Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behar, Patrícia Alejandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schorn, Gabriella Thais, Silva, Kétia Kellen Araújo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221359
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o quadro referencial COMPDig_AI, resultado de um mapeamento de competências digitais para o aluno dos Anos Iniciais. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de procedimento bibliográfico e com finalidade exploratória. O mapeamento foi desenvolvido a partir de três etapas: 1) Levantamento baseado em referencial teórico; 2) Levantamento documental em nível nacional e internacional e 3) Organização do mapeamento das Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais em um quadro referencial. Os resultados obtidos representam avanço nas pesquisas acerca da temática, contribuindo para que professores possam garantir aos alunos, através do desenvolvimento das CD, as aprendizagens necessárias para a Era Digital. O próximo passo é implementar o COMPDig_AI através de estratégias pedagógicas em uma turma de alunos dos Anos Iniciais.
id UFRGS-2_d34d1ac87ae0ea3538e93244499fa397
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221359
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Behar, Patrícia AlejandraSchorn, Gabriella ThaisSilva, Kétia Kellen Araújo da2021-05-21T04:44:59Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/221359001126093Este artigo tem como objetivo apresentar o quadro referencial COMPDig_AI, resultado de um mapeamento de competências digitais para o aluno dos Anos Iniciais. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de procedimento bibliográfico e com finalidade exploratória. O mapeamento foi desenvolvido a partir de três etapas: 1) Levantamento baseado em referencial teórico; 2) Levantamento documental em nível nacional e internacional e 3) Organização do mapeamento das Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais em um quadro referencial. Os resultados obtidos representam avanço nas pesquisas acerca da temática, contribuindo para que professores possam garantir aos alunos, através do desenvolvimento das CD, as aprendizagens necessárias para a Era Digital. O próximo passo é implementar o COMPDig_AI através de estratégias pedagógicas em uma turma de alunos dos Anos Iniciais.This article aims to present the frame COMPDig_AI, the result of a digital competences (DC) mapping for the students of the Elementary School (ES). This is a research of the qualitative type, of a bibliographic procedure and with an exploratory purpose. The mapping was developed from three stages: 1) Survey based on theoretical reference; 2) Documentation survey at national and international level and 3) Organization of the mapping of Digital Competencies for the student of the Initial Years in a frame of reference. The results obtained represent advances in research on the subject, helping teachers to guarantee the students, through the development of the CD, the necessary learning for the Digital Era. The next step is to implement COMPDig_AI through pedagogical strategies in a class of Early Years students.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jan. 2019), p. 507-516Tecnologia educacionalEnsino fundamentalDigital CompetenceElementary SchoolDigital TechnologiesMapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AIDigital Competences Mapping for Elementary School Students - COMPDig_AI info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126093.pdf.txt001126093.pdf.txtExtracted Texttext/plain27672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221359/2/001126093.pdf.txtf1397943e77e5208fbc179f3bb5fca4bMD52ORIGINAL001126093.pdfTexto completoapplication/pdf3394808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221359/1/001126093.pdfe6da9d1f8d050da6de3daaa750e67e13MD5110183/2213592021-05-26 04:44:13.311138oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221359Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:44:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital Competences Mapping for Elementary School Students - COMPDig_AI
title Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
spellingShingle Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
Behar, Patrícia Alejandra
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Digital Competence
Elementary School
Digital Technologies
title_short Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
title_full Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
title_fullStr Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
title_full_unstemmed Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
title_sort Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
author Behar, Patrícia Alejandra
author_facet Behar, Patrícia Alejandra
Schorn, Gabriella Thais
Silva, Kétia Kellen Araújo da
author_role author
author2 Schorn, Gabriella Thais
Silva, Kétia Kellen Araújo da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Schorn, Gabriella Thais
Silva, Kétia Kellen Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Ensino fundamental
topic Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Digital Competence
Elementary School
Digital Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Competence
Elementary School
Digital Technologies
description Este artigo tem como objetivo apresentar o quadro referencial COMPDig_AI, resultado de um mapeamento de competências digitais para o aluno dos Anos Iniciais. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de procedimento bibliográfico e com finalidade exploratória. O mapeamento foi desenvolvido a partir de três etapas: 1) Levantamento baseado em referencial teórico; 2) Levantamento documental em nível nacional e internacional e 3) Organização do mapeamento das Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais em um quadro referencial. Os resultados obtidos representam avanço nas pesquisas acerca da temática, contribuindo para que professores possam garantir aos alunos, através do desenvolvimento das CD, as aprendizagens necessárias para a Era Digital. O próximo passo é implementar o COMPDig_AI através de estratégias pedagógicas em uma turma de alunos dos Anos Iniciais.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T04:44:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221359
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126093
identifier_str_mv 1679-1916
001126093
url http://hdl.handle.net/10183/221359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jan. 2019), p. 507-516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221359/2/001126093.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221359/1/001126093.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f1397943e77e5208fbc179f3bb5fca4b
e6da9d1f8d050da6de3daaa750e67e13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447743197347840