Participação da família na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151532 |
Resumo: | O presente TCC apresenta em sua construção a análise trabalhada das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, este, desenvolvido no período compreendido entre os meses de setembro do ano de 2014 a junho de 2015. O trabalho foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon situada na localidade de Dom Marcos, sendo o foco principal do trabalho “A Participação da Família na Escola”. A pesquisa-ação foi à forma de intervenção na realidade buscando compreender a situação e a diversidade das famílias dos alunos da escola e o motivo para o baixo índice de participação familiar nas atividades escolares. As análises das ações basearam-se nas metodologias de pesquisa-ação de Tripp e Franco (2005) e demais referenciais citados, assim como os textos trabalhados durante o Curso de Formação de Escola de Gestores. Verificaram-se mudanças significativas no que tange a participação e envolvimento dos pais nas atividades escolares. Ocorreram contribuições positivas e um melhor rendimento dos alunos. Para valorização da diversidade de opiniões, há a necessidade de alterações no pensar pedagógico por parte de alguns profissionais de educação. A escola tem a função social de priorizar a participação democrática. |
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Bica, Anderson AlvesVirginio, Alexandre Silva2017-02-11T02:25:07Z2015http://hdl.handle.net/10183/151532001009291O presente TCC apresenta em sua construção a análise trabalhada das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, este, desenvolvido no período compreendido entre os meses de setembro do ano de 2014 a junho de 2015. O trabalho foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon situada na localidade de Dom Marcos, sendo o foco principal do trabalho “A Participação da Família na Escola”. A pesquisa-ação foi à forma de intervenção na realidade buscando compreender a situação e a diversidade das famílias dos alunos da escola e o motivo para o baixo índice de participação familiar nas atividades escolares. As análises das ações basearam-se nas metodologias de pesquisa-ação de Tripp e Franco (2005) e demais referenciais citados, assim como os textos trabalhados durante o Curso de Formação de Escola de Gestores. Verificaram-se mudanças significativas no que tange a participação e envolvimento dos pais nas atividades escolares. Ocorreram contribuições positivas e um melhor rendimento dos alunos. Para valorização da diversidade de opiniões, há a necessidade de alterações no pensar pedagógico por parte de alguns profissionais de educação. A escola tem a função social de priorizar a participação democrática.application/pdfporFamíliaEscolaParticipaçãoInovaçãoValorizaçãoTransformaçãoAlunoParticipação da família na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009291.pdf001009291.pdfTexto completoapplication/pdf1040855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151532/1/001009291.pdf9f4178da55cb3ad8b493547288c36a11MD51TEXT001009291.pdf.txt001009291.pdf.txtExtracted Texttext/plain50707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151532/2/001009291.pdf.txtfd916e183c6c154d2a0d2b0357d006fbMD5210183/1515322017-02-12 02:21:58.948476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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