Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262400 |
Resumo: | A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia em ascensão por proporcionar experiências autênticas em ambientes interativos e colaborativos, superando limitações de espaço e tempo. Este artigo apresenta uma investigação sobre plataformas web de RV que possam ser utilizadas na educação. De caráter exploratório, o estudo busca reunir eanalisar plataformas que disponibilizem acesso multiusuário e simultâneo, interaçãosocial, trabalho colaborativo, versão gratuita e sejam acessíveis a professores, alunos eusuários comuns. Os resultados da pesquisa contribuem com o meio acadêmico, ao facilitar a escolha da plataforma mais adequada às necessidades de professores, alunos edemais usuários com algum interesse nesta tecnologia. |
id |
UFRGS-2_cb4e5247b8d1493cc76fa2882b5cf098 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262400 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vidotto, Kajiana Nuernberg SartorRocha, Luciana SandriniKrassmann, Aliane LoureiroTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-07-20T03:34:22Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/262400001170357A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia em ascensão por proporcionar experiências autênticas em ambientes interativos e colaborativos, superando limitações de espaço e tempo. Este artigo apresenta uma investigação sobre plataformas web de RV que possam ser utilizadas na educação. De caráter exploratório, o estudo busca reunir eanalisar plataformas que disponibilizem acesso multiusuário e simultâneo, interaçãosocial, trabalho colaborativo, versão gratuita e sejam acessíveis a professores, alunos eusuários comuns. Os resultados da pesquisa contribuem com o meio acadêmico, ao facilitar a escolha da plataforma mais adequada às necessidades de professores, alunos edemais usuários com algum interesse nesta tecnologia.Virtual Reality (VR) is a technology on the rise for providing authenticexperiences in interactive and collaborative environments, overcoming limitations ofspace and time. This article investigates VR web-based platforms that are suitable foreducation. Of an exploratory nature, the study seeks to gather and analyze platforms thatprovide multi-user and simultaneous access, social interaction, collaborative work, freeversion and are accessible to teachers, students, and general users. The research resultscontribute to academia by facilitating the choice of the appropriate platform to the needsof teachers, students, and other users with some interest in this technology.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n. 1 (2022), p. 338-347Tecnologia educacionalWeb-based PlatformsVirtual RealityEducationEducation TechnologyMetaversePlataformas web de realidade virtual : possibilidades para a EducaçãoVirtual reality web-based platforms : possibilities for educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170357.pdf.txt001170357.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262400/2/001170357.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001170357.pdfTexto completoapplication/pdf7980783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262400/1/001170357.pdf38183fd11a7fc14251e8efa9e3b9fa99MD5110183/2624002023-07-21 03:29:11.52665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-21T06:29:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Virtual reality web-based platforms : possibilities for education |
title |
Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação |
spellingShingle |
Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor Tecnologia educacional Web-based Platforms Virtual Reality Education Education Technology Metaverse |
title_short |
Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação |
title_full |
Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação |
title_fullStr |
Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação |
title_full_unstemmed |
Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação |
title_sort |
Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação |
author |
Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor |
author_facet |
Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor Rocha, Luciana Sandrini Krassmann, Aliane Loureiro Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Luciana Sandrini Krassmann, Aliane Loureiro Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor Rocha, Luciana Sandrini Krassmann, Aliane Loureiro Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional Web-based Platforms Virtual Reality Education Education Technology Metaverse |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Web-based Platforms Virtual Reality Education Education Technology Metaverse |
description |
A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia em ascensão por proporcionar experiências autênticas em ambientes interativos e colaborativos, superando limitações de espaço e tempo. Este artigo apresenta uma investigação sobre plataformas web de RV que possam ser utilizadas na educação. De caráter exploratório, o estudo busca reunir eanalisar plataformas que disponibilizem acesso multiusuário e simultâneo, interaçãosocial, trabalho colaborativo, versão gratuita e sejam acessíveis a professores, alunos eusuários comuns. Os resultados da pesquisa contribuem com o meio acadêmico, ao facilitar a escolha da plataforma mais adequada às necessidades de professores, alunos edemais usuários com algum interesse nesta tecnologia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-20T03:34:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262400 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001170357 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001170357 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n. 1 (2022), p. 338-347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262400/2/001170357.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262400/1/001170357.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 38183fd11a7fc14251e8efa9e3b9fa99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225092283236352 |