Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200031 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Inglesa que tenha a produção de vídeos como eixo temático. Tendo como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública federal, a unidade didática proposta envolve uma breve discussão sobre conhecimentos de Língua Adicional, visualização de vídeos e termos técnicos vinculados ao uso e produção dos mesmos. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva de Joan Ferrés (1996) sobre Vídeo e Educação, as diretrizes sobre o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) dos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) e os conceitos de aprendizagem colaborativa de Schlatter e Garcez (2012). Espera-se que a proposta de projeto desenvolvida possa ser um recurso para professores que busquem trabalhar com a produção de vídeos em sala de aula de Língua Inglesa. |
id |
UFRGS-2_cbda2a75e1a1a3c37a4d25dde919f93d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200031 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Marcelo Gonçalves daSarmento, Simone2019-10-03T03:46:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/200031001102327O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Inglesa que tenha a produção de vídeos como eixo temático. Tendo como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública federal, a unidade didática proposta envolve uma breve discussão sobre conhecimentos de Língua Adicional, visualização de vídeos e termos técnicos vinculados ao uso e produção dos mesmos. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva de Joan Ferrés (1996) sobre Vídeo e Educação, as diretrizes sobre o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) dos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) e os conceitos de aprendizagem colaborativa de Schlatter e Garcez (2012). Espera-se que a proposta de projeto desenvolvida possa ser um recurso para professores que busquem trabalhar com a produção de vídeos em sala de aula de Língua Inglesa.The present study aims to propose a project to be applied in English Languages classes to teenagers using video production as its thematic core. Thought for students of a first year of High School in a public school as target audience, the didactic unity entwines a short discussion regarding Additional Language knowledge, video watching and technical terminology related to its uses and production. The theoretical basis used in this project was Joan Ferrés's perspective over Videos and Education (1996), the guidelines concerning LEM from Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) and the concepts of collaborative learning from Schlatter and Garcez (2012). There is an expectation that this proposition can be seen as an asset to teachers willing to work with video production in English classes.application/pdfporAquisição de segunda línguaEnsino de língua estrangeira (inglês)Vídeo educativoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Video and EducationAdditional LanguageEnglish LanguageInformation and Communication TechnologiesTecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102327.pdf.txt001102327.pdf.txtExtracted Texttext/plain65425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200031/2/001102327.pdf.txt0f9190782572045d07f95070210db036MD52ORIGINAL001102327.pdfTexto completoapplication/pdf971386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200031/1/001102327.pdf00f44e0cc348ab2901e10e0d6a18d191MD5110183/2000312022-08-06 04:55:28.591458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos |
title |
Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos Silva, Marcelo Gonçalves da Aquisição de segunda língua Ensino de língua estrangeira (inglês) Vídeo educativo Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Video and Education Additional Language English Language Information and Communication Technologies |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos |
author |
Silva, Marcelo Gonçalves da |
author_facet |
Silva, Marcelo Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Gonçalves da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição de segunda língua Ensino de língua estrangeira (inglês) Vídeo educativo Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Aquisição de segunda língua Ensino de língua estrangeira (inglês) Vídeo educativo Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Video and Education Additional Language English Language Information and Communication Technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Video and Education Additional Language English Language Information and Communication Technologies |
description |
O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Inglesa que tenha a produção de vídeos como eixo temático. Tendo como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública federal, a unidade didática proposta envolve uma breve discussão sobre conhecimentos de Língua Adicional, visualização de vídeos e termos técnicos vinculados ao uso e produção dos mesmos. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva de Joan Ferrés (1996) sobre Vídeo e Educação, as diretrizes sobre o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) dos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) e os conceitos de aprendizagem colaborativa de Schlatter e Garcez (2012). Espera-se que a proposta de projeto desenvolvida possa ser um recurso para professores que busquem trabalhar com a produção de vídeos em sala de aula de Língua Inglesa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-03T03:46:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200031 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102327 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200031 |
identifier_str_mv |
001102327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200031/2/001102327.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200031/1/001102327.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f9190782572045d07f95070210db036 00f44e0cc348ab2901e10e0d6a18d191 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224583449149440 |