Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto Filho, Alberto Bastos do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Jose Valdeni de, Ten Caten, Carla Schwengber, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223877
Resumo: A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa de resultados obtidos numa metodologia em que são utilizados vídeos de curta duração e questões complexas como complemento a aulas expositivas tradicionais. Foi realizada uma investigação envolvendo 210 estudantes de diversos cursos de engenharia divididos em dois grupos: o grupo de controle com aulas tradicionais e o grupo experimental, que teve acesso a conteúdo complementar constituído por vídeos de curta duração produzidos por estudantes e questões complexas. A avaliação quantitativa realizada mostrou que os estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram um desempenho melhor do que o grupo de controle.
id UFRGS-2_d2d9c971cb4ea6a056f4c497509308f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223877
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canto Filho, Alberto Bastos doLima, Jose Valdeni deTen Caten, Carla SchwengberTarouco, Liane Margarida Rockenbach2021-07-14T04:31:58Z20141679-1916http://hdl.handle.net/10183/223877000955684A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa de resultados obtidos numa metodologia em que são utilizados vídeos de curta duração e questões complexas como complemento a aulas expositivas tradicionais. Foi realizada uma investigação envolvendo 210 estudantes de diversos cursos de engenharia divididos em dois grupos: o grupo de controle com aulas tradicionais e o grupo experimental, que teve acesso a conteúdo complementar constituído por vídeos de curta duração produzidos por estudantes e questões complexas. A avaliação quantitativa realizada mostrou que os estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram um desempenho melhor do que o grupo de controle.The contribution of this paper is a quantitative analysis of results obtained according to a methodology in which short videos and evaluation questions are used as a complement to conventional lectures. An investigation involving 210 students from various engineering courses was conducted. The students were divided into two groups: the control group with traditional lectures and the experimental group. The experimental group had access to additional content (short videos produced by students and evaluation questions). The quantitative analysis of students’ performance shows that the experimental group performed better than the control group.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), 10 p.Ambiente virtual de aprendizagemAprendizagem baseada em problemasEngenhariaMotivationProblem based learningVídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenhariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000955684.pdf.txt000955684.pdf.txtExtracted Texttext/plain28582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223877/2/000955684.pdf.txtcff5afcb42d624b692b9be2a6455f02aMD52ORIGINAL000955684.pdfTexto completoapplication/pdf187300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223877/1/000955684.pdfa3481f5076b6b4145a5eb596b8ae38c8MD5110183/2238772023-03-16 03:24:46.888677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T06:24:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
title Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
spellingShingle Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
Canto Filho, Alberto Bastos do
Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Engenharia
Motivation
Problem based learning
title_short Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
title_full Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
title_fullStr Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
title_full_unstemmed Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
title_sort Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
author Canto Filho, Alberto Bastos do
author_facet Canto Filho, Alberto Bastos do
Lima, Jose Valdeni de
Ten Caten, Carla Schwengber
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Lima, Jose Valdeni de
Ten Caten, Carla Schwengber
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto Filho, Alberto Bastos do
Lima, Jose Valdeni de
Ten Caten, Carla Schwengber
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Engenharia
topic Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Engenharia
Motivation
Problem based learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Motivation
Problem based learning
description A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa de resultados obtidos numa metodologia em que são utilizados vídeos de curta duração e questões complexas como complemento a aulas expositivas tradicionais. Foi realizada uma investigação envolvendo 210 estudantes de diversos cursos de engenharia divididos em dois grupos: o grupo de controle com aulas tradicionais e o grupo experimental, que teve acesso a conteúdo complementar constituído por vídeos de curta duração produzidos por estudantes e questões complexas. A avaliação quantitativa realizada mostrou que os estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram um desempenho melhor do que o grupo de controle.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:31:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223877
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955684
identifier_str_mv 1679-1916
000955684
url http://hdl.handle.net/10183/223877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223877/2/000955684.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223877/1/000955684.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cff5afcb42d624b692b9be2a6455f02a
a3481f5076b6b4145a5eb596b8ae38c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025804566528