Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35818 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir como os Projetos de Aprendizagem podem proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da disciplina dos alunos. Para tanto, analiso minha prática pedagógica durante o período de estágio curricular, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Arnaldo Reinhardt, no município de Novo Hamburgo, com o 5º ano B problematizando a questão a partir do referencial teórico de Paulo Freire e Jean Piaget. Entendo que o conhecimento não se reduz a simples transmissão de saberes de uma pessoa a outra, mas de uma construção possível através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deseja descobrir, conhecer. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, inquirir, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, estabelecer as dúvidas e certezas, concluir, enfim posicionar-se. Portanto, os pressupostos que se inscrevem em minhas elucidações posicionam-me enquanto educadora que acredita numa educação transformadora, onde a nossa aprendizagem ocorra em conjunto com a dos alunos, vivenciando situações que nos levem a modificar nosso olhar para a realidade que nos cerca, construindo nossos conhecimentos cooperativamente. Nesse sentido, busca elucidar a partir da experiência realizada como o trabalho com os Projetos de Aprendizagem possibilita que nossos alunos passem a ter mais interesse nas aulas, melhorando também o seu posicionamento, disciplina, sua autonomia e criticidade. |
id |
UFRGS-2_d656c6394da6259515f62e7834181be1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35818 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Parker, Ana Beatriz Corrêa BezerraPorto, Leonardo Sartori2011-12-22T01:19:33Z2010http://hdl.handle.net/10183/35818000815788O presente trabalho tem por objetivo refletir como os Projetos de Aprendizagem podem proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da disciplina dos alunos. Para tanto, analiso minha prática pedagógica durante o período de estágio curricular, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Arnaldo Reinhardt, no município de Novo Hamburgo, com o 5º ano B problematizando a questão a partir do referencial teórico de Paulo Freire e Jean Piaget. Entendo que o conhecimento não se reduz a simples transmissão de saberes de uma pessoa a outra, mas de uma construção possível através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deseja descobrir, conhecer. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, inquirir, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, estabelecer as dúvidas e certezas, concluir, enfim posicionar-se. Portanto, os pressupostos que se inscrevem em minhas elucidações posicionam-me enquanto educadora que acredita numa educação transformadora, onde a nossa aprendizagem ocorra em conjunto com a dos alunos, vivenciando situações que nos levem a modificar nosso olhar para a realidade que nos cerca, construindo nossos conhecimentos cooperativamente. Nesse sentido, busca elucidar a partir da experiência realizada como o trabalho com os Projetos de Aprendizagem possibilita que nossos alunos passem a ter mais interesse nas aulas, melhorando também o seu posicionamento, disciplina, sua autonomia e criticidade.The present work aims to reflect how the Learning Projects can provide the development of autonomy and discipline of students. To that end, I analyze my teaching during the probation, held at the Municipal School of Basic Education Councilor Arnaldo Reinhardt, the city of Novo Hamburgo, in the 5th grade B problematizing the issue from the theoretical framework of Paulo Freire and Jean Piaget. I understand that knowledge is not reducible to mere transmission of knowledge from one person to another, but a building made possible through the action of the individual on what you want to discover, learn. This action is to observe, explore, search, investigate, compare, relate, discriminate, make hypotheses, establish the doubts and certainties, to conclude, finally position itself. Therefore, the assumptions that fall on my elucidations positioned me as an educator who believes in a transformative education, where our learning takes place in conjunction with students' living situations that cause us to modify our eyes to the reality around us, building our knowledge cooperatively. Accordingly, attempts to elucidate from the experiment conducted as working with the Learning Projects allows our students to spend more interested in the lessons, improving its position, discipline, self-reliance and criticality.application/pdfporDesenvolvimentoAutonomiaDisciplinaProject learningKnowledgeDevelopment of autonomyDisciplineOs projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000815788.pdf000815788.pdfTexto completoapplication/pdf706429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/1/000815788.pdfc4ae225d1e110036c38835e542640883MD51TEXT000815788.pdf.txt000815788.pdf.txtExtracted Texttext/plain46277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/2/000815788.pdf.txta7bbad9b7fa46f45d60d621fc42997efMD52THUMBNAIL000815788.pdf.jpg000815788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/3/000815788.pdf.jpg51e5c407d26b7a4d2c21c3529eecf7a6MD5310183/358182018-10-11 09:15:53.608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35818Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:15:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina |
title |
Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina |
spellingShingle |
Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina Parker, Ana Beatriz Corrêa Bezerra Desenvolvimento Autonomia Disciplina Project learning Knowledge Development of autonomy Discipline |
title_short |
Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina |
title_full |
Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina |
title_fullStr |
Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina |
title_full_unstemmed |
Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina |
title_sort |
Os projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplina |
author |
Parker, Ana Beatriz Corrêa Bezerra |
author_facet |
Parker, Ana Beatriz Corrêa Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parker, Ana Beatriz Corrêa Bezerra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori |
contributor_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Autonomia Disciplina |
topic |
Desenvolvimento Autonomia Disciplina Project learning Knowledge Development of autonomy Discipline |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Project learning Knowledge Development of autonomy Discipline |
description |
O presente trabalho tem por objetivo refletir como os Projetos de Aprendizagem podem proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da disciplina dos alunos. Para tanto, analiso minha prática pedagógica durante o período de estágio curricular, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Arnaldo Reinhardt, no município de Novo Hamburgo, com o 5º ano B problematizando a questão a partir do referencial teórico de Paulo Freire e Jean Piaget. Entendo que o conhecimento não se reduz a simples transmissão de saberes de uma pessoa a outra, mas de uma construção possível através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deseja descobrir, conhecer. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, inquirir, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, estabelecer as dúvidas e certezas, concluir, enfim posicionar-se. Portanto, os pressupostos que se inscrevem em minhas elucidações posicionam-me enquanto educadora que acredita numa educação transformadora, onde a nossa aprendizagem ocorra em conjunto com a dos alunos, vivenciando situações que nos levem a modificar nosso olhar para a realidade que nos cerca, construindo nossos conhecimentos cooperativamente. Nesse sentido, busca elucidar a partir da experiência realizada como o trabalho com os Projetos de Aprendizagem possibilita que nossos alunos passem a ter mais interesse nas aulas, melhorando também o seu posicionamento, disciplina, sua autonomia e criticidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-22T01:19:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35818 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000815788 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35818 |
identifier_str_mv |
000815788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/1/000815788.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/2/000815788.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35818/3/000815788.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4ae225d1e110036c38835e542640883 a7bbad9b7fa46f45d60d621fc42997ef 51e5c407d26b7a4d2c21c3529eecf7a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419653189632 |