Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Daniel Santos de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88274
Resumo: Neste trabalho pretendo analisar a importância das disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino e Aprendizagem em Matemática na formação inicial de professores de matemática no curso de graduação de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isso realizei sessões de entrevistas com seis graduandos e graduados da Licenciatura em Matemática. Esta é uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados através da depuração dos áudios das entrevistas. Para interpretar e contextualizar as informações obtidas, realizei estudos sobre como disciplinas de teoria e prática, trabalho em equipe e formação inicial de professores. As conclusões apontam para uma significativa relação entre a formação inicial dos professores de Matemática da UFRGS e as disciplinas de laboratório.
id UFRGS-2_cd9ec217b7af71a57630dc59b355bdcb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88274
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Daniel Santos deBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2014-03-08T01:50:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/88274000912540Neste trabalho pretendo analisar a importância das disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino e Aprendizagem em Matemática na formação inicial de professores de matemática no curso de graduação de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isso realizei sessões de entrevistas com seis graduandos e graduados da Licenciatura em Matemática. Esta é uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados através da depuração dos áudios das entrevistas. Para interpretar e contextualizar as informações obtidas, realizei estudos sobre como disciplinas de teoria e prática, trabalho em equipe e formação inicial de professores. As conclusões apontam para uma significativa relação entre a formação inicial dos professores de Matemática da UFRGS e as disciplinas de laboratório.On this work I analyze the importance of the disciplines named “Laboratory of Practice of Teaching and Learning in Mathematics” on teacher formation in mathematics undergraduate degree in mathematics from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). For this I realized interview sessions with six undergraduates and graduates degree in mathematics. This is a qualitative study whose data were analyzed using the debugging of audio interviews. To interpret and contextualize the information obtained I studied by following lines of research work on topics such as subjects of theory and practice, teamwork and initial teacher training. The findings indicate a significant relationship between the initial training of mathematics teachers at UFRGS and laboratory disciplines.application/pdfporFormação de professores : MatemáticaLaboratório de ensinoLicenciaturaLaboratories of teachingTeacher formationMathematicsGraduateUndergraduateLabotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912540.pdf000912540.pdfTexto completoapplication/pdf457966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/1/000912540.pdf60ea13b1a99314375e107eb7560a55b5MD51TEXT000912540.pdf.txt000912540.pdf.txtExtracted Texttext/plain95449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/2/000912540.pdf.txt3308d5014b251e83fbee871425f91b4aMD52THUMBNAIL000912540.pdf.jpg000912540.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/3/000912540.pdf.jpg46aa2f69b63db1ad0ae9385816c3e72bMD5310183/882742018-10-18 08:16:31.731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88274Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
title Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
spellingShingle Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
Moura, Daniel Santos de
Formação de professores : Matemática
Laboratório de ensino
Licenciatura
Laboratories of teaching
Teacher formation
Mathematics
Graduate
Undergraduate
title_short Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
title_full Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
title_fullStr Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
title_full_unstemmed Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
title_sort Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
author Moura, Daniel Santos de
author_facet Moura, Daniel Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Daniel Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores : Matemática
Laboratório de ensino
Licenciatura
topic Formação de professores : Matemática
Laboratório de ensino
Licenciatura
Laboratories of teaching
Teacher formation
Mathematics
Graduate
Undergraduate
dc.subject.eng.fl_str_mv Laboratories of teaching
Teacher formation
Mathematics
Graduate
Undergraduate
description Neste trabalho pretendo analisar a importância das disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino e Aprendizagem em Matemática na formação inicial de professores de matemática no curso de graduação de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isso realizei sessões de entrevistas com seis graduandos e graduados da Licenciatura em Matemática. Esta é uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados através da depuração dos áudios das entrevistas. Para interpretar e contextualizar as informações obtidas, realizei estudos sobre como disciplinas de teoria e prática, trabalho em equipe e formação inicial de professores. As conclusões apontam para uma significativa relação entre a formação inicial dos professores de Matemática da UFRGS e as disciplinas de laboratório.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-08T01:50:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88274
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912540
url http://hdl.handle.net/10183/88274
identifier_str_mv 000912540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/1/000912540.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/2/000912540.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88274/3/000912540.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 60ea13b1a99314375e107eb7560a55b5
3308d5014b251e83fbee871425f91b4a
46aa2f69b63db1ad0ae9385816c3e72b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122297749504