O papel do design para startups segundo seus gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canabarro, Ana Jéssica Mensch
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Valentini, Bruno Guilherme, Ferreira, Fernando Souza, Linden, Júlio Carlos de Souza van der, Scomazzon, Paula
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212618
Resumo: Startups, por sua natureza inovadora, enfrentam diversas incertezas, devido ao modelo de negócio que se diferenciam dos convencionais. Neste contexto, o design tem o potencial de impactar um negócio muito além da estética, pode-se inseri-lo de forma estratégica contribuindo para o entendimento de problemas complexos e, por sua vez, promover a inovação de produtos, ou então, atitudes inovadoras na cultura organizacional das empresas. Para que o design seja um ator no processo de inovação, é imprescindível que os gestores de startups compreendam as possibilidades de aplicação do campo. Assim, essa pesquisa de caráter exploratório e não-probabilístico visa identificar a imagem que gestores de startups têm sobre o design, como eles o inserem em suas empresas e como imaginam que a área poderia contribuir em seus negócios. Este estudo foi realizado com gestores de startups, por meio de entrevistas presenciais e questionários online, sendo coletadas 40 respostas válidas. A análise das entrevistas mostrou que 60% das startups se encontram no terceiro degrau da design ladder, que corresponde ao design como processo de inovação. Das 40 startups que participaram do estudo, 19 tiveram alguma influência do design na sua criação. Em 47% dos casos analisados, algum dos sócios estudou design de forma autodidata e aplicou conceitos na empresa, 32% das startups consultaram designers para indicação de algum tipo de ferramentas ou metodologias de design.
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