Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Gonçalves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200031
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Inglesa que tenha a produção de vídeos como eixo temático. Tendo como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública federal, a unidade didática proposta envolve uma breve discussão sobre conhecimentos de Língua Adicional, visualização de vídeos e termos técnicos vinculados ao uso e produção dos mesmos. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva de Joan Ferrés (1996) sobre Vídeo e Educação, as diretrizes sobre o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) dos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) e os conceitos de aprendizagem colaborativa de Schlatter e Garcez (2012). Espera-se que a proposta de projeto desenvolvida possa ser um recurso para professores que busquem trabalhar com a produção de vídeos em sala de aula de Língua Inglesa.
id UFRGS-2_cbda2a75e1a1a3c37a4d25dde919f93d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200031
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Marcelo Gonçalves daSarmento, Simone2019-10-03T03:46:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/200031001102327O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Inglesa que tenha a produção de vídeos como eixo temático. Tendo como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública federal, a unidade didática proposta envolve uma breve discussão sobre conhecimentos de Língua Adicional, visualização de vídeos e termos técnicos vinculados ao uso e produção dos mesmos. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva de Joan Ferrés (1996) sobre Vídeo e Educação, as diretrizes sobre o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) dos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) e os conceitos de aprendizagem colaborativa de Schlatter e Garcez (2012). Espera-se que a proposta de projeto desenvolvida possa ser um recurso para professores que busquem trabalhar com a produção de vídeos em sala de aula de Língua Inglesa.The present study aims to propose a project to be applied in English Languages classes to teenagers using video production as its thematic core. Thought for students of a first year of High School in a public school as target audience, the didactic unity entwines a short discussion regarding Additional Language knowledge, video watching and technical terminology related to its uses and production. The theoretical basis used in this project was Joan Ferrés's perspective over Videos and Education (1996), the guidelines concerning LEM from Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) and the concepts of collaborative learning from Schlatter and Garcez (2012). There is an expectation that this proposition can be seen as an asset to teachers willing to work with video production in English classes.application/pdfporAquisição de segunda línguaEnsino de língua estrangeira (inglês)Vídeo educativoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Video and EducationAdditional LanguageEnglish LanguageInformation and Communication TechnologiesTecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102327.pdf.txt001102327.pdf.txtExtracted Texttext/plain65425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200031/2/001102327.pdf.txt0f9190782572045d07f95070210db036MD52ORIGINAL001102327.pdfTexto completoapplication/pdf971386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200031/1/001102327.pdf00f44e0cc348ab2901e10e0d6a18d191MD5110183/2000312022-08-06 04:55:28.591458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
title Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
Silva, Marcelo Gonçalves da
Aquisição de segunda língua
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Vídeo educativo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Video and Education
Additional Language
English Language
Information and Communication Technologies
title_short Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
title_full Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
title_sort Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
author Silva, Marcelo Gonçalves da
author_facet Silva, Marcelo Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo Gonçalves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de segunda língua
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Vídeo educativo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Aquisição de segunda língua
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Vídeo educativo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Video and Education
Additional Language
English Language
Information and Communication Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Video and Education
Additional Language
English Language
Information and Communication Technologies
description O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Inglesa que tenha a produção de vídeos como eixo temático. Tendo como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública federal, a unidade didática proposta envolve uma breve discussão sobre conhecimentos de Língua Adicional, visualização de vídeos e termos técnicos vinculados ao uso e produção dos mesmos. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva de Joan Ferrés (1996) sobre Vídeo e Educação, as diretrizes sobre o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) dos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) e os conceitos de aprendizagem colaborativa de Schlatter e Garcez (2012). Espera-se que a proposta de projeto desenvolvida possa ser um recurso para professores que busquem trabalhar com a produção de vídeos em sala de aula de Língua Inglesa.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:46:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102327
url http://hdl.handle.net/10183/200031
identifier_str_mv 001102327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200031/2/001102327.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200031/1/001102327.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f9190782572045d07f95070210db036
00f44e0cc348ab2901e10e0d6a18d191
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224583449149440