Memória, capital e empreendedorismo institucionais : análise de um período de crise em um instituto de matemática brasileiro
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246963 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a memória institucional do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil em um período de crise institucional (1985-2001). Foi realizado um estudo de caso qualitativo aprofundado, onde foram aplicadas, transcritas e analisadas 18 entrevistas e análise documental. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o período de crise institucional iniciado com a mudança de sede do Instituto ocorreu contra a vontade da maioria dos servidores e promoveu uma desestruturação das rotinas, hábitos e valores, impactando no capital institucional. O período de crise foi vencido a partir de um trabalho de empreendedorismo institucional, cuja reconstrução foi possível através do entrecruzamento das narrativas de quem vivenciou a crise com outros documentos, legando ao presente uma compreensão mais profunda sobre o passado institucional. A partir da discussão dos resultados propõe-se o entendimento da memória institucional como componente estratégico e ativador do empreendedorismo institucional voltado para a geração de capital institucional. |
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Gutierrez, Ana Lérida PachecoBorges, Maria de Lourdes2022-08-16T04:47:07Z20200719-4706http://hdl.handle.net/10183/246963001143405O objetivo deste artigo é analisar a memória institucional do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil em um período de crise institucional (1985-2001). Foi realizado um estudo de caso qualitativo aprofundado, onde foram aplicadas, transcritas e analisadas 18 entrevistas e análise documental. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o período de crise institucional iniciado com a mudança de sede do Instituto ocorreu contra a vontade da maioria dos servidores e promoveu uma desestruturação das rotinas, hábitos e valores, impactando no capital institucional. O período de crise foi vencido a partir de um trabalho de empreendedorismo institucional, cuja reconstrução foi possível através do entrecruzamento das narrativas de quem vivenciou a crise com outros documentos, legando ao presente uma compreensão mais profunda sobre o passado institucional. A partir da discussão dos resultados propõe-se o entendimento da memória institucional como componente estratégico e ativador do empreendedorismo institucional voltado para a geração de capital institucional.The aim is to analyze the institutional memory of the Institute of Mathematics and Statistics (IME) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brazil in a period of institutional crisis (1985- 2001). An in-depth qualitative case study was conducted, where 18 interviews and documentary analysis were applied, transcribed and analyzed. The data were analyzed according to thematic content analysis. The results indicate that the period of institutional crisis initiated with the change of headquarters of the Institute occurred against the will of most servers and promoted a destructuring of routines, habits and values, impacting institutional capital. The crisis period was overcome from a work of institutional entrepreneurship, whose reconstruction was possible through the intersection of the narratives of those who experienced the crisis with other documents, bequeathed to the present a deeper understanding on the institutional past. The discussion of the results proposes the understanding of institutional memory as a strategic and activating component of institutional entrepreneurship focused on the generation of institutional capital.application/pdfporRevista Inclusiones. Santiago, Chile. Vol. 7, n. esp. (2020), p. 205 - 233Memória coletivaInstitucionalizaçãoEducação públicaHistória da educaçãoCollective memoryInstitutionalizationPublic teachingHistory of educationMemória, capital e empreendedorismo institucionais : análise de um período de crise em um instituto de matemática brasileiroInstitutional memory, capital and entrepreneurship : analysis of a period of crisis in a brazilian mathematics instituteEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143405.pdf.txt001143405.pdf.txtExtracted Texttext/plain112306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246963/2/001143405.pdf.txt7316bcfb593866b81810ceb7a4ca3154MD52ORIGINAL001143405.pdfTexto completoapplication/pdf1148885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246963/1/001143405.pdfce4797f02436ebc6e1a9d6773ccadf9cMD5110183/2469632022-08-17 04:48:53.684761oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246963Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:48:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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