Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88274 |
Resumo: | Neste trabalho pretendo analisar a importância das disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino e Aprendizagem em Matemática na formação inicial de professores de matemática no curso de graduação de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isso realizei sessões de entrevistas com seis graduandos e graduados da Licenciatura em Matemática. Esta é uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados através da depuração dos áudios das entrevistas. Para interpretar e contextualizar as informações obtidas, realizei estudos sobre como disciplinas de teoria e prática, trabalho em equipe e formação inicial de professores. As conclusões apontam para uma significativa relação entre a formação inicial dos professores de Matemática da UFRGS e as disciplinas de laboratório. |
id |
UFRGS-2_cd9ec217b7af71a57630dc59b355bdcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88274 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Daniel Santos deBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2014-03-08T01:50:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/88274000912540Neste trabalho pretendo analisar a importância das disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino e Aprendizagem em Matemática na formação inicial de professores de matemática no curso de graduação de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isso realizei sessões de entrevistas com seis graduandos e graduados da Licenciatura em Matemática. Esta é uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados através da depuração dos áudios das entrevistas. Para interpretar e contextualizar as informações obtidas, realizei estudos sobre como disciplinas de teoria e prática, trabalho em equipe e formação inicial de professores. As conclusões apontam para uma significativa relação entre a formação inicial dos professores de Matemática da UFRGS e as disciplinas de laboratório.On this work I analyze the importance of the disciplines named “Laboratory of Practice of Teaching and Learning in Mathematics” on teacher formation in mathematics undergraduate degree in mathematics from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). For this I realized interview sessions with six undergraduates and graduates degree in mathematics. This is a qualitative study whose data were analyzed using the debugging of audio interviews. To interpret and contextualize the information obtained I studied by following lines of research work on topics such as subjects of theory and practice, teamwork and initial teacher training. The findings indicate a significant relationship between the initial training of mathematics teachers at UFRGS and laboratory disciplines.application/pdfporFormação de professores : MatemáticaLaboratório de ensinoLicenciaturaLaboratories of teachingTeacher formationMathematicsGraduateUndergraduateLabotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912540.pdf000912540.pdfTexto completoapplication/pdf457966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/1/000912540.pdf60ea13b1a99314375e107eb7560a55b5MD51TEXT000912540.pdf.txt000912540.pdf.txtExtracted Texttext/plain95449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/2/000912540.pdf.txt3308d5014b251e83fbee871425f91b4aMD52THUMBNAIL000912540.pdf.jpg000912540.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/3/000912540.pdf.jpg46aa2f69b63db1ad0ae9385816c3e72bMD5310183/882742018-10-18 08:16:31.731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88274Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS |
title |
Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS |
spellingShingle |
Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS Moura, Daniel Santos de Formação de professores : Matemática Laboratório de ensino Licenciatura Laboratories of teaching Teacher formation Mathematics Graduate Undergraduate |
title_short |
Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS |
title_full |
Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS |
title_fullStr |
Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS |
title_sort |
Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS |
author |
Moura, Daniel Santos de |
author_facet |
Moura, Daniel Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Daniel Santos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores : Matemática Laboratório de ensino Licenciatura |
topic |
Formação de professores : Matemática Laboratório de ensino Licenciatura Laboratories of teaching Teacher formation Mathematics Graduate Undergraduate |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Laboratories of teaching Teacher formation Mathematics Graduate Undergraduate |
description |
Neste trabalho pretendo analisar a importância das disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino e Aprendizagem em Matemática na formação inicial de professores de matemática no curso de graduação de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isso realizei sessões de entrevistas com seis graduandos e graduados da Licenciatura em Matemática. Esta é uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados através da depuração dos áudios das entrevistas. Para interpretar e contextualizar as informações obtidas, realizei estudos sobre como disciplinas de teoria e prática, trabalho em equipe e formação inicial de professores. As conclusões apontam para uma significativa relação entre a formação inicial dos professores de Matemática da UFRGS e as disciplinas de laboratório. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-08T01:50:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88274 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912540 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88274 |
identifier_str_mv |
000912540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/1/000912540.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/2/000912540.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/3/000912540.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60ea13b1a99314375e107eb7560a55b5 3308d5014b251e83fbee871425f91b4a 46aa2f69b63db1ad0ae9385816c3e72b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122297749504 |