A utilização de objetos de aprendizagem à distância tornou possível aproximar as pessoas e dar andamento aos processos de ensino e qualificação, contribuindo significativamente e positivamente para a realização de ações educativas com segurança durante a pandemia.The e-learning is an alternative to face-to-face education, democratizing access, regardless of physical and temporal space. Objective: The aim of this study was to compare the indicators of educational activities before and after the onset of the COVID-19 pandemic, carried out in a Public Hospital in Porto Alegre, between 2014 and 2021. Method: The study was developed from the collection documentary data from a public university hospital, in the same city, available on the Institution's Academic Portal and in the course follow-up reports. Results: The results show that the pandemic significantly interfered in the educational processes of this hospital, which is a reference for caring infected patients, as the demand for the development of e-learning courses on the hospital's technological/IT platform increased. Conclusion: The use of e-learning objects made it possible to bring people together and move the teaching and qualification processes to move on, significantly and positively contributing to the safe performance of educational activities during the pandemic.application/pdfporGestão em saúdeEducação em saúdeEducação a distânciaCOVID-19Health managementHealth educationE-learning educationPandemicA EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Gestão em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140996.pdf.txt001140996.pdf.txtExtracted Texttext/plain85825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238877/2/001140996.pdf.txt4ba91a7a5914fba88340a21f490677d4MD52ORIGINAL001140996.pdfTexto completoapplication/pdf489546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238877/1/001140996.pdf21d2e3357eff281ee9b280156e0f9e12MD5110183/2388772022-05-24 04:58:14.935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:58:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia
title A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia
spellingShingle A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia
Sperry, Renata da Fonseca Paixão
Gestão em saúde
Educação em saúde
Educação a distância
COVID-19
Health management
Health education
E-learning education
Pandemic
title_short A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia
title_full A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia
title_fullStr A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia
title_full_unstemmed A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia
title_sort A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia
author Sperry, Renata da Fonseca Paixão
author_facet Sperry, Renata da Fonseca Paixão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sperry, Renata da Fonseca Paixão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nugem, Rita de Cássia
contributor_str_mv Nugem, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em saúde
Educação em saúde
Educação a distância
COVID-19
topic Gestão em saúde
Educação em saúde
Educação a distância
COVID-19
Health management
Health education
E-learning education
Pandemic
dc.subject.eng.fl_str_mv Health management
Health education
E-learning education
Pandemic
description A Educação a Distância (EAD) é uma alternativa à educação presencial, democratizando o acesso, independente de espaço físico e temporal. Objetivo: Comparar os indicadores de atividades educativas antes e após o início da pandemia pela COVID-19, realizadas em um Hospital Público de Porto Alegre, entre os anos de 2014 a 2021. Método: O estudo foi desenvolvido da coleta de dados documentais de um hospital público universitário, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), disponíveis no Portal EAD da Instituição e nos relatórios de acompanhamento dos cursos. Resultados: A pandemia interferiu significativamente nos processos educacionais do hospital universitário público, que é referência para atendimento a pacientes infectados, na medida em que aumentaram as demandas de desenvolvimento de cursos à distância na plataforma de aprendizagem virtual do hospital. Conclusão: A utilização de objetos de aprendizagem à distância tornou possível aproximar as pessoas e dar andamento aos processos de ensino e qualificação, contribuindo significativamente e positivamente para a realização de ações educativas com segurança durante a pandemia.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-24T04:43:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140996
url http://hdl.handle.net/10183/238877
identifier_str_mv 001140996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238877/2/001140996.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238877/1/001140996.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ba91a7a5914fba88340a21f490677d4
21d2e3357eff281ee9b280156e0f9e12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224631384801280