A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238877 |
Resumo: | A Educação a Distância (EAD) é uma alternativa à educação presencial, democratizando o acesso, independente de espaço físico e temporal. Objetivo: Comparar os indicadores de atividades educativas antes e após o início da pandemia pela COVID-19, realizadas em um Hospital Público de Porto Alegre, entre os anos de 2014 a 2021. Método: O estudo foi desenvolvido da coleta de dados documentais de um hospital público universitário, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), disponíveis no Portal EAD da Instituição e nos relatórios de acompanhamento dos cursos. Resultados: A pandemia interferiu significativamente nos processos educacionais do hospital universitário público, que é referência para atendimento a pacientes infectados, na medida em que aumentaram as demandas de desenvolvimento de cursos à distância na plataforma de aprendizagem virtual do hospital. Conclusão: A utilização de objetos de aprendizagem à distância tornou possível aproximar as pessoas e dar andamento aos processos de ensino e qualificação, contribuindo significativamente e positivamente para a realização de ações educativas com segurança durante a pandemia. |
id |
UFRGS-2_cb1e3bd2f663d8e85cb13fb3acdb690a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238877 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sperry, Renata da Fonseca PaixãoNugem, Rita de Cássia2022-05-24T04:43:31Z2021http://hdl.handle.net/10183/238877001140996A Educação a Distância (EAD) é uma alternativa à educação presencial, democratizando o acesso, independente de espaço físico e temporal. Objetivo: Comparar os indicadores de atividades educativas antes e após o início da pandemia pela COVID-19, realizadas em um Hospital Público de Porto Alegre, entre os anos de 2014 a 2021. Método: O estudo foi desenvolvido da coleta de dados documentais de um hospital público universitário, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), disponíveis no Portal EAD da Instituição e nos relatórios de acompanhamento dos cursos. Resultados: A pandemia interferiu significativamente nos processos educacionais do hospital universitário público, que é referência para atendimento a pacientes infectados, na medida em que aumentaram as demandas de desenvolvimento de cursos à distância na plataforma de aprendizagem virtual do hospital. Conclusão: A utilização de objetos de aprendizagem à distância tornou possível aproximar as pessoas e dar andamento aos processos de ensino e qualificação, contribuindo significativamente e positivamente para a realização de ações educativas com segurança durante a pandemia.The e-learning is an alternative to face-to-face education, democratizing access, regardless of physical and temporal space. Objective: The aim of this study was to compare the indicators of educational activities before and after the onset of the COVID-19 pandemic, carried out in a Public Hospital in Porto Alegre, between 2014 and 2021. Method: The study was developed from the collection documentary data from a public university hospital, in the same city, available on the Institution's Academic Portal and in the course follow-up reports. Results: The results show that the pandemic significantly interfered in the educational processes of this hospital, which is a reference for caring infected patients, as the demand for the development of e-learning courses on the hospital's technological/IT platform increased. Conclusion: The use of e-learning objects made it possible to bring people together and move the teaching and qualification processes to move on, significantly and positively contributing to the safe performance of educational activities during the pandemic.application/pdfporGestão em saúdeEducação em saúdeEducação a distânciaCOVID-19Health managementHealth educationE-learning educationPandemicA EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Gestão em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140996.pdf.txt001140996.pdf.txtExtracted Texttext/plain85825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238877/2/001140996.pdf.txt4ba91a7a5914fba88340a21f490677d4MD52ORIGINAL001140996.pdfTexto completoapplication/pdf489546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238877/1/001140996.pdf21d2e3357eff281ee9b280156e0f9e12MD5110183/2388772022-05-24 04:58:14.935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:58:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia |
title |
A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia |
spellingShingle |
A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia Sperry, Renata da Fonseca Paixão Gestão em saúde Educação em saúde Educação a distância COVID-19 Health management Health education E-learning education Pandemic |
title_short |
A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia |
title_full |
A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia |
title_fullStr |
A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia |
title_full_unstemmed |
A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia |
title_sort |
A EAD como estratégia para potencializar a disseminação de conhecimento entre profissionais de um hospital universitário público durante a pandemia |
author |
Sperry, Renata da Fonseca Paixão |
author_facet |
Sperry, Renata da Fonseca Paixão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sperry, Renata da Fonseca Paixão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nugem, Rita de Cássia |
contributor_str_mv |
Nugem, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão em saúde Educação em saúde Educação a distância COVID-19 |
topic |
Gestão em saúde Educação em saúde Educação a distância COVID-19 Health management Health education E-learning education Pandemic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health management Health education E-learning education Pandemic |
description |
A Educação a Distância (EAD) é uma alternativa à educação presencial, democratizando o acesso, independente de espaço físico e temporal. Objetivo: Comparar os indicadores de atividades educativas antes e após o início da pandemia pela COVID-19, realizadas em um Hospital Público de Porto Alegre, entre os anos de 2014 a 2021. Método: O estudo foi desenvolvido da coleta de dados documentais de um hospital público universitário, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), disponíveis no Portal EAD da Instituição e nos relatórios de acompanhamento dos cursos. Resultados: A pandemia interferiu significativamente nos processos educacionais do hospital universitário público, que é referência para atendimento a pacientes infectados, na medida em que aumentaram as demandas de desenvolvimento de cursos à distância na plataforma de aprendizagem virtual do hospital. Conclusão: A utilização de objetos de aprendizagem à distância tornou possível aproximar as pessoas e dar andamento aos processos de ensino e qualificação, contribuindo significativamente e positivamente para a realização de ações educativas com segurança durante a pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-24T04:43:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/238877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140996 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/238877 |
identifier_str_mv |
001140996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238877/2/001140996.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238877/1/001140996.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ba91a7a5914fba88340a21f490677d4 21d2e3357eff281ee9b280156e0f9e12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224631384801280 |