Perspectivas sobre a identidade corporativa das comissões de residência do HCPA : estratégia, argumentação e resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Lucas de Moura
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272577
Resumo: Este trabalho se debruça sobre as percepções de residentes médicos e multiprofissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre a fim de analisar a identidade corporativa das comissões de residência dessa instituição a partir das perspectivas dialógicas da estratégia, argumentação e resistência. Parte-se de pesquisa anterior junto ao HCPA, de “Comunicação Efetiva com um Grupo de Residentes Médicos e Multiprofissionais de um Hospital Público”, realizada entre 2022 e 2023, que obteve entrevistas com 14 residentes acerca de sua relação com a respectiva comissão e das práticas comunicacionais desta. Através do cotejamento entre a experiência subjetiva do autor como pesquisador bolsista na instituição e a análise dos relatos de residentes colhidos naquela pesquisa, articulam-se os conceitos de comunicação, diálogo e identidade organizacionais para o delineamento das identificações experienciadas pelos alunos sobre suas comissões. Lançando-se mão de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa das entrevistas, este estudo desvelou um viés de identificação fragmentário e ambivalente, no qual coexistem visões positivas e negativas das comissões, que são percebidas em um movimento entre tentativas de aproximação pelo diálogo e incompreensão da realidade dos alunos. Há, todavia, um significativo sentimento de afastamento mútuo, operado tanto por instituição quanto por residentes. Esse cenário, em sua ambivalência, representa possibilidades cujo caráter pode ser influenciado pelas partes, desde que reconhecida a tensão como inerente às relações e otimizados os caminhos para a argumentação, valorizando-se, assim, a pessoa como centro da experiência organizacional.
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