Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221359 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar o quadro referencial COMPDig_AI, resultado de um mapeamento de competências digitais para o aluno dos Anos Iniciais. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de procedimento bibliográfico e com finalidade exploratória. O mapeamento foi desenvolvido a partir de três etapas: 1) Levantamento baseado em referencial teórico; 2) Levantamento documental em nível nacional e internacional e 3) Organização do mapeamento das Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais em um quadro referencial. Os resultados obtidos representam avanço nas pesquisas acerca da temática, contribuindo para que professores possam garantir aos alunos, através do desenvolvimento das CD, as aprendizagens necessárias para a Era Digital. O próximo passo é implementar o COMPDig_AI através de estratégias pedagógicas em uma turma de alunos dos Anos Iniciais. |
id |
UFRGS-2_d34d1ac87ae0ea3538e93244499fa397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221359 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Behar, Patrícia AlejandraSchorn, Gabriella ThaisSilva, Kétia Kellen Araújo da2021-05-21T04:44:59Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/221359001126093Este artigo tem como objetivo apresentar o quadro referencial COMPDig_AI, resultado de um mapeamento de competências digitais para o aluno dos Anos Iniciais. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de procedimento bibliográfico e com finalidade exploratória. O mapeamento foi desenvolvido a partir de três etapas: 1) Levantamento baseado em referencial teórico; 2) Levantamento documental em nível nacional e internacional e 3) Organização do mapeamento das Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais em um quadro referencial. Os resultados obtidos representam avanço nas pesquisas acerca da temática, contribuindo para que professores possam garantir aos alunos, através do desenvolvimento das CD, as aprendizagens necessárias para a Era Digital. O próximo passo é implementar o COMPDig_AI através de estratégias pedagógicas em uma turma de alunos dos Anos Iniciais.This article aims to present the frame COMPDig_AI, the result of a digital competences (DC) mapping for the students of the Elementary School (ES). This is a research of the qualitative type, of a bibliographic procedure and with an exploratory purpose. The mapping was developed from three stages: 1) Survey based on theoretical reference; 2) Documentation survey at national and international level and 3) Organization of the mapping of Digital Competencies for the student of the Initial Years in a frame of reference. The results obtained represent advances in research on the subject, helping teachers to guarantee the students, through the development of the CD, the necessary learning for the Digital Era. The next step is to implement COMPDig_AI through pedagogical strategies in a class of Early Years students.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jan. 2019), p. 507-516Tecnologia educacionalEnsino fundamentalDigital CompetenceElementary SchoolDigital TechnologiesMapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AIDigital Competences Mapping for Elementary School Students - COMPDig_AI info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126093.pdf.txt001126093.pdf.txtExtracted Texttext/plain27672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221359/2/001126093.pdf.txtf1397943e77e5208fbc179f3bb5fca4bMD52ORIGINAL001126093.pdfTexto completoapplication/pdf3394808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221359/1/001126093.pdfe6da9d1f8d050da6de3daaa750e67e13MD5110183/2213592021-05-26 04:44:13.311138oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221359Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:44:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital Competences Mapping for Elementary School Students - COMPDig_AI |
title |
Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI |
spellingShingle |
Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI Behar, Patrícia Alejandra Tecnologia educacional Ensino fundamental Digital Competence Elementary School Digital Technologies |
title_short |
Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI |
title_full |
Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI |
title_fullStr |
Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI |
title_sort |
Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI |
author |
Behar, Patrícia Alejandra |
author_facet |
Behar, Patrícia Alejandra Schorn, Gabriella Thais Silva, Kétia Kellen Araújo da |
author_role |
author |
author2 |
Schorn, Gabriella Thais Silva, Kétia Kellen Araújo da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra Schorn, Gabriella Thais Silva, Kétia Kellen Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Ensino fundamental |
topic |
Tecnologia educacional Ensino fundamental Digital Competence Elementary School Digital Technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital Competence Elementary School Digital Technologies |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar o quadro referencial COMPDig_AI, resultado de um mapeamento de competências digitais para o aluno dos Anos Iniciais. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de procedimento bibliográfico e com finalidade exploratória. O mapeamento foi desenvolvido a partir de três etapas: 1) Levantamento baseado em referencial teórico; 2) Levantamento documental em nível nacional e internacional e 3) Organização do mapeamento das Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais em um quadro referencial. Os resultados obtidos representam avanço nas pesquisas acerca da temática, contribuindo para que professores possam garantir aos alunos, através do desenvolvimento das CD, as aprendizagens necessárias para a Era Digital. O próximo passo é implementar o COMPDig_AI através de estratégias pedagógicas em uma turma de alunos dos Anos Iniciais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T04:44:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221359 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126093 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001126093 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jan. 2019), p. 507-516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221359/2/001126093.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221359/1/001126093.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1397943e77e5208fbc179f3bb5fca4b e6da9d1f8d050da6de3daaa750e67e13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447743197347840 |