Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223877 |
Resumo: | A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa de resultados obtidos numa metodologia em que são utilizados vídeos de curta duração e questões complexas como complemento a aulas expositivas tradicionais. Foi realizada uma investigação envolvendo 210 estudantes de diversos cursos de engenharia divididos em dois grupos: o grupo de controle com aulas tradicionais e o grupo experimental, que teve acesso a conteúdo complementar constituído por vídeos de curta duração produzidos por estudantes e questões complexas. A avaliação quantitativa realizada mostrou que os estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram um desempenho melhor do que o grupo de controle. |
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Canto Filho, Alberto Bastos doLima, Jose Valdeni deTen Caten, Carla SchwengberTarouco, Liane Margarida Rockenbach2021-07-14T04:31:58Z20141679-1916http://hdl.handle.net/10183/223877000955684A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa de resultados obtidos numa metodologia em que são utilizados vídeos de curta duração e questões complexas como complemento a aulas expositivas tradicionais. Foi realizada uma investigação envolvendo 210 estudantes de diversos cursos de engenharia divididos em dois grupos: o grupo de controle com aulas tradicionais e o grupo experimental, que teve acesso a conteúdo complementar constituído por vídeos de curta duração produzidos por estudantes e questões complexas. A avaliação quantitativa realizada mostrou que os estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram um desempenho melhor do que o grupo de controle.The contribution of this paper is a quantitative analysis of results obtained according to a methodology in which short videos and evaluation questions are used as a complement to conventional lectures. An investigation involving 210 students from various engineering courses was conducted. The students were divided into two groups: the control group with traditional lectures and the experimental group. The experimental group had access to additional content (short videos produced by students and evaluation questions). The quantitative analysis of students’ performance shows that the experimental group performed better than the control group.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), 10 p.Ambiente virtual de aprendizagemAprendizagem baseada em problemasEngenhariaMotivationProblem based learningVídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenhariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000955684.pdf.txt000955684.pdf.txtExtracted Texttext/plain28582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223877/2/000955684.pdf.txtcff5afcb42d624b692b9be2a6455f02aMD52ORIGINAL000955684.pdfTexto completoapplication/pdf187300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223877/1/000955684.pdfa3481f5076b6b4145a5eb596b8ae38c8MD5110183/2238772023-03-16 03:24:46.888677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T06:24:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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