Participação da família na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bica, Anderson Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151532
Resumo: O presente TCC apresenta em sua construção a análise trabalhada das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, este, desenvolvido no período compreendido entre os meses de setembro do ano de 2014 a junho de 2015. O trabalho foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon situada na localidade de Dom Marcos, sendo o foco principal do trabalho “A Participação da Família na Escola”. A pesquisa-ação foi à forma de intervenção na realidade buscando compreender a situação e a diversidade das famílias dos alunos da escola e o motivo para o baixo índice de participação familiar nas atividades escolares. As análises das ações basearam-se nas metodologias de pesquisa-ação de Tripp e Franco (2005) e demais referenciais citados, assim como os textos trabalhados durante o Curso de Formação de Escola de Gestores. Verificaram-se mudanças significativas no que tange a participação e envolvimento dos pais nas atividades escolares. Ocorreram contribuições positivas e um melhor rendimento dos alunos. Para valorização da diversidade de opiniões, há a necessidade de alterações no pensar pedagógico por parte de alguns profissionais de educação. A escola tem a função social de priorizar a participação democrática.
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