Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272577 |
Resumo: | Este trabalho se debruça sobre as percepções de residentes médicos e multiprofissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre a fim de analisar a identidade corporativa das comissões de residência dessa instituição a partir das perspectivas dialógicas da estratégia, argumentação e resistência. Parte-se de pesquisa anterior junto ao HCPA, de “Comunicação Efetiva com um Grupo de Residentes Médicos e Multiprofissionais de um Hospital Público”, realizada entre 2022 e 2023, que obteve entrevistas com 14 residentes acerca de sua relação com a respectiva comissão e das práticas comunicacionais desta. Através do cotejamento entre a experiência subjetiva do autor como pesquisador bolsista na instituição e a análise dos relatos de residentes colhidos naquela pesquisa, articulam-se os conceitos de comunicação, diálogo e identidade organizacionais para o delineamento das identificações experienciadas pelos alunos sobre suas comissões. Lançando-se mão de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa das entrevistas, este estudo desvelou um viés de identificação fragmentário e ambivalente, no qual coexistem visões positivas e negativas das comissões, que são percebidas em um movimento entre tentativas de aproximação pelo diálogo e incompreensão da realidade dos alunos. Há, todavia, um significativo sentimento de afastamento mútuo, operado tanto por instituição quanto por residentes. Esse cenário, em sua ambivalência, representa possibilidades cujo caráter pode ser influenciado pelas partes, desde que reconhecida a tensão como inerente às relações e otimizados os caminhos para a argumentação, valorizando-se, assim, a pessoa como centro da experiência organizacional. |
id |
UFRGS-2_d001640799bcea78447a9ef85a693bb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272577 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leal, Lucas de MouraCarnielli, Fiorenza Zandonade2024-03-01T04:56:40Z2023http://hdl.handle.net/10183/272577001195023Este trabalho se debruça sobre as percepções de residentes médicos e multiprofissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre a fim de analisar a identidade corporativa das comissões de residência dessa instituição a partir das perspectivas dialógicas da estratégia, argumentação e resistência. Parte-se de pesquisa anterior junto ao HCPA, de “Comunicação Efetiva com um Grupo de Residentes Médicos e Multiprofissionais de um Hospital Público”, realizada entre 2022 e 2023, que obteve entrevistas com 14 residentes acerca de sua relação com a respectiva comissão e das práticas comunicacionais desta. Através do cotejamento entre a experiência subjetiva do autor como pesquisador bolsista na instituição e a análise dos relatos de residentes colhidos naquela pesquisa, articulam-se os conceitos de comunicação, diálogo e identidade organizacionais para o delineamento das identificações experienciadas pelos alunos sobre suas comissões. Lançando-se mão de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa das entrevistas, este estudo desvelou um viés de identificação fragmentário e ambivalente, no qual coexistem visões positivas e negativas das comissões, que são percebidas em um movimento entre tentativas de aproximação pelo diálogo e incompreensão da realidade dos alunos. Há, todavia, um significativo sentimento de afastamento mútuo, operado tanto por instituição quanto por residentes. Esse cenário, em sua ambivalência, representa possibilidades cujo caráter pode ser influenciado pelas partes, desde que reconhecida a tensão como inerente às relações e otimizados os caminhos para a argumentação, valorizando-se, assim, a pessoa como centro da experiência organizacional.This study addresses the perceptions of medical and multiprofessional residents of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre in order to analyze the corporate identity of the hospital’s residency commissions through the dialoguing lenses of strategy, argumentation and resistance. The present research stems from a previous work, named “Effective Communication with a Group of Medical and Multiprofessional Residents of a Public Hospital”, that took place in 2022 and 2023 and raised 14 interviews with residents regarding their relationship with the respective commission and its communicational practices. Combining the author’s subjective experience as a graduate researcher in the organization with the analysis of mentioned interviews, the concepts of corporate communication, dialogue and identity are articulated with a view to outlining the commission’s identifications as experienced by the students. Through bibliographic research and the qualitative assessment of the interviews, this study has unveiled perceptions of ambivalent and fragmentary nature, which shelter both positive and negative feelings toward the commissions. We can grasp, however, a sentiment of mutual removal, or distancing being harbored both by residents and commissions. In its ambivalence, this setting brings possibilities whose outcomes can be influenced by the actors in point, provided tension is acknowledged as an inherent component to all relation and new paths for dialogue are paved, thus elevating people all the way to the center of the organizational experience.application/pdfporComunicação organizacionalIdentidade corporativaOrganizational communicationCorporate identityOrganizacional dialogueMedical residencyPerspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195023.pdf.txt001195023.pdf.txtExtracted Texttext/plain273444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272577/2/001195023.pdf.txt0d60b932b2ce950d169ed38b15bb3dcbMD52ORIGINAL001195023.pdfTexto completoapplication/pdf1265134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272577/1/001195023.pdf78693ab2640390c36f88b9b06ba2566dMD5110183/2725772024-05-13 06:25:08.266936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272577Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-13T09:25:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência |
title |
Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência |
spellingShingle |
Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência Leal, Lucas de Moura Comunicação organizacional Identidade corporativa Organizational communication Corporate identity Organizacional dialogue Medical residency |
title_short |
Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência |
title_full |
Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência |
title_fullStr |
Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência |
title_full_unstemmed |
Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência |
title_sort |
Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência |
author |
Leal, Lucas de Moura |
author_facet |
Leal, Lucas de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Lucas de Moura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carnielli, Fiorenza Zandonade |
contributor_str_mv |
Carnielli, Fiorenza Zandonade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Identidade corporativa |
topic |
Comunicação organizacional Identidade corporativa Organizational communication Corporate identity Organizacional dialogue Medical residency |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational communication Corporate identity Organizacional dialogue Medical residency |
description |
Este trabalho se debruça sobre as percepções de residentes médicos e multiprofissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre a fim de analisar a identidade corporativa das comissões de residência dessa instituição a partir das perspectivas dialógicas da estratégia, argumentação e resistência. Parte-se de pesquisa anterior junto ao HCPA, de “Comunicação Efetiva com um Grupo de Residentes Médicos e Multiprofissionais de um Hospital Público”, realizada entre 2022 e 2023, que obteve entrevistas com 14 residentes acerca de sua relação com a respectiva comissão e das práticas comunicacionais desta. Através do cotejamento entre a experiência subjetiva do autor como pesquisador bolsista na instituição e a análise dos relatos de residentes colhidos naquela pesquisa, articulam-se os conceitos de comunicação, diálogo e identidade organizacionais para o delineamento das identificações experienciadas pelos alunos sobre suas comissões. Lançando-se mão de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa das entrevistas, este estudo desvelou um viés de identificação fragmentário e ambivalente, no qual coexistem visões positivas e negativas das comissões, que são percebidas em um movimento entre tentativas de aproximação pelo diálogo e incompreensão da realidade dos alunos. Há, todavia, um significativo sentimento de afastamento mútuo, operado tanto por instituição quanto por residentes. Esse cenário, em sua ambivalência, representa possibilidades cujo caráter pode ser influenciado pelas partes, desde que reconhecida a tensão como inerente às relações e otimizados os caminhos para a argumentação, valorizando-se, assim, a pessoa como centro da experiência organizacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-01T04:56:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272577 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195023 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272577 |
identifier_str_mv |
001195023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272577/2/001195023.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272577/1/001195023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d60b932b2ce950d169ed38b15bb3dcb 78693ab2640390c36f88b9b06ba2566d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447359656558592 |