Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parker, Ana Beatriz Corrêa Bezerra
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35818
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir como os Projetos de Aprendizagem podem proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da disciplina dos alunos. Para tanto, analiso minha prática pedagógica durante o período de estágio curricular, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Arnaldo Reinhardt, no município de Novo Hamburgo, com o 5º ano B problematizando a questão a partir do referencial teórico de Paulo Freire e Jean Piaget. Entendo que o conhecimento não se reduz a simples transmissão de saberes de uma pessoa a outra, mas de uma construção possível através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deseja descobrir, conhecer. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, inquirir, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, estabelecer as dúvidas e certezas, concluir, enfim posicionar-se. Portanto, os pressupostos que se inscrevem em minhas elucidações posicionam-me enquanto educadora que acredita numa educação transformadora, onde a nossa aprendizagem ocorra em conjunto com a dos alunos, vivenciando situações que nos levem a modificar nosso olhar para a realidade que nos cerca, construindo nossos conhecimentos cooperativamente. Nesse sentido, busca elucidar a partir da experiência realizada como o trabalho com os Projetos de Aprendizagem possibilita que nossos alunos passem a ter mais interesse nas aulas, melhorando também o seu posicionamento, disciplina, sua autonomia e criticidade.
id UFRGS-2_d656c6394da6259515f62e7834181be1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35818
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Parker, Ana Beatriz Corrêa BezerraPorto, Leonardo Sartori2011-12-22T01:19:33Z2010http://hdl.handle.net/10183/35818000815788O presente trabalho tem por objetivo refletir como os Projetos de Aprendizagem podem proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da disciplina dos alunos. Para tanto, analiso minha prática pedagógica durante o período de estágio curricular, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Arnaldo Reinhardt, no município de Novo Hamburgo, com o 5º ano B problematizando a questão a partir do referencial teórico de Paulo Freire e Jean Piaget. Entendo que o conhecimento não se reduz a simples transmissão de saberes de uma pessoa a outra, mas de uma construção possível através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deseja descobrir, conhecer. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, inquirir, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, estabelecer as dúvidas e certezas, concluir, enfim posicionar-se. Portanto, os pressupostos que se inscrevem em minhas elucidações posicionam-me enquanto educadora que acredita numa educação transformadora, onde a nossa aprendizagem ocorra em conjunto com a dos alunos, vivenciando situações que nos levem a modificar nosso olhar para a realidade que nos cerca, construindo nossos conhecimentos cooperativamente. Nesse sentido, busca elucidar a partir da experiência realizada como o trabalho com os Projetos de Aprendizagem possibilita que nossos alunos passem a ter mais interesse nas aulas, melhorando também o seu posicionamento, disciplina, sua autonomia e criticidade.The present work aims to reflect how the Learning Projects can provide the development of autonomy and discipline of students. To that end, I analyze my teaching during the probation, held at the Municipal School of Basic Education Councilor Arnaldo Reinhardt, the city of Novo Hamburgo, in the 5th grade B problematizing the issue from the theoretical framework of Paulo Freire and Jean Piaget. I understand that knowledge is not reducible to mere transmission of knowledge from one person to another, but a building made possible through the action of the individual on what you want to discover, learn. This action is to observe, explore, search, investigate, compare, relate, discriminate, make hypotheses, establish the doubts and certainties, to conclude, finally position itself. Therefore, the assumptions that fall on my elucidations positioned me as an educator who believes in a transformative education, where our learning takes place in conjunction with students' living situations that cause us to modify our eyes to the reality around us, building our knowledge cooperatively. Accordingly, attempts to elucidate from the experiment conducted as working with the Learning Projects allows our students to spend more interested in the lessons, improving its position, discipline, self-reliance and criticality.application/pdfporDesenvolvimentoAutonomiaDisciplinaProject learningKnowledgeDevelopment of autonomyDisciplineOs projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000815788.pdf000815788.pdfTexto completoapplication/pdf706429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/1/000815788.pdfc4ae225d1e110036c38835e542640883MD51TEXT000815788.pdf.txt000815788.pdf.txtExtracted Texttext/plain46277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/2/000815788.pdf.txta7bbad9b7fa46f45d60d621fc42997efMD52THUMBNAIL000815788.pdf.jpg000815788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/3/000815788.pdf.jpg51e5c407d26b7a4d2c21c3529eecf7a6MD5310183/358182018-10-11 09:15:53.608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35818Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:15:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina
title Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina
spellingShingle Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina
Parker, Ana Beatriz Corrêa Bezerra
Desenvolvimento
Autonomia
Disciplina
Project learning
Knowledge
Development of autonomy
Discipline
title_short Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina
title_full Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina
title_fullStr Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina
title_full_unstemmed Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina
title_sort Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina
author Parker, Ana Beatriz Corrêa Bezerra
author_facet Parker, Ana Beatriz Corrêa Bezerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parker, Ana Beatriz Corrêa Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Leonardo Sartori
contributor_str_mv Porto, Leonardo Sartori
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Autonomia
Disciplina
topic Desenvolvimento
Autonomia
Disciplina
Project learning
Knowledge
Development of autonomy
Discipline
dc.subject.eng.fl_str_mv Project learning
Knowledge
Development of autonomy
Discipline
description O presente trabalho tem por objetivo refletir como os Projetos de Aprendizagem podem proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da disciplina dos alunos. Para tanto, analiso minha prática pedagógica durante o período de estágio curricular, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Arnaldo Reinhardt, no município de Novo Hamburgo, com o 5º ano B problematizando a questão a partir do referencial teórico de Paulo Freire e Jean Piaget. Entendo que o conhecimento não se reduz a simples transmissão de saberes de uma pessoa a outra, mas de uma construção possível através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deseja descobrir, conhecer. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, inquirir, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, estabelecer as dúvidas e certezas, concluir, enfim posicionar-se. Portanto, os pressupostos que se inscrevem em minhas elucidações posicionam-me enquanto educadora que acredita numa educação transformadora, onde a nossa aprendizagem ocorra em conjunto com a dos alunos, vivenciando situações que nos levem a modificar nosso olhar para a realidade que nos cerca, construindo nossos conhecimentos cooperativamente. Nesse sentido, busca elucidar a partir da experiência realizada como o trabalho com os Projetos de Aprendizagem possibilita que nossos alunos passem a ter mais interesse nas aulas, melhorando também o seu posicionamento, disciplina, sua autonomia e criticidade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-22T01:19:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35818
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000815788
url http://hdl.handle.net/10183/35818
identifier_str_mv 000815788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/1/000815788.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/2/000815788.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/3/000815788.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c4ae225d1e110036c38835e542640883
a7bbad9b7fa46f45d60d621fc42997ef
51e5c407d26b7a4d2c21c3529eecf7a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419653189632